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11 de junho de 2024

Notícias

Confira a atualização dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário

O lançamento do 12º Relatório ESG e, ao mesmo tempo, a publicação dos novos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário reforçam a jornada coletiva e sustentável da companhia.

Mesmo sendo uma empresa de capital fechado, o Grupo Boticário demonstra seu comprometimento com a responsabilidade ambiental e social, estabelecendo os mais altos padrões de governança e integridade para todo seu ecossistema de beleza. Por isso, faz questão de prestar contas à sociedade com a publicação voluntária de metas e indicadores nas frentes ambiental, social e de governança.

A companhia atualiza as suas metas a cada três anos para garantir que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais e ao dinamismo do Grupo. No último ano, a empresa apresentou crescimento de 30,5% para R$ 30,8 bilhões em vendas, abrindo margem para avançar em suas metas.

“O sucesso do Grupo Boticário é pautado pela integração da sustentabilidade ao nosso negócio. Para nós, não há crescimento se não for coletivo e responsável. Todos os nossos resultados e ambições só têm valor quando compartilhados com toda a sociedade, com nossos colaboradores, parceiros, fornecedores, distribuidores, representantes, franqueados e consumidores”, afirma Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.

As 7 temáticas dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário

Desde 2021, os Compromissos para o Futuro do Grupo estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, são oito compromissos distribuídos em sete temáticas: Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Biodiversidade; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento Social; e Fornecimento Sustentável.

Estabeleceram ainda 30 metas específicas para toda a organização a fim de potencializar os projetos e mensurar sua evolução.

As melhores práticas em ESG embasaram a atualização. Especialistas do mercado e mais de 60 líderes da empresa desenvolveram o projeto de forma democrática e multidisciplinar, que resultou de um processo que durou nove meses.

Os resultados dos Compromissos para o Futuro

Sob o mote “juntos construímos uma beleza de futuro”, o Grupo Boticário divulgou o resultado de seus esforços em seu 12º Relatório ESG. 

Com foco na economia circular de resíduos de toda a sua operação, os novos produtos cosméticos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. Como por exemplo a fragrância Arbo Puro, que já traz fórmula e embalagens sustentáveis.

Em 2023, o Grupo alcançou a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

Além disso, a empresa também tem o maior programa de logística reversa do mercado de beleza e cosméticos no Brasil. Ao todo, são 4,5 mil pontos de coleta em todo o Brasil que reciclam quase 35% dos resíduos gerados pela embalagem. A meta é chegar a 45% em 2030.

Outro projeto é a Estação Preço de Fábrica que impacta toda a cadeia de embalagem pós-consumo. Desde o seu lançamento em novembro de 2021, foram mais de 2,3 mil toneladas de resíduos recolhidos e encaminhados para a reciclagem.

Cinco pessoas abraçadas, de costas, em uma área externa. São quatro mulheres e um homem. A imagem representa a atualização dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário, publicados em seu 12º Relatório ESG.

A atuação em diversidade e inclusão também faz parte dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário, que trabalha com duas metas principais. Externamente, busca promover a diversidade e a inclusão através das suas compras, comercialização e comunicação. Internamente, visa aumentar a representatividade e inclusão de pessoas diversas no quadro geral e na liderança do GB, refletindo a população brasileira. Essas metas são analisadas sob cinco dimensões: gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Dessa forma, é possível tangibilizar o impacto de suas ações.

Internamente, as mulheres representam 60% dos 19 mil colaboradores da companhia. E elas já ocupam 56% dos cargos de liderança.

Quanto aos produtos, 23% já possuem atributos de diversidade, como é o caso do projeto piloto de acessórios inclusivos. Mas a meta é chegar a 60% de produtos acessíveis até 2030. Para tanto, a empresa investe em projetos como o Comunidade Beleza Livre, por meio do qual consumidores diversos são incluídos no momento de desenvolvimento e na cocriação de novos produtos.

Os Compromissos vêm do passado

Não é à toa que o Grupo Boticário é a terceira empresa mais sustentável do mundo pela avaliação do Corporate Sustainability Assessment (CSA).

Antes mesmo da atenção global voltar-se para a sustentabilidade, a companhia já se posicionava pelo tema. Na década de 1990, por exemplo, foi criada a Fundação Grupo Boticário, suas ações estão voltadas para a conservação da natureza brasileira e bem-estar da sociedade como um todo.

De lá para cá, a Fundação já foi responsável pela descoberta de 178 espécies de animais e plantas, pelo apoio a 6060 unidades de conservação e mantém duas reservas naturais, cuidando de 11 mil hectares de Mata Atlântica (PR) e Cerrado (GO).

Atualmente, são 1,7 mil projetos e iniciativas apoiados e desenvolvidos em todo o país, incluindo a Grande Reserva Mata Atlântica. Quer saber mais sobre as nossas atuações para um futuro mais responsável e sustentável? Confira o Relatório ESG do Grupo Boticário na íntegra por aqui.