4 de maio de 2024
NotíciasCom apoio da Fundação Grupo Boticário, Grande Reserva Mata Atlântica tem reconhecimento internacional
A Grande Reserva Mata Atlântica conquistou o 4º Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America, um dos principais reconhecimentos internacionais do setor. A Grande Reserva é correalizada pela Fundação Grupo Boticário e foi a única representante brasileira finalista nesta categoria, concorrendo com Colômbia e México.
O resultado foi divulgado em abril na WTM Latin America, em São Paulo, evento anual que apresenta inovações e ofertas de novos produtos, destinos e tecnologias da indústria de viagens e turismo. A Grande Reserva ganhou o selo ouro na categoria Melhores Iniciativas de Trabalho em Rede para Promover o Turismo Responsável nos Destinos.
A iniciativa é voluntária e reúne diversos atores públicos, privados, não governamentais e acadêmicos. Juntos, eles promovem ações de desenvolvimento socioeconômicos com foco no turismo de natureza no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo, localizado entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A região engloba 60 municípios e possui mais de 700 membros envolvidos.
Atuação da Fundação Grupo Boticário na Mata Atlântica
Nos últimos anos, a Fundação vem fortalecendo o trabalho em rede e fomentando soluções para os maiores problemas socioambientais da região. O trabalho é feito por meio de parcerias e iniciativas próprias, como a Teia de Soluções e o Programa Natureza Empreendedora.
Para além de ações de conservação da natureza, a Fundação Grupo Boticário busca também a valorização cultural e histórica. Por isso, conecta-se com uma rede de produtores e empresários locais para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável.
O objetivo é transformar a Mata Atlântica em um destino turístico de natureza tão importante quanto a Amazônia e o Pantanal.
A importância da preservação da Mata Atlântica
Aproximadamente 70% da população brasileira vive em territórios que, um dia, o bioma da Mata Atlântica ocupou.
Atualmente, ela compreende a região entre o Paraná, o sudeste de São Paulo e o nordeste de Santa Catarina. São três milhões de hectares, o que significa apenas 7% da mata original. Mesmo com a redução significativa, trata-se do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo.
A área conservada é cenário de uma grande biodiversidade, com espécies únicas. Entre elas, destacam-se o mico-leão-da-cara-preta, o papagaio-de-cara-roxa, o muriqui-do-sul, entre diversas outras ameaçadas ou endêmicas.
Adesão à Grande Reserva Mata Atlântica só cresce
Dos 60 municípios que integram a Grande Reserva Mata Atlântica, mais da metade (33) já assinaram a Carta de Adesão.
Isso significa que essas cidades oficializaram a intenção em colaborar com um modelo de desenvolvimento mais sustentável para o território e seus habitantes.
No site da Grande Reserva Mata Atlântica, é possível conhecer detalhes da iniciativa e comprar atrativos na região. Clique aqui e confira.