Centro de Pesquisa do Olfato

Quem somos
Alinhados com o propósito do Grupo Boticário de criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um, criamos o Centro de Pesquisa do Olfato. Somos um HUB dedicado ao estudo deste sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, fomenta e difunde conhecimento em torno do tema e apoia estudos na área de bem estar e comportamento humano.
O Centro de Pesquisa do Olfato faz parte do Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário, uma rede de inovação que integra diferentes frentes de estudo, como o Centro de Pesquisa da Mulher.
Missão
Fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano, gerando valor para a sociedade e para o negócio.
Por que é relevante para a sociedade?
Acreditamos que nossas atitudes têm impacto direto na sociedade e, por isso, estamos democratizando o conhecimento sobre esse sentido tão valioso, contribuindo com estudos na área de bem-estar e comportamento humano e nutrindo nossas relações com a comunidade.


Pilares de atuação

CIÊNCIA DAS EMOÇÕES
Estudos para análise de emoções e em decorrência dos cheiros. Entendimento
da relação entre cheiros e outros sentidos.
• Neurociência
• Multisensorialidade
• Tecnologia

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
Ensinamento para profissionais de outras áreas e democratização do conhecimento sobre olfato para público em geral.
• Publicações
• Participação em congressos e eventos científicos
• Apoio à Pesquisas
relacionadas

DIVERSIDADE SENSORIAL
As diferentes percepções do olfato influenciado pela diversidade populacional: etnias, geração, cultura, deficiência visual
ou auditiva.
• Diversidade
• Representatividade

FUTURO DO OLFATO
Estudos de performance e eficácia das fragrâncias, desvendando estruturas moleculares para melhor performance.
• Olfatometria
• Nariz digital
• Perfumaria funcional
• Estudo sobre receptores olfativos
Projetos
Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivos
Projeto realizado em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein, para a realização de um estudo que mapeou se o uso de anticoncepcionais hormonais orais impacta o olfato da mulher. Desenvolvido ao longo de 12 meses por meio do Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia e pelo Centro de Pesquisa do Olfato (CPO) do Grupo Boticário, o mapeamento foi concluído em 2024.
Treinamento Olfativo Intensivo em Pacientes Pós-COVID-19: Um Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico
Estudo demonstrou que pacientes com disfunção olfatória pós-COVID-19 apresentaram melhorias na capacidade olfativa, devido ao treinamento olfativo – Parceria realizada com o Hospital de Clínicas da UFPR. Veja no link
Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro
Evento anual de divulgação científica realizado pelo – Instituto Supera, que conta com patrocínio do Grupo Boticário. Visa desmistificar os tipos de demência e seus estereótipos, com foco na população geral e cuidadores de pacientes com esse transtorno.
Parcerias
Hospital Israelita Albert Einstein
Hospital de Clínicas da
Universidade Federal do Paraná
Instituto Supera
Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas
O Centro de Pesquisa do Olfato, juntamente com o Centro de Pesquisa da Mulher, criado em 2025, faz parte de uma iniciativa de colaboração multidisciplinar, com uma perspectiva abrangente e integrada sobre o cuidado e bem-estar das pessoas.
Com uma atuação focada em temáticas de elevada relevância científica e impacto real, o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas será ampliado com a inauguração de dois novos polos: o Centro de Pesquisa do Cabelo e Couro Cabeludo e o Centro de Pesquisa da Pele.
Em todas essas iniciativas, o Grupo Boticário contará com parceiros que partilham do nosso compromisso com a ciência, garantindo a co-construção de estudos com uma abordagem integral. A primeira parceria está firmada junto ao Hospital Israelita Albert Einstein.
Ciência do olfato
Entre em contato conosco