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Centro de Pesquisa do Olfato

Quem somos

Alinhados com o propósito do Grupo Boticário de criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um, criamos o Centro de Pesquisa do Olfato. Somos um HUB dedicado ao estudo deste sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, fomenta e difunde conhecimento em torno do tema e apoia estudos na área de bem estar e comportamento humano.

O Centro de Pesquisa do Olfato faz parte do Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário, uma rede de inovação que integra diferentes frentes de estudo, como o Centro de Pesquisa da Mulher.

Missão

Fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano, gerando valor para a sociedade e para o negócio.

Por que é relevante para a sociedade?

Acreditamos que nossas atitudes têm impacto direto na sociedade e, por isso, estamos democratizando o conhecimento sobre esse sentido tão valioso, contribuindo com estudos na área de bem-estar e comportamento humano e nutrindo nossas relações com a comunidade.

Pilares de atuação

CIÊNCIA DAS EMOÇÕES

Estudos para análise de emoções e em decorrência dos cheiros. Entendimento
da relação entre cheiros e outros sentidos.
• Neurociência
• Multisensorialidade
• Tecnologia

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

Ensinamento para profissionais de outras áreas e democratização do conhecimento sobre olfato para público em geral.
• Publicações
• Participação em congressos e eventos
científicos
• Apoio à Pesquisas
relacionadas

DIVERSIDADE SENSORIAL

As diferentes percepções do olfato influenciado pela diversidade populacional: etnias, geração, cultura, deficiência visual
ou auditiva.
• Diversidade
• Representatividade

FUTURO DO OLFATO

Estudos de performance e eficácia das fragrâncias, desvendando estruturas moleculares para melhor performance.
• Olfatometria
• Nariz digital
• Perfumaria funcional

• Estudo sobre receptores olfativos

Projetos

Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivos

 Projeto realizado em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein, para a realização de um estudo que mapeou se o uso de anticoncepcionais hormonais orais impacta o olfato da mulher. Desenvolvido ao longo de 12 meses por meio do Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia e pelo Centro de Pesquisa do Olfato (CPO) do Grupo Boticário, o mapeamento foi concluído em 2024.

Treinamento Olfativo Intensivo em Pacientes Pós-COVID-19: Um Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico

Estudo demonstrou que pacientes com disfunção olfatória pós-COVID-19 apresentaram melhorias na capacidade olfativa, devido ao treinamento olfativo – Parceria realizada com o Hospital de Clínicas da UFPR. Veja no link

Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro

Evento anual de divulgação científica realizado pelo  – Instituto Supera, que conta com patrocínio do Grupo Boticário. Visa desmistificar os tipos de demência e seus estereótipos, com foco na população geral e cuidadores de pacientes com esse transtorno.

Parcerias

Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas

O Centro de Pesquisa do Olfato, juntamente com o Centro de Pesquisa da Mulher, criado em 2025, faz parte de uma iniciativa de colaboração multidisciplinar, com uma perspectiva abrangente e integrada sobre o cuidado e bem-estar das pessoas.

Com uma atuação focada em temáticas de elevada relevância científica e impacto real, o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas será ampliado com a inauguração de dois novos polos: o Centro de Pesquisa do Cabelo e Couro Cabeludo e o Centro de Pesquisa da Pele.

Em todas essas iniciativas, o Grupo Boticário contará com parceiros que partilham do nosso compromisso com a ciência, garantindo a co-construção de estudos com uma abordagem integral. A primeira parceria está firmada junto ao Hospital Israelita Albert Einstein.

Ciência do olfato

Imagem de uma mulher em uma área externa e arborizada. Ela é branca, em os cabelos ruivos e veste uma blusa cor de goiaba. Ela está cheirando flores de lavanda.

Microbioma nasal, olfato e memória: como as bactérias do nariz podem influenciar o cérebro no envelhecimento

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Imagem de uma mulher em uma área externa e arborizada. Ela é branca, em os cabelos ruivos e veste uma blusa cor de goiaba. Ela está cheirando flores de lavanda.

O paradoxo do olfato: só sentimos falta quando perdemos 

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homem segurando perfume malbec que está sendo espirrado.

Como os cheiros influenciam nosso comportamento: a ciência por trás dos odores

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homem em espaço com várias fragrâncias sentindo cheiros.

Adaptação olfativa: como nosso nariz aprende e responde a cheiros

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moça com os olhos fechados respirando em meio a natureza.

Poluição do ar: uma ameaça silenciosa ao olfato

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Imagem fechada no rosto de uma pessoa, com foco nos olhos e nariz. A pessoa é asiática, olha para baixo e tem a pele suada.

Comunicação olfativa: como reconhecer sentimentos pelo cheiro

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Imagem de uma mulher branca, de cabelos ruivos e cacheados, cheirando uma tira fina de papel. Ao fundo, o ambiente de um escritório.

Como as pessoas são afetadas com a anosmia congênita?

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Imagem da mão de uma pessoa segurando pedaços de microplásticos. Ao fundo da mão, água.

Microplásticos no cérebro: um risco para o olfato e a saúde?

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Imagem do rosto de uma mulher branca em área externa. Ela está com os olhos fechados e o rosto inclinado para cima. A foto ilustra a matéria sobre treinamento olfativo.

Treinamento olfativo: a conexão entre a memória e o bem-estar

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Imagem de uma mulher em uma área externa e arborizada. Ela é branca, em os cabelos ruivos e veste uma blusa cor de goiaba. Ela está cheirando flores de lavanda.

A importância do olfato: perfumando a evolução humana

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Grupo Boticário apresenta estudo inédito sobre diversidade olfativa em Congresso

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Mulher cheirando flores. A imagem ilustra as emoções e lembranças pelo olfato.

Lembranças e emoções pelo olfato: o que a ciência diz sobre esse sentido

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Foto de uma mulher negra de perfil. Ela está na frente de um fundo azul e está cheirando um buquê de flores. A mulher tem cabelo crespo e preto, usa várias pulseiras coloridas e está levemente iluminada por uma luz cor de rosa.

Dia da Conscientização da Anosmia: a importância do olfato em nossas vidas

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Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro

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Treinamento Olfativo Intensivo em Pacientes Pós-COVID-19: Um Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico

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Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivo de uso Oral

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Imagem do logo de evento - Supera

Evento discute sobre saúde mental, inscrições abertas e gratuitas. Participe!

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