Ícone acessibilidade

Acessibilidade

Centro de Pesquisa do Olfato

quem somos

Alinhados com o propósito do Grupo Boticário de criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um, criamos o Centro de Pesquisa do Olfato. Somos um HUB dedicado ao estudo deste sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, fomenta e difunde conhecimento em torno do tema e apoia estudos na área de bem estar e comportamento humano.

missão

Fomentar conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano, gerando valor para a sociedade e para o negócio.

por que é relevante para a sociedade?

Acreditamos que nossas atitudes têm impacto direto na sociedade e, por isso, estamos democratizando o conhecimento sobre esse sentido tão valioso, contribuindo com estudos na área de bem-estar e comportamento humano e nutrindo nossas relações com a comunidade.

pilares de atuação

CIÊNCIA DAS EMOÇÕES

Estudos para análise de emoções e em decorrência dos cheiros. Entendimento
da relação entre cheiros e outros sentidos.
• Neurociência
• Multisensorialidade
• Tecnologia

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

Ensinamento para profissionais de outras áreas e democratização do conhecimento sobre olfato para público em geral.
• Publicações
• Participação em congressos e eventos
científicos
• Apoio à Pesquisas
relacionadas

DIVERSIDADE SENSORIAL

As diferentes percepções do olfato influenciado pela diversidade populacional: etnias, geração, cultura, deficiência visual
ou auditiva.
• Diversidade
• Representatividade

FUTURO DO OLFATO

Estudos de performance e eficácia das fragrâncias, desvendando estruturas moleculares para melhor performance.
• Olfatometria
• Nariz digital
• Perfumaria funcional

• Estudo sobre receptores olfativos

projetos

Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivo de uso Oral

O projeto visa avaliar se há alteração do olfato em mulheres usuárias de anticoncepcional. Projeto desenvolvido em parceria com o Hospital Albert Einstein, com finalização prevista para o 2° semestre de 2024. Veja no link

Treinamento Olfativo Intensivo em Pacientes Pós-COVID-19: Um Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico

Estudo demonstrou que pacientes com disfunção olfatória pós-COVID-19 apresentaram melhorias na capacidade olfativa, devido ao treinamento olfativo – Parceria realizada com o Hospital de Clínicas da UFPR Veja no link

Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro

Evento anual de divulgação científica realizado pelo  – Instituto Supera, que conta com patrocínio do Grupo Boticário. Visa desmistificar os tipos de demência e seus estereótipos, com foco na população geral e cuidadores de pacientes com esse transtorno Veja no link

parcerias

Hospital Albert Einstein
de uso Oral e Olfato
Hospital de Clínicas da
Universidade Federal do Paraná
Instituto Supera

ciência do olfato

Foto de uma mulher negra de perfil. Ela está na frente de um fundo azul e está cheirando um buquê de flores. A mulher tem cabelo crespo e preto, usa várias pulseiras coloridas e está levemente iluminada por uma luz cor de rosa.

Dia da Conscientização da Anosmia: a importância do olfato em nossas vidas

Para ler

Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro

Para ler

Treinamento Olfativo Intensivo em Pacientes Pós-COVID-19: Um Ensaio Clínico Randomizado Multicêntrico

Para ler

Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivo de uso Oral

Para ler
Imagem do logo de evento - Supera

Evento discute sobre saúde mental, inscrições abertas e gratuitas. Participe!

Para ler

entre em contato conosco