Ícone acessibilidade

Acessibilidade

conheça a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Assunto: Paisagem do Cerrado na Reserva Natural Serra do Tombador Informação Adicional: RPPN da Fundação Grupo Boticário - Inserida na Reserva da Biosfera do Cerrado Goyaz Local: Cavalcante - GO Data: 11/2016 Autor: Andre Dib

Quando o assunto é a proteção da natureza brasileira somos pioneiros e temos uma das principais fundações empresariais do Brasil. A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foi criada em 1990 – antes da Rio 92, que foi um marco para a conservação ambiental no mundo

Entendemos que a conservação da natureza vai além da proteção das espécies e dos ecossistemas, é uma forma de gerar bem-estar social e economia forte. A natureza é a base para tudo!

nossas reservas

Somos responsáveis pela criação e manutenção de duas Reservas Naturais que contribuem para a proteção de espécies de dois importantes biomas brasileiros: o Cerrado (Reserva Natural Serra do Tombador, em Goiás) e a Mata Atlântica (Reserva Natural Salto Morato, no Paraná).

Com a atuação nessas áreas, preservamos diretamente o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera (SP). Além de proteger a natureza, em as nossas reservas incentivamos a pesquisa científica, promovemos o turismo e contribuímos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades do entorno.

pesquisas científicas

É a atividade mais antiga da Fundação – fazemos isso desde 1991.  O conhecimento científico é um importante aliado da conservação da natureza, principalmente quando gera oportunidades ao subsidiar políticas públicas e práticas de proteção de espécies e ecossistemas ameaçados.

Ao longo de 31 anos apoiamos 1.622 iniciativas e tivemos o privilégio de identificar 177 espécies que não eram conhecidas. Dessas, sete foram batizadas em homenagem ao Boticário:

  • Passiflora boticarioana Cervi;
  • Aphyolebias boticarioi;
  • Brachycephalus boticario;
  • Megaelosia boticariana; 
  • Listrura boticario;
  • Gymnanthes boticario; 
  • Ituglanis boticario.

educação ambiental

Quem ama cuida! E o primeiro passo para cuidar da natureza é entender o que ela significa, onde está presente, como está relacionada com o nosso dia a dia.

Por isso, desenvolvemos a Coleção Meu Ambiente – composta por livros paradidáticos direcionados para alunos e professores do Ensino Fundamental para que a natureza seja abordada em sala de aula como um tema transversal, interdisciplinar. Nosso material chegou a 194 mil alunos e 9 mil professores na versão impressa. Além disso, já tem mais de 200 mil downloads na versão on-line.