26 de junho de 2025
BlogESGNotíciasPelo segundo ano consecutivo, Grupo Boticário é líder do setor na premiação Melhores do ESG da Revista Exame
O Grupo Boticário foi anunciado, no dia 25 de junho, como vencedor da categoria Farmacêutico e Beleza na premiação Melhores do ESG, promovida pela Revista Exame.
O anúncio reafirma a posição do Grupo como referência nacional em sustentabilidade corporativa, resultado de uma jornada de mais de quatro décadas com foco em inovação, responsabilidade socioambiental e geração de valor para todo o ecossistema de beleza.
Um modelo de negócio baseado em sucesso responsável
Um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo, o Grupo Boticário opera com mais de 4 mil lojas físicas no Brasil, presença em mais de 40 países, três fábricas próprias, 9 centros de distribuição e atuação multicanal com franquias, e-commerces, marketplace e presença em mais de 100 mil pontos de venda no varejo multimarcas.
Toda essa estrutura é orientada por um modelo que equilibra crescimento econômico com a responsabilidade de cuidar das pessoas e do meio ambiente.
ESG no centro da estratégia corporativa
O que torna o Grupo Boticário referência em ESG é a maneira como essa agenda está integrada à estratégia de negócio. Isso significa que os pilares Ambiental, Social e de Governança estão inseridos nas decisões da companhia, de ponta a ponta.
Desde o desenvolvimento de produtos e a escolha de matérias-primas, passando pela produção e distribuição, até a experiência nos nossos canais e pontos de venda, incluindo o cuidado com as embalagens pós-consumo. Esses direcionais também norteiam a expansão das operações, as inovações, os investimentos e a forma como nos relacionamos com toda a nossa cadeia de valor.
Compromissos Para o Futuro: metas específicas e mensuráveis
Desde 2021, a companhia estabeleceu os Compromissos Para o Futuro, um conjunto de metas públicas com horizonte até 2030, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Desde a última atualização em 2023, O Grupo Boticário evoluiu no nível de maturidade de gestão e acompanhamento das métricas ESG, ao mesmo tempo em que demonstra avanços consistentes nos resultados de ecoeficiência operacional, sustentabilidade de produtos, comunicação acessível e representativa.
Em 2024, o portfólio alcançou 97,6% de produtos veganos. Além disso, o compromisso com a equidade de gênero se destaca com 62% de representatividade de mulheres no quadro geral de colaboradores, e 57% em cargos de liderança.
Gestão de resíduos e embalagens sustentáveis
O Grupo Boticário tem investido em minimizar o impacto ambiental gerado por embalagens e resíduos em sua cadeia produtiva. Em 2024, 40% do volume equivalente ao de embalagens geradas foi reciclado, resultado de iniciativas robustas de logística reversa e parcerias com programas setoriais.
A empresa também trabalha com o reaproveitamento dos materiais coletados. Atualmente, 128 lojas da marca O Boticário seguem um modelo mais sustentável, com mobiliário e/ou paredes produzidas a partir de plástico reciclado e resíduos de baixa reciclabilidade.
Compromisso com o clima, a água e a biodiversidade
O Grupo Boticário avança em frentes estratégicas ligadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, à gestão eficiente da água e à conservação da biodiversidade.
Um dos destaques foi a transição completa das fábricas para o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, um passo importante rumo à meta climática estabelecida para 2030. Essa iniciativa também foi estendida às franquias, por meio do programa Energia do Amanhã, que incentiva e apoia parceiros na adoção de energia renovável para suas lojas.
Seguindo o compromisso de água, o Grupo atua desde o desenvolvimento de produtos com fórmulas biodegradáveis e de menor impacto ambiental até a eficiência operacional nas unidades produtivas e a conservação de mananciais críticos no Brasil com apoio da Fundação Grupo Boticário. Hoje, 85% dos produtos enxaguáveis já têm menor impacto na água, refletindo um esforço contínuo para mitigar os efeitos sobre os recursos hídricos.
No tema de biodiversidade, a empresa é pioneira no setor de cosméticos ao obter a Certificação LIFE, um selo internacional que reconhece negócios comprometidos com a conservação da natureza. Em 2024, o Grupo manteve a certificação na unidade de São José dos Pinhais (PR) e alcançou um marco importante com a conquista da certificação também para sua unidade de Camaçari (BA), atingindo 25% da meta prevista até 2030.
Impacto social que transforma realidades
O Instituto Grupo Boticário, que completou 20 anos em 2024, é responsável por fomentar o empreendedorismo no setor da beleza, especialmente por meio da capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Desde 2022, já foram criadas mais de 420 mil oportunidades de capacitação profissional e empreendedorismo, sendo 48% delas apenas em 2024.
Um dos principais destaques é o programa Empreendedoras da Beleza, um dos maiores projetos de capacitação gratuita e online do país, que já formou mais de 80 mil mulheres desde 2021.
Diversidade e Inclusão
A consistência da atuação do Grupo em D&I se reflete tanto interna quanto externamente. Entre as iniciativas, vale o destaque para o Programa de Aceleração de Negócios Diversos, que estimula o empreendedorismo de pessoas diversas e sua inclusão na cadeia de valor. E a Comunidade Beleza Livre, que conecta mais de 2 mil pessoas para o codesenvolvimento de produtos mais representativos. Entre os resultados estão os Pincéis Acessíveis Articulados de O Boticário.
Reconhecimento externo e influência positiva no setor
A conquista do prêmio Melhores ESG da Exame é parte de uma sequência de reconhecimentos nacionais e internacionais à atuação do Grupo Boticário nesta agenda. No último ano:
- Estamos entre as 10 empresas de beleza mais sustentáveis do mundo no CSA da S&P Global. *
- Somos a 2ª empresa mais responsável do Brasil na Merco Responsabilidade ESG.
- Conquistamos o destaque entre os 15 Melhores Relatório de ESG, segundo o Reporting Matters, do CEBDS, pelo segundo ano consecutivo.
*Resultado divulgado em 2024 pelo Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global, que avalia anualmente as práticas de sustentabilidade das empresas e é o principal critério de elegibilidade para o Dow Jones Sustainability Index (DJSI).
ESG faz parte da nossa essência
No Grupo Boticário, ESG não é apenas uma prática ou uma resposta às exigências do mercado. Está no nosso jeito de ser e de conduzir o negócio, sendo um direcional inegociável da companhia. Essa agenda fortalece o relacionamento com stakeholders e amplia o engajamento e o nível de confiança entre colaboradores, fornecedores, consumidores, investidores e parceiros de negócios.
Também atrai capital de impacto e investidores conscientes, cada vez mais atentos às práticas sustentáveis. Ao mesmo tempo, promove a fidelização de consumidores que buscam marcas engajadas com causas sociais e ambientais. Esse posicionamento também impulsiona a inovação e o desenvolvimento de novos produtos, soluções e negócios mais sustentáveis, reforçando o compromisso com o crescimento responsável.
Tudo isso é sustentado por uma governança sólida que conecta a sustentabilidade à estratégia de negócio. O Conselho Consultivo, o Comitê ESG e a integração do tema no modelo de gestão garantem que os Compromissos para o Futuro não sejam apenas metas de longo prazo, mas se transformem em ações concretas, presentes nas decisões e na rotina da companhia.
A premiação concedida pela Revista Exame em 2025 é um marco simbólico que reforça o caminho de muito aprendizado trilhado até aqui. Ao vislumbrar o futuro, a empresa reafirma seu propósito de transformar a sociedade por meio da beleza, uma beleza que só faz sentido quando é inclusiva e sustentável.
Sobre a premiação
O prêmio Melhores do ESG representa a evolução do tradicional Guia EXAME de Sustentabilidade, uma das iniciativas mais reconhecidas no Brasil quando o tema é responsabilidade socioambiental.
Lançado originalmente em 2000 sob o nome Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa, o projeto passou por diversas transformações ao longo do tempo. Em 2020, ganhou uma nova abordagem metodológica, desenvolvida em parceria com o Ibmec, que ampliou o foco e fortaleceu os critérios de avaliação baseados nos pilares ESG (ambiental, social e governança). Desde então, vem destacando empresas que lideram com impacto positivo e compromisso sustentável no país.