Ícone acessibilidade Acessibilidade

Empreendedorismo Feminino

Na imagem do banner, em um fundo preto, iluminado no centro, temos cinco mulheres lado a lado, sorrindo e posando para a câmera. Da esquerda para a direita, a primeira mulher está em pé. Ela é branca de olhos castanho-escuros e cabelos lisos e castanhos, veste uma camiseta preta e usa um relógio preto no punho esquerdo. Na frente dela, temos a segunda mulher, que está sentada. Ela é uma mulher madura, branca, de olhos castanho-escuros e cabelos encaracolados pretos, na altura dos ombros. Ela veste uma camisa branca e uma calça preta, usa um colar de pérolas brancas, um relógio no punho esquerdo e óculos de grau de armação marrom. Em pé, ao lado da primeira mulher, temos a terceira. Ela é branca de olhos e cabelos castanho-escuros. Ela veste uma regata branca de um ombro só. Na frente dela, sentada, temos a quarta mulher. Ela é negra de olhos castanho-escuros e cabelos lisos e pretos. Ela veste uma blusa preta sobreposta por um cardigan preto e usa um colar dourado. Ao lado dela, temos a última. Ela é uma mulher branca de olhos castanho-escuros e cabelos loiros ondulados. Ela veste uma blusa preta sobreposta por um colete preto. À esquerda da imagem, em letras beges e na cor salmão, o texto: “Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário.”. À direita, em letras beges, os textos: “Conheça as nossas iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino:” e “Saiba mais”. Logo do Grupo Boticário no canto superior direito.
Na imagem do banner, em um fundo preto, iluminado no centro, temos cinco mulheres lado a lado, sorrindo e posando para a câmera. Da esquerda para a direita, a primeira mulher está em pé. Ela é branca de olhos castanho-escuros e cabelos lisos e castanhos, veste uma camiseta preta e usa um relógio preto no punho esquerdo. Na frente dela, temos a segunda mulher, que está sentada. Ela é uma mulher madura, branca, de olhos castanho-escuros e cabelos encaracolados pretos, na altura dos ombros. Ela veste uma camisa branca e uma calça preta, usa um colar de pérolas brancas, um relógio no punho esquerdo e óculos de grau de armação marrom. Em pé, ao lado da primeira mulher, temos a terceira. Ela é branca de olhos e cabelos castanho-escuros. Ela veste uma regata branca de um ombro só. Na frente dela, sentada, temos a quarta mulher. Ela é negra de olhos castanho-escuros e cabelos lisos e pretos. Ela veste uma blusa preta sobreposta por um cardigan preto e usa um colar dourado. Ao lado dela, temos a última. Ela é uma mulher branca de olhos castanho-escuros e cabelos loiros ondulados. Ela veste uma blusa preta sobreposta por um colete preto. Centralizado, em letras beges e na cor salmão, o texto: “Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário.”. Logo do Grupo Boticário centralizada no topo.

A beleza tem sido nossa fonte de inspiração e, por meio dela, oportunidades têm sido criadas para transformar a vida das pessoas. A beleza combinada com o empreendedorismo, especialmente o empreendedorismo feminino, tem sido elemento chave na construção do futuro que acreditamos. Conheça nossas frentes de atuação:


Empreendedoras da Beleza

Na fotografia, há duas mulheres pretas e cabelos cacheados. Uma delas é maquiadora e está de pé, vestindo um blazer rosa-claro, maquiando a mulher à sua frente. A que está sendo maquiada está de olhos fechados com um delineado azul. Elas estão em uma sala com tons azuis.

Em um programa de formação profissionalizante online para todo o Brasil na área da beleza, o Empreendedoras da Beleza tem como objetivo capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Entre 2021 e 2024, já são mais de 400 mil mulheres inscritas e mais de 75 mil formadas em todo o Brasil. Além disso, 57% das participantes formadas declararam que, após a participação no programa, tiveram um aumento em suas rendas.


EB Day e Empreendedoras da Beleza Presencial

Além da atuação online, o programa conta com uma frente presencial em dois modelos: integral, com 63 horas de aulas, e EB Day, com 8 horas de duração e foco no aprofundamento técnico e desenvolvido das comunidades do entorno do Grupo Boticário.

O público-alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade social ₋₋ para que aprendam técnicas básicas de maquiagem, servindo como porta de entrada para outras frentes do programa, possibilitando que elas atuem em diversas frentes do universo da beleza.

Na fotografia, há mulheres pretas de cabelos lisos e cacheados em uma sala de aula. No centro da imagem, duas delas estão maquiando uma outra que está sentada de frente para elas. Ao redor, há mesas e cadeiras vermelhas com diversos produtos de maquiagem.

Oportunidades de Emprego para ex-alunas do Empreendedoras da Beleza

Na fotografia, há uma mulher de cabelo liso que sorri para a câmera. Ela está maquiada, veste uma camiseta preta e rosa enquanto segura um pincel de maquiagem em direção ao rosto. Está sentada em frente a uma bancada rosa com maquiagens e um espelho iluminado.

Nos eventos e ativações do Grupo Boticário, contamos com ex-alunas do programa Empreendedoras da Beleza que aplicam os conhecimentos adquiridos nas trilhas de aprendizagem e passam a ser remuneradas pelos serviços prestados. Assim, promovemos o seu desenvolvimento e oferecemos novas oportunidades.

A frente do programa já gerou mais de 74 oportunidades para empreendedoras em ações e iniciativas internas, além disso, contamos com contratações em lojas próprias, oferecendo renda fixa com foco em diversidade de raça e gênero.


Fundo de Fomento ao Empreendedorismo na Beleza

Permite a captação de recursos externos, por meio de doações, que serão destinados ao fomento do empreendedorismo voltados para o setor de beleza. O Instituto Grupo Boticário atua como um agente de mudança por meio de projetos de excelência, com resultados consolidados, sendo referência no setor por sua confiabilidade e transparência, atuando em conjunto com a sociedade para que mais pessoas possam se unir nessa grande corrente de transformação social.

Para saber mais sobre o Fundo de fomento ao empreendedorismo na beleza:

Na fotografia, há uma mulher branca de cabelos cacheados olhando para a câmera. Ela tem olhos claros, usa delineado azul e veste uma camiseta cinza. A mulher está em uma área externa onde há janelas de um prédio de um lado e, do outro, uma rua com árvores.

Hub de Aceleração de Negócios – Empreendedoras da Beleza

A iniciativa favorece o crescimento de negócios que estão em uma fase mais madura, com pelo menos dois anos de criação, e que possam se desenvolver com trilhas de conhecimento, mentorias, práticas de gestão e aproximação ao mercado.

O programa foca em acelerar empreendedoras ligadas à área da beleza e que queiram gerar impacto social, buscando apresentar as ações e os conteúdos necessários para que os seus negócios cresçam de maneira sustentável, transformando a vida das empreendedoras aceleradas e da sociedade. Mais informações e inscrições a partir do dia 2/12.


Desenvolve

O programa promove a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de um curso de formação técnica na área de Tecnologia. Focado em trazer representatividade para o mercado de tecnologia, o programa centraliza sua seleção nas pessoas pretas e pardas, mulheres, pessoas com deficiências, pessoas com 45 anos completos ou mais.

Até hoje, já são mais de 1.500 alunos formados pelo programa e mais de 50% de todos os participantes são mulheres.


Supera

Na fotografia, há duas mulheres em um ambiente com armários cor-de-rosa com 3 prateleiras com produtos de O Boticário. Uma das mulheres está sentada em uma cadeira e a outra está segurando um pincel em uma mão e um produto de O Boticário na outra mão.

Programa com o objetivo de recuperação e desenvolvimento de empreendedoras MEIs. A iniciativa conta com a aceleração de 100 negócios de mulheres na área da beleza, com recurso financeiro e mentoria, em parceria com o SEBRAE.



Franquias

A fotografia mostra uma das franquias do o Boticário. Na entrada, há um letreiro verde com o nome “o Boticário” em letras brancas. Nas vitrines, há telas digitais com imagens dos produtos. No interior do estabelecimento há prateleiras com produtos da marca. O piso do local é de madeira e a iluminação é suave.

Somos a maior rede de franquias de beleza do Brasil: 63% da nossa rede franqueada pertencem, efetivamente, a mulheres, considerando as franqueadas fundadoras (1ª geração) e sucessoras (2ª geração).

Essas empreendedoras ajudam a levar nossas marcas para mais de 99% do território nacional.


Venda direta

Em uma frente de atuação com capacidade de mobilização de milhões de pessoas, 86% da base de revendedores das marcas do Grupo Boticário são de mulheres, e 3 de cada 10 têm como fonte de renda exclusiva a venda de cosméticos. 

Para apoiar em sua preparação, oferecemos a Universidade da Beleza, com treinamentos online exclusivos, e dicas para o desenvolvimento profissional das revendedoras. Também é oferecido atendimento médico gratuito via telemedicina para todos os revendedores e revendedoras.

Na fotografia, cinco mulheres estão sorrindo e se abraçando. Há mulheres negras e brancas de cabelos lisos e cacheados e duas delas olham diretamente para a câmera. Elas vestem roupas em tons claros como rosa, marrom, vermelho, branco, azul e roxo. Estão em frente a uma casa cor de rosa e com janela branca com o número “100” na parte superior da janela.

GB Ventures

Na fotografia, há uma mulher de cabelos escuros vestindo uma camiseta azul. Ela está de frente para um notebook em uma bancada. A mulher está com um produto laranja da marca o Boticário em mãos, olhando informações sobre ele no site. Há uma janela grande na sua frente.

Nosso Programa de Aceleração de Startups tem alavancado diversas empresas de tecnologia. Já são 20 negócios acelerados que pertencem a mulheres nestes quatro anos de existência.

Em 2024, 60% das startups aceleradas têm mulheres na liderança. Em 2023, eram 50%, já em 2022, foram 62% e, em 2021, 38%. O objetivo é acelerar bons negócios e que tenham sinergia com a atuação do Grupo, no entanto, acreditamos na diversidade como um ponto fundamental para a construção de um ecossistema mais inovador e equânime.


Compromissos 2030

Na fotografia, há duas mulheres sorrindo enquanto olham diretamente para a câmera. Uma delas é negra de cabelos cacheados, veste um blazer azul e usa uma maquiagem suave. A outra de traços asiáticos tem cabelo liso e grisalho e veste um blazer bege. Ao fundo, há plantas verdes desfocadas.

O Grupo Boticário tem compromissos públicos para serem alcançados até 2030. Até a data marco, temos como meta criar um milhão de oportunidades para transformar a vida das pessoas, promovendo programas de desenvolvimento social focados em empreendedorismo e capacitação social.

Temos ainda como compromisso promover a representatividade de pessoas diversas no quadro geral de colaboradores: hoje, 60% dos colaboradores são mulheres e 56% dos cargos de liderança também são ocupados por elas.


Portal de Compras Afirmativas

Na fotografia, há duas mulheres, uma negra e uma branca. Uma delas está sentada, vestindo uma blusa branca e um brinco prateado enquanto olha para a outra mulher. A que está de pé usa óculos e uma camiseta preta e segura um creme de beleza nas mãos. Elas estão em um camarim.

Com o objetivo de estimular a realização de negócios com empresas pertencentes a empreendedores diversos, foi criada a iniciativa do Portal de Compras Afirmativas.

Nele, os colaboradores do Grupo podem enviar solicitações buscando o desenvolvimento de compras e/ou negociações com empresas de propriedade de mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e/ou pessoas com deficiência dentro da cadeia de suprimentos, e o time de Diversidade & Inclusão responde à solicitação de acordo com uma base de dados interna.


Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Parceiros (PADP)

Este programa está há 27 anos garantindo boas práticas na cadeia de fornecedores, reconhecendo o desempenho e desenvolvendo os fornecedores com análise de performance ESG. De acordo com o PADP 2023, e divulgado no Relatório ESG de 2023, 15% do número total de fornecedores estratégicos são fornecedores diversos. Dessa porção, 82% das empresas pertencem a mulheres.

Na fotografia, há duas mulheres brancas de cabelos lisos. Uma delas é cabeleireira e está de pé com vestido rosa, acessórios coloridos e maquiagem azul. Ela faz escova no cabelo da cliente. A outra está sentada olhando para a frente enquanto seu cabelo está sendo arrumado. Ela veste uma camiseta vermelha e rosa. Elas estão em um salão de beleza com quadros pendurados na parede.

Vem com a gente

construir o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo!

Empreenda conosco

Empreendedores da Beleza

Quer receber as novidades do
Grupo Boticário no seu e‑mail?