21 de maio de 2025
NotíciasEstratégia ESG robusta e governança consistente mantêm o Grupo Boticário no Top 5 do Ranking Merco Responsabilidade ESG 2024
Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa figura entre as cinco melhores do Brasil em responsabilidade ambiental, social e de governança, refletindo seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis
O Grupo Boticário está, pelo terceiro ano consecutivo, entre as cinco empresas mais responsáveis em ESG no Brasil no Ranking Merco Responsabilidade ESG 2024. Divulgado nesta quarta-feira (21), o relatório, elaborado pela Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), avalia as 100 melhores empresas do país em responsabilidade ESG.
Como referência global em beleza e práticas sustentáveis, o Grupo integra a agenda ESG ao seu propósito de transformar vidas por meio da beleza. Essa abordagem é sustentada por uma estrutura que possibilita que todas as áreas do negócio incorporem as temáticas dessa agenda em seus processos e decisões.
“A permanência no Top 5 no Ranking Merco reforça o nosso compromisso com práticas ESG consistentes, que buscam contribuir com a construção de um futuro sustentável. Por isso, desde sua fundação, há 48 anos, as temáticas sustentabilidade, governança e impacto social estão presentes de forma transversal no modelo de negócio da companhia, inspirando nossa cadeia de valor e impactando as pessoas e a sociedade. Acreditamos que valor é também o legado que se deixa, e seguimos determinados a crescer de forma responsável, gerando impacto positivo para todos”, afirma Fabiana De Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.
A organização avalia empresas com base em critérios como responsabilidade e governança corporativa, ética, transparência e impacto social e ambiental. O ranking é um importante indicador para a sociedade, proporcionando uma visão transparente sobre quais empresas estão comprometidas com valores significativos, contribuindo positivamente para a sociedade e o meio ambiente, além de influenciar decisões de consumo e investimento.
Transparência, acessibilidade e reflexões
Neste mês, o Grupo Boticário publicou seu 13º Relatório ESG, apresentando sua estratégia, ações e avanços nos pilares ambiental, social e de governança. A empresa também inova ao lançar um dos relatórios ESG mais acessíveis do setor, com recursos que promovem uma experiência inclusiva para diferentes públicos.
Entre os destaques do documento, está a meta de garantir que 100% dos produtos de marcas próprias sejam veganos até dezembro de 2026. No ano passado, a companhia atingiu o marco de 97,6% desse objetivo. Além disso, 96% dos resíduos gerados nas fábricas e centros de distribuição foram reciclados, e o programa Boti Recicla registrou um aumento de 85% em embalagens coletadas em 2024 em comparação com o ano anterior.
Através do Instituto Grupo Boticário, a empresa impulsiona o empreendedorismo. Das mais de 420 mil oportunidades criadas desde 2022 para capacitação profissional e empreendedorismo, 48% foram geradas apenas em 2024. Para mais detalhes sobre a jornada ESG da empresa, acesse o relatório completo em: https://www.grupoboticario.com.br/uma-beleza-de-futuro/.
Maio também marcou o lançamento de sua primeira newsletter no LinkedIn: “ESG na Essência”, um movimento inédito e relevante para o segmento, promovendo um espaço especializado com trocas e reflexões sobre as formas de construir negócios com beleza responsável, abordando temas sobre sustentabilidade, governança e responsabilidade social no cenário corporativo.
A edição inaugural é assinada por Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário. Nela, ele discute o papel da liderança na transformação sustentável, a importância de uma agenda ESG intrínseca ao modelo de negócio e gerida por uma governança sólida, consistente e transparente, fortalecida por uma cultura empresarial alinhada aos desafios globais. Esta e as próximas edições podem ser conferidas em: newsletter ESG na Essência.