Ícone acessibilidade

Acessibilidade

25 de julho de 2023

Artigos

Horário de trabalho diferenciado em dias de jogos da seleção feminina de futebol

Companhia retoma a iniciativa aderida em 2019 e reforça o posicionamento em prol da equidade de gênero

O Grupo Boticário anuncia que repetirá a boa prática já realizada na competição anterior e vai liberar seus colaboradores para assistirem aos jogos da seleção feminina, com estreia marcada para o dia 24 de julho, segunda-feira. A decisão é fruto do comprometimento com o impulsionamento da diversidade, a fim de promover e valorizar a inclusão das mulheres dentro e fora da empresa, a partir de iniciativas e projetos que garantam a valorização e o bem-estar delas em diferentes aspectos. Para além de seus muros, a companhia entende que ainda há muito o que ser feito e tem destinado esforços para influenciar positivamente outras empresas, consumidores e toda a sociedade.

Pioneira ao lançar em 2019 a campanha “#ComVocêEuJogoMelhor“, a empresa propõe uma reflexão sobre a equidade. O movimento, que inspirou o mundo corporativo naquele ano, está de volta para reforçar o posicionamento do Grupo em prol da equidade de gênero, fazendo com que seus colaboradores e consumidores reflitam sobre o protagonismo feminino na sociedade, seja no mercado de trabalho ou seja no esporte.

“Se desejamos uma sociedade realmente equânime em gênero, raça e outras dimensões de diversidade, precisamos investir em uma jornada que tenha consistência. Esse movimento começou lá atrás, e segue firme, porque já faz parte da nossa cultura, que chamamos por aqui de Nosso Jeito de Ser e Fazer” conta Fabiana de Freitas, vice-presidente de jurídico, compliance, ESG e assuntos institucionais do Grupo Boticário.

Para reforçar a campanha, nas redes sociais do Grupo, histórias inspiradoras de colaboradoras ganham novo significado na editoria  “Camisa 10”. A ideia é valorizar e apresentar ao público mulheres que fazem parte e são responsáveis por grandes projetos dentro da empresa. “Queremos ampliar a percepção da comunidade interna e externa a respeito de nomes de destaque da nossa organização, principalmente das que fazem parte de áreas que culturalmente as pessoas não identificam como sendo espaços para mulheres. Mas dentro do Grupo, reforçamos sempre que a diversidade e inclusão é para todas as pessoas e em todos os lugares, posições, áreas da empresa. Nosso objetivo é provocar transformação dentro e fora do GB, influenciando cada vez mais outras empresas a fazerem o mesmo”, reforça Fabiana.

Agenda robusta em prol da equidade de gênero

Atualmente, mais de 60% do quadro de colaboradores é composto por mulheres e 40% dos cargos de liderança são ocupados também por elas. Tal protagonismo está presente até mesmo em áreas onde comumente há maior representatividade masculina, como de tecnologia, inovação e pesquisa. Nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Qualidade, a predominância é de mulheres cientistas, chegando a 70% dos colaboradores que compõem as equipes. 

Em 2015, o Grupo Boticário tornou-se signatário dos Princípios de Empoderamento da Mulher, declaração criada pela ONU propondo práticas com o objetivo de inspirar a comunidade empresarial a promover a equidade de gênero em seus negócios, gerando igualdade de oportunidades para homens e mulheres, espelhando o que deve acontecer na sociedade como um todo. Para além do ecossistema de beleza, o Grupo pretende seguir inspirando a sociedade para uma mudança de cultura, valorizando e empoderando as mulheres.