Ícone acessibilidade

Acessibilidade

27 de junho de 2024

Expansão do Ecossistema da BelezaInovação

Grupo Boticário inicia operação em novo Centro de Distribuição em Cajamar

O Grupo Boticário iniciou a operação em seu novo Centro de Distribuição, localizado em Cajamar (SP). O espaço tem cerca de 30 mil metros quadrados e irá atender pedidos de todo o Brasil para o marketplace Beleza na Web, além de realizar entregas em São Paulo para a operação B2B da companhia.

Unindo tecnologia, inovação e sustentabilidade, a inauguração vai ao encontro dos compromissos do Grupo com seu público. Com a estratégia de centralidade do consumidor, a expectativa é reduzir em 50% o tempo de entrega dos produtos.

“Cajamar é um ponto estratégico para a logística do Grupo Boticário. A nova unidade irá contribuir para a diminuição do tempo de entrega dos produtos, melhorando ainda mais o nível da qualidade do serviço de atendimento para nossos clientes”, afirma Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário. 

O investimento para a construção do novo Centro de Distribuição do Grupo Boticário foi de aproximadamente R$ 150 milhões.

Imagens de cinco homens de terno segurando um laço vermelho para inaugurar o novo centro de distribuição do Grupo Boticário em Cajamar, em São Paulo

Solução inovadora no Centro de Distribuição do Grupo Boticário 

A inovação é um dos pilares transversais do Grupo Boticário e está presente no novo CD por meio da tecnologia AutoStore.

Trata-se de uma solução robótica compacta de armazenamento e separação de peças que se adapta às demandas da operação B2B. A previsão é que os robôs consigam separar 500 mil produtos por dia e armazenar mais de 16 milhões de peças.

Quanto ao marketplace Beleza Web, espera-se que a unidade atenda mais de 12 mil pedidos por dia. A estrutura comporta separação de mais de 40 mil peças por dia e possibilidade de manter mais de 5 mil porta pallets. Isso representa armazenamento de mais de 8 milhões de peças. 

Foto interna do novo Centro de Distribuição do Grupo Boticário em Cajamar, em São Paulo.

Construção verde e práticas sustentáveis

A sustentabilidade é outro pilar transversal do Grupo e também está presente na unidade desde a etapa da construção.

As paredes e forros do complexo foram construídas com 32 toneladas de resíduos recicláveis. Desse total, mais de 1,6 toneladas oriundas do programa de logística reversa do Grupo Boticário, como o BotiRecicla.

Além disso, as práticas sustentáveis do local incluem:

  • a reutilização de caixas de papelão de outros CDs para armazenamento;
  • o uso de capas bigbelt 100% reutilizáveis para substituir o stretch, resultando numa redução de 60 toneladas de plástico;
  • a substituição do plástico bolha pelo papel kraft reciclado para o preenchimento das caixas do e-commerce;
  • docas vazadas e climatização natural que garantem conforto térmico; e
  • placas solares para a geração de energia.

Com a construção verde e essas práticas sustentáveis, o novo Centro de Distribuição do Grupo Boticário ganhou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Silver. 

A certificação LEED é uma das mais reconhecidas em sustentabilidade de empreendimentos do mundo. 

Geração de emprego e capacitação feminina

Além do Centro de Distribuição, o Grupo Boticário aproveitou para lançar mais um Polo da Beleza em São Paulo. Ele tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões, criando oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor.

Com a nova instalação, por exemplo, a companhia emprega diretamente mais de 400 pessoas na região, além de outras 250 de forma indireta. 

Em parceria com o Senai e a Prefeitura de Cajamar, o Grupo ainda oferece oportunidades de capacitação profissional gratuitamente. As vagas são ofertadas intencionalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social e residentes no município. 

Mais de 50 mulheres já concluíram o curso de Auxiliar de Logística, e parte delas foi contratada para trabalhar no CD.