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27 de junho de 2024

Notícias

Como o Grupo Boticário usa a IA para alavancar vendas no mercado de beleza

O Grupo Boticário já faz uso da Inteligência Artificial no mercado de beleza antes do boom da IA generativa. Na empresa, a tecnologia é utilizada desde a recomendação de compras aos consumidores até a testagem de novos produtos.

Em 2019, por exemplo, a companhia recorreu a ferramentas de IA para o lançamento da linha de perfumes Egeo.

De lá para cá, o Grupo Boticário passou a investir pesado na tecnologia. Só no ano passado foram R$1 bilhão de reais investidos. O time também cresceu expressivamente: em 2019 eram 200 pessoas e agora, em 2024, são 3 mil. 

Atualmente, são mais de 40 equipes dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento e à gestão de ferramentas de Inteligência Artificial. Elas tocam mais de 50 projetos, que procuram aplicar a tecnologia em todas as etapas da cadeia: do desenvolvimento de produto até a logística de distribuição das mercadorias.

Inclusive, o Grupo criou o cargo de diretor de produtos de dados e IA, uma posição ainda pouco comum no mundo corporativo.

“Uma das obrigatoriedades do meu cargo é garantir que o portfólio de IA que usamos seja retornável financeiramente, então discuto com os outros diretores do Grupo sobre o que vamos fazer para melhor direcionar esse uso de IA”, disse Matheus Garibalde, executivo que exerce a função desde o começo de 2023.

Inteligência Artificial no mercado de beleza: recomendação de compra

No ano passado, o Grupo Boticário atingiu a marca de R$ 30,8 bilhões em vendas, um crescimento superior a 30%.

Em partes, a companhia atribui esse avanço às estratégias de cross-marcas e cross-canais. Elas envolvem o tratamento e compartilhamento de informações – respeitando a LGPD – entre todas as marcas e canais do grupo.

Baseada na centralidade do consumidor, a Inteligência Artificial reúne todos os itens que cada cliente comprou. A partir desses dados, ela faz recomendações de produtos de outras marcas.

Inteligência Artificial na testagem de produtos

A Inteligência Artificial também marca presença no processo de desenvolvimento de produtos. No Projeto Lyra, o sistema realiza teste com diferentes formulações da companhia para identificar variações de cor, viscosidade e pH.

Além de diminuir o esforço humano, a IA reduziu 62% do tempo de análise dos produtos pelos pesquisadores.

O Grupo ainda faz uso da tecnologia para identificar novas oportunidades que podem ser exploradas por suas marcas e sugerir a quantidade de compra de estoque aos lojistas. O ecossistema inteiro sai ganhando com a IA.

Acesse aqui a nossa página para saber mais sobre como aplicamos a inovação e a tecnologia no nosso ecossistema de beleza.