Ícone acessibilidade Acessibilidade

8 de outubro de 2024

Notícias

Grupo Boticário e Instituto Kondzilla ampliam oportunidades para empreendedoras de regiões periféricas

O Grupo Boticário se uniu à Produtora Kondzilla e ao Instituto Kondzilla para promover o programa Empreendedoras da Beleza (EB) com o objetivo de oferecer capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Por meio da trilha CRIA, as participantes recebem conhecimento voltado à produção de conteúdo em redes sociais. O foco são as mulheres (cis e trans) que moram nas favelas brasileiras, locais em que 60% dos negócios são chefiados por mulheres, segundo pesquisa do Novo Outdoor Social. Em Portugal, a trilha também é destinada para as revendedoras.

As participantes terão aulas sobre como vender seus produtos nas redes sociais, trabalhar sua marca pessoal e explorar as oportunidades que este universo proporciona. De acordo com a pesquisa “Creators de Favela”, idealizada pela Digital Favela em parceria com Data Favela e YOUPIX, as “publis” são a principal fonte de receita para 60% dos influenciadores dessas comunidades.

Beat musical e filme Kondzilla e Grupo Boticário

Como parte da divulgação desta edição da trilha CRIA, foram desenvolvidos um beat musical e um filme conceito com a produtora Kondzilla. Os conteúdos buscam gerar identificação e proximidade com o público-alvo da iniciativa e exploram o tema do poder feminino e das oportunidades que surgem com a atuação no mercado de beleza. 

Quem quiser cursar esta edição do CRIA precisa estar inscrito no Empreendedores da Beleza. O programa está com inscrições abertas e conta com 100 mil vagas. A trilha pode ser feita de maneira independente, mas a partir desta edição, aquelas que se matricularem e se formarem no CRIA, ganham o direito de realizar mais um curso do EB, entre maquiagem, penteados e outros. Clique aqui para se inscrever até o dia 30 de novembro.

Esta edição da trilha do CRIA, em específico, tem o objetivo de oferecer conteúdos de planejamento pessoal e profissional a milhares de empreendedoras da beleza das comunidades. Também estão previstas aulas sobre o uso de tecnologias e orientações sobre criação e presença digital.

Importância da iniciativa

Até hoje, o programa Empreendedores da Beleza já recebeu mais de 350 mil inscrições e formou mais de 64 mil mulheres. Ambos os ciclos ainda estão em andamento, mas já formaram mais de 3,7 mil participantes.

Para Francieli Aparecida Dutra, uma das participantes dos ciclos, o EB foi responsável por ensinar diversos recursos para que ela pudesse administrar melhor seu negócio e aprimorar seus conhecimentos.

Daniele Pereira Pires também participa dos ciclos e ressalta que a trilha CRIA ajuda a quebrar os tabus que as redes sociais podem causar em algumas pessoas. 

“O medo da câmera, o receio de falar algo que possa nos comprometer, a vergonha de se expor e até o medo de parecer insistente. Com o passar do tempo, essa intimidade e proximidade com meus clientes se tornou algo natural e muito benéfico para o meu negócio, alavancando minhas vendas e criando um vínculo com quem consome meu conteúdo”, afirma.

Imagem de duas mulheres. Uma delas está sentada, de olhos fechados, sendo maquiada por outra mulher mais velha, que está de pé. A foto faz parte da campanha do programa Empreendedoras da Beleza, do Grupo Boticário.

Empreendedorismo social

Aproximadamente 16,6 milhões de brasileiros e brasileiras vivem em comunidades e movimentam R$202 bilhões com seus projetos de renda própria por ano, de acordo com o IBGE. O projeto CRIA busca impulsionar essas empreendedoras na criação de conteúdos, já que 75% dos jovens do Brasil sonham em se tornar influenciadores, segundo pesquisa da startup INFLR.

Além disso, 88% deles confiam no marketing de influência de moradores das comunidades e apenas 12% em influenciadores renomados. Esses dados foram revelados durante a Expo Favela, evento organizado pela Favela Holding.

Fomentar o desenvolvimento de criadores e criadoras de conteúdo nesses locais ajuda a combater a percepção distorcida que muitos têm sobre a vida, as necessidades e os desejos dos moradores das favelas.

Economia criativa para mulheres com o Projeto CRIA

As mulheres selecionadas pelo projeto CRIA vão passar por capacitação para aprender sobre identidade de marca e mercado de beleza para atuar em projetos de economia criativa no mundo digital. Além disso, elas também receberão conhecimentos sobre diversidade e inclusão.

Será uma oportunidade de incentivar as participantes, fornecendo ferramentas para transformar suas vidas e comunidades. A trilha CRIA foi realizada pela área de ESG do Grupo Boticário e produzida pela Escola Conquer em parceria com a Cacilda Filmes, com roteiros do Instituto Kondzilla.

As aulas também irão focar na gestão de negócios e saúde mental, enfatizando a importância do bem-estar no caminho para o sucesso da criação de conteúdo para redes sociais.

Mirar no universo digital é um diferencial do projeto, principalmente ao considerar que as redes sociais ganham cada vez mais relevância para a produção e disseminação da cultura produzida na periferia. 

Com a iniciativa, o Grupo Boticário passa a dar destaque às milhões de pessoas que formam as periferias brasileiras. A aposta é uma oportunidade de alavancar a potência que movimenta e reafirma a identidade deste lugar.

Imagem de uma mulher branca de cabelos longos castanhos presos em um rabo alto. Ela veste uma blusa laranja e está fazendo as unhas de outra mulher. Ao fundo, prateleira com vários esmaltes.

Empoderamento feminino no Grupo Boticário

O Empreendedoras da Beleza é um projeto direcionado a mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam capacitação profissional. 

Para isso, são ofertados os cursos gratuitos de maquiagem & pele, maquiagem avançada, penteado, unhas, alongamento de unhas, vendas, desenvolvimento pessoal, empoderamento (Resgate seu Orgulho), empreendedorismo e criação de conteúdo (CRIA) para transformar a vida dessas mulheres.

Com a iniciativa, o Grupo Boticário reforça seus compromissos para o futuro com ações ESG que geram impacto positivo na vida de mulheres em todo o Brasil. 

Além disso, afirma sua aposta no empoderamento feminino como um importante movimento para o desenvolvimento da autonomia financeira e da autoestima das mulheres. 

Clique aqui para se inscrever.