8 de outubro de 2024
NotíciasGrupo Boticário e Instituto Kondzilla ampliam oportunidades para empreendedoras de regiões periféricas
O Grupo Boticário se uniu à Produtora Kondzilla e ao Instituto Kondzilla para promover o programa Empreendedoras da Beleza (EB) com o objetivo de oferecer capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Por meio da trilha CRIA, as participantes recebem conhecimento voltado à produção de conteúdo em redes sociais. O foco são as mulheres (cis e trans) que moram nas favelas brasileiras, locais em que 60% dos negócios são chefiados por mulheres, segundo pesquisa do Novo Outdoor Social. Em Portugal, a trilha também é destinada para as revendedoras.
As participantes terão aulas sobre como vender seus produtos nas redes sociais, trabalhar sua marca pessoal e explorar as oportunidades que este universo proporciona. De acordo com a pesquisa “Creators de Favela”, idealizada pela Digital Favela em parceria com Data Favela e YOUPIX, as “publis” são a principal fonte de receita para 60% dos influenciadores dessas comunidades.
Beat musical e filme Kondzilla e Grupo Boticário
Como parte da divulgação desta edição da trilha CRIA, foram desenvolvidos um beat musical e um filme conceito com a produtora Kondzilla. Os conteúdos buscam gerar identificação e proximidade com o público-alvo da iniciativa e exploram o tema do poder feminino e das oportunidades que surgem com a atuação no mercado de beleza.
Quem quiser cursar esta edição do CRIA precisa estar inscrito no Empreendedores da Beleza. O programa está com inscrições abertas e conta com 100 mil vagas. A trilha pode ser feita de maneira independente, mas a partir desta edição, aquelas que se matricularem e se formarem no CRIA, ganham o direito de realizar mais um curso do EB, entre maquiagem, penteados e outros. Clique aqui para se inscrever até o dia 30 de novembro.
Esta edição da trilha do CRIA, em específico, tem o objetivo de oferecer conteúdos de planejamento pessoal e profissional a milhares de empreendedoras da beleza das comunidades. Também estão previstas aulas sobre o uso de tecnologias e orientações sobre criação e presença digital.
Importância da iniciativa
Até hoje, o programa Empreendedores da Beleza já recebeu mais de 350 mil inscrições e formou mais de 64 mil mulheres. Ambos os ciclos ainda estão em andamento, mas já formaram mais de 3,7 mil participantes.
Para Francieli Aparecida Dutra, uma das participantes dos ciclos, o EB foi responsável por ensinar diversos recursos para que ela pudesse administrar melhor seu negócio e aprimorar seus conhecimentos.
Daniele Pereira Pires também participa dos ciclos e ressalta que a trilha CRIA ajuda a quebrar os tabus que as redes sociais podem causar em algumas pessoas.
“O medo da câmera, o receio de falar algo que possa nos comprometer, a vergonha de se expor e até o medo de parecer insistente. Com o passar do tempo, essa intimidade e proximidade com meus clientes se tornou algo natural e muito benéfico para o meu negócio, alavancando minhas vendas e criando um vínculo com quem consome meu conteúdo”, afirma.

Empreendedorismo social
Aproximadamente 16,6 milhões de brasileiros e brasileiras vivem em comunidades e movimentam R$202 bilhões com seus projetos de renda própria por ano, de acordo com o IBGE. O projeto CRIA busca impulsionar essas empreendedoras na criação de conteúdos, já que 75% dos jovens do Brasil sonham em se tornar influenciadores, segundo pesquisa da startup INFLR.
Além disso, 88% deles confiam no marketing de influência de moradores das comunidades e apenas 12% em influenciadores renomados. Esses dados foram revelados durante a Expo Favela, evento organizado pela Favela Holding.
Fomentar o desenvolvimento de criadores e criadoras de conteúdo nesses locais ajuda a combater a percepção distorcida que muitos têm sobre a vida, as necessidades e os desejos dos moradores das favelas.
Economia criativa para mulheres com o Projeto CRIA
As mulheres selecionadas pelo projeto CRIA vão passar por capacitação para aprender sobre identidade de marca e mercado de beleza para atuar em projetos de economia criativa no mundo digital. Além disso, elas também receberão conhecimentos sobre diversidade e inclusão.
Será uma oportunidade de incentivar as participantes, fornecendo ferramentas para transformar suas vidas e comunidades. A trilha CRIA foi realizada pela área de ESG do Grupo Boticário e produzida pela Escola Conquer em parceria com a Cacilda Filmes, com roteiros do Instituto Kondzilla.
As aulas também irão focar na gestão de negócios e saúde mental, enfatizando a importância do bem-estar no caminho para o sucesso da criação de conteúdo para redes sociais.
Mirar no universo digital é um diferencial do projeto, principalmente ao considerar que as redes sociais ganham cada vez mais relevância para a produção e disseminação da cultura produzida na periferia.
Com a iniciativa, o Grupo Boticário passa a dar destaque às milhões de pessoas que formam as periferias brasileiras. A aposta é uma oportunidade de alavancar a potência que movimenta e reafirma a identidade deste lugar.

Empoderamento feminino no Grupo Boticário
O Empreendedoras da Beleza é um projeto direcionado a mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam capacitação profissional.
Para isso, são ofertados os cursos gratuitos de maquiagem & pele, maquiagem avançada, penteado, unhas, alongamento de unhas, vendas, desenvolvimento pessoal, empoderamento (Resgate seu Orgulho), empreendedorismo e criação de conteúdo (CRIA) para transformar a vida dessas mulheres.
Com a iniciativa, o Grupo Boticário reforça seus compromissos para o futuro com ações ESG que geram impacto positivo na vida de mulheres em todo o Brasil.
Além disso, afirma sua aposta no empoderamento feminino como um importante movimento para o desenvolvimento da autonomia financeira e da autoestima das mulheres.
Clique aqui para se inscrever.