Guia de Segurança Digital do Grupo Boticário
Guia de Segurança Digital do Grupo Boticário
cuide-se bem na web também!
Vivemos em um mundo repleto de tecnologia e, em meio a toda essa praticidade e conveniência, também surgem riscos e ameaças digitais que podem comprometer sua segurança e privacidade.
É aí que entra o Guia de Segurança Digital do Grupo Boticário, um verdadeiro parceiro para ajudar você a navegar nesse universo de forma mais segura. Aqui você encontra dicas, orientações e boas práticas, que vão desde a escolha de senhas seguras até a proteção contra golpes.
Entre os compromissos do Grupo Boticário, estão a segurança e o bem-estar do meio ambiente e da comunidade. Este guia é mais uma forma de fazermos isso, contribuindo para a segurança digital das pessoas desse ecossistema. Conte com a gente para tornar a sua experiência online mais segura e, com certeza, belíssima!
cuidado real na vida virtual
Confira a seguir as dicas do Grupo Boticário para você se proteger no mundo virtual.
Proteção e segurança em ambiente digital
Senhas
Ter uma senha forte é uma das principais formas de evitar que indivíduos mal-intencionados acessem suas informações pessoais, redes sociais, contas bancárias e outros dados sensíveis. Senhas fracas, baseadas em palavras comuns (como @senha1234) ou informações pessoais que podem ser facilmente descobertas (como sua data de nascimento), podem colocar em risco sua privacidade e segurança. Veja a seguir como se proteger escolhendo senhas adequadas.
● Crie senhas longas e fáceis de memorizar, utilizando como base uma frase ou trecho de música que faça sentido para você, por exemplo – fácil de lembrar, difícil de descobrir!
● Seja criativo e diversifique letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
● E para reforçar ainda mais a segurança, troque suas senhas periodicamente e use uma senha diferente para cada conta – um gerenciador de senhas pode ajudar você nessa missão.
Autenticação de Múltiplos Fatores
Proteger suas contas online com senhas é fundamental. Mas ter apenas uma senha atribuída a cada conta pode não ser o suficiente para manter suas informações seguras. O MFA (Múltiplo Fator de Autenticação) pode ajudar: é um método que oferece camadas adicionais de segurança ao acessar a conta. Além da sua senha, é preciso fornecer outro “fator” para provar que é realmente você quem está acessando a conta.
- Ative o MFA sempre que essa opção estiver disponível em e-mails, redes sociais, serviços bancários e demais contas online.
- Explore diferentes fatores de autenticação: aplicativos de autenticação, biometria, SMS e e-mail de verificação são alguns dos mais comuns.
- Nunca forneça códigos de verificação ou tokens a terceiros, pois pode ser alguém tentando obter seus dados de MFA para acessar suas contas indevidamente.
Cuidados com links e anexos
Recebeu uma mensagem com uma promoção imperdível e um link para clicar? Ou um e-mail de um remetente desconhecido com um link ou botão? Não caia nessa! Pessoas mal-intencionadas usam esse tipo de conversa para fazer você clicar no link e perder o controle das suas informações preciosas.
- Não clique em nenhum anexo ou link de remetentes desconhecidos.
- Desconfie de toda mensagem alarmante ou promoção boa demais para ser verdade!
- Sempre confirme se o remetente é realmente quem diz ser antes de abrir qualquer anexo ou clicar em qualquer link.
- Se ficar em dúvida, confira a informação pelos canais oficiais da empresa/pessoa que está em contato com você.
E falando em canais oficiais:
Onde utilizar recursos online
Já ficou curioso ao ouvir o trecho de uma história no ônibus, mas chega a hora de descer e você fica dividido entre ouvir o desfecho ou seguir seu rumo? Parece uma história inocente, mas sabia que alguém pode estar atento a informações sigilosas que você possa estar usando em locais públicos? Para evitar olhares e ouvidos atentos, siga nossas dicas ao fazer transações bancárias, compras de produtos do Grupo Boticário e outras situações parecidas.
- Sempre que não estiver utilizando, deixe seu dispositivo bloqueado.
- Cuidado com olhares curiosos em sua tela em lugares públicos e, se preferir, instale uma película de privacidade em seu dispositivo.
- Durante ligações e videochamadas, considere usar fones de ouvido e um tom de voz moderado. Se a informação for confidencial, procure ambientes mais reservados.
Cuidados com a rede Wi-Fi pública
Redes públicas de Wi-Fi (aquelas disponíveis em cafés, restaurantes, aeroportos, hotéis, etc.) são convenientes, mas também podem ser um terreno fértil para ataques cibernéticos. Para usar essas redes, seja cauteloso.
● Evite acessar informações confidenciais, como senhas ou dados bancários.
● Certifique-se de que a rede Wi-Fi pública que você está usando é legítima e confiável, evitando conectar-se a redes com nomes suspeitos.
● Tenha atenção com qualquer comportamento estranho em redes Wi-Fi públicas, como solicitações de autenticação excessivas, páginas redirecionadas ou conexões instáveis.
● Se tiver a opção, ative uma VPN para proteger a sua conexão.
Sempre confira canais oficiais
Para garantir informações confiáveis, é importante conferir se você está acessando um canal oficial. Sites não oficiais podem ser uma fonte de golpe, tome cuidado ao compartilhar seus dados pessoais. Fique atento às características descritas a seguir.
- Endereços de sites (URLs) não oficiais normalmente são bem similares, mas têm letras ou números a mais, que não constam no nome da marca ou serviço.
- Evite acessar endereços (URLs) de banco por outros links (algumas URLs maliciosas podem chegar via e-mail, WhatsApp ou mesmo mensagem direta de redes sociais).
- Outra dica é verificar a data da última postagem, normalmente elas são frequentes e de alta qualidade.
- Você também pode verificar se o canal está vinculado ao site oficial da empresa ou organização que ele representa.
evite golpes, pois se tá seguro, tá beleza!
Os golpes na internet estão cada dia mais sofisticados, por isso precisamos ficar atentos e manter nossos dados protegidos. Já percebeu páginas ou propagandas falsas do Grupo Boticário circulando por aí? E o golpe do presente falso, ficou sabendo?