30 de janeiro de 2024
NotíciasPor conscientização ambiental, O Boticário lança “Projeto Extinto”
Você já imaginou como seria o cheiro da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, se ela não estivesse poluída? O Boticário, uma de nossas marcas, não só imaginou, como reproduziu esse aroma na fragrância Extinto Brasil, um projeto para a conscientização ambiental.
Graças a uma técnica chamada headspace, foi possível capturar amostras das moléculas aromáticas do ambiente sem danificá-lo. O odor do perfume é composto por notas aquáticas da Baía de Guanabara, florais, como violeta e jasmim, e notas das madeiras que compõem a floresta da região.
Durante um dia, um frasco enorme da fragrância ficou exposto em frente ao Museu do Amanhã, também na capital fluminense.
A ação pode até parecer uma campanha de lançamento de um produto de O Boticário, mas, na verdade, é um projeto de conscientização ambiental. A fragrância não será comercializada.
Conscientização ambiental mundo afora
Por se tratar de uma pauta de urgência mundial, o projeto não vai ficar restrito ao Rio de Janeiro ou ao Brasil. O Boticário vai lançar fragrâncias inspiradas em cheiros de diversas paisagens icônicas que estão ameaçadas pela poluição em outros continentes. Entre as cidades que vão receber a ação de conscientização ambiental, estão a Calábria, na Europa; a Ilha de Madagascar, na África; Nova Delhi, na índia; e Camberra, na Oceania.
Questão ambiental é coisa séria
A preservação e a conscientização ambiental estão entre as nossas prioridades há muito tempo. Temos a sustentabilidade como parte do nosso modelo de negócio há mais de 40 anos.
Entre as nossas iniciativas, destacamos o nosso programa de logística reversa, criado em 2006 e hoje considerado o maior do Brasil. São 4 mil pontos de coleta por todo o país, onde consumidores podem levar embalagens vazias de cosméticos de qualquer marca e trocar por descontos.