Ícone acessibilidade

Acessibilidade

10 de março de 2023

Artigos

Mulheres são maioria na liderança do Grupo Boticário

Áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação são destaques em igualdade de gênero na companhia; elas já são 70% dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Qualidade

Equidade de gênero é um tema prioritário para o Grupo Boticário. Ao longo dos seus mais de 45 anos de história, o Grupo trilha um caminho de valorização e inclusão da mulher dentro e fora da empresa, a partir de iniciativas e projetos concretos para garantir um ambiente de trabalho equânime,  que confira cuidado e bem-estar em diferentes aspectos. Em 2021, quando foram anunciados os Compromissos Para o Futuro, 52% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres, hoje elas já ocupam 55,4% dos postos de nível de gerência, direção e vice-presidência.

A empresa sabe e entende que há muito ainda o que evoluir, por isso, com o olhar voltado para a transformação por meio da beleza, assumiu  compromissos em prol da diversidade e da inclusão. Hoje, mais de 60% do quadro de colaboradores é composto por mulheres. Tal protagonismo está presente até mesmo em áreas onde comumente há maior representatividade masculina, como áreas de tecnologia, inovação e pesquisa. Nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Qualidade, a predominância é de mulheres cientistas, chegando a 70% dos colaboradores que compõem as equipes. 

Em 2015, o Grupo Boticário tornou-se signatário dos Princípios de Empoderamento da Mulher, declaração criada pela ONU propondo práticas com o objetivo de inspirar a comunidade empresarial a promover a equidade de gênero em seus negócios, gerando oportunidades iguais para homens e mulheres, espelhando o que deve acontecer na sociedade como um todo. Para além do ecossistema de beleza, o Grupo pretende seguir inspirando a sociedade para uma mudança de cultura, valorizando e empoderando as mulheres.