Ícone acessibilidade

Acessibilidade

23 de março de 2022

ArtigosBiodiversidade e Conservação

Fundação Grupo Boticário lança desafio com foco em recursos hídricos

Em até oito anos, estima-se que o mundo enfrente um déficit de 40% no abastecimento de água. Neste dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança uma campanha para reforçar a importância do uso responsável dos recursos hídricos.

Enquanto a ONU considera que 100 litros por dia é a quantidade ideal de água para as necessidades individuais de consumo, no Brasil, cada pessoa consome, em média, 200 litros. Como abrir os olhos para essa falsa sensação de abundância?

Para dar visibilidade a esse cenário, a Fundação Grupo Boticário convidou três influenciadores para viverem ‘24 Horas de Futuro’, antecipando um cenário que buscamos evitar para 2030. “O que faríamos se, assim como o planeta, nosso consumo ideal de água também fosse reduzido em 40%, passando de 100 litros diários para apenas 60 litros? A campanha lança esse desafio para que as pessoas percebam que restrições podem vir em um futuro muito próximo e entendam que a hora de se preocupar com a segurança hídrica é agora. Essa preocupação deve ser de todos”, afirma a gerente de Educação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário, Thaís Machado Gusmão.

A atriz Rayssa Bratillieri; a gestora ambiental Gabriela Marcondes, do Sustentável na Prática; e Maria Constantino, do Maria Virou Eco, toparam o #Desafio24HorasDeFuturo e terão a missão de adaptar suas rotinas durante 24 horas e usar, no máximo, três galões de 20 litros para tomar banho, dar descarga, cozinhar, limpar a casa, se hidratar, escovar os dentes, lavar roupa, regar as plantas, lavar a louça.

A missão da campanha é mostrar para as pessoas que boas práticas de economia de água devem ser implantadas imediatamente, contribuindo para o uso mais racional de um recurso que cada dia fica mais escasso. “Economizando água em casa hoje, podemos fazer uma grande diferença para o meio ambiente, saúde e bem-estar. Trata-se de uma preocupação que deve estar presente em todos os setores da sociedade”, finaliza Thaís, lembrando que o cuidado com a água é um dos temas prioritários para a Fundação Grupo Boticário.

Exemplo disso é o movimento Viva Água, idealizado pela instituição e presente na bacia do Rio Miringuava (PR) e na região hidrográfica da Baía de Guanabara (RJ), que envolve múltiplo atores de diferentes setores com o objetivo comum de contribuir com a segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento de negócios com impacto socioambiental positivo a partir de ações de conservação e restauração da natureza.

BOX

Confira alguns consumos médios de água que costumamos ter ao longo do dia:

– Descarga de 6 segundos no vaso sanitário: 10 litros de água

– Torneira aberta por 1 minuto: 12 a 20 litros de água

– Torneira pingando por 1 dia: 46 litros de água

– Banho de 5 minutos no chuveiro: 60 litros de água

– Lavar roupa na máquina: 80 a 120 litros de água