22 de novembro de 2024
O Boticário altera fachada de lojas para homenagear mulheres empreendedoras
Para apoiar e dar visibilidade a mulheres empreendedoras, o Grupo Boticário incluiu o nome de franqueadas na fachada de algumas lojas de O Boticário. A ação faz parte da campanha do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro.
Ao todo, cinco franqueadas participam da ação – uma em cada região do Brasil. A empresa selecionou os nomes de acordo com a história, conexão com a marca e relevância nos resultados.
Essa iniciativa faz uma justa homenagem às mulheres, que são figuras fundamentais para o sucesso do negócio. Para se ter ideia, as empreendedoras iniciaram as primeiras franquias da marca há mais de 40 anos. Hoje, elas comandam 63% das lojas de O Boticário.
Seja na gestão das lojas ou na ponta consumidora, as mulheres estão no centro do negócio. Elas também formam 70% da base de clientes do Grupo.
“Há a crença de que a força e o poder feminino fazem a diferença na construção de um negócio de sucesso e temos isso como premissa da marca há 47 anos”, afirma Renata Gomide, VP de marketing do Grupo Boticário. A campanha do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino ainda envolve uma série de conteúdos nas redes sociais, além da criação de uma landing page exclusiva sobre empreendedorismo feminino. Nela, é possível acessar todos os projetos do grupo que abrem espaço para mulheres empreendedoras.
Grupo Boticário valoriza mulheres empreendedoras todo dia
Não se trata de uma ação isolada. Para o Grupo Boticário, o empreendedorismo feminino é um assunto levado a sério diariamente, sendo uma das temáticas mais trabalhadas do escopo ESG.
Internamente, as mulheres têm destaque. De acordo com o Relatório ESG 2023 da empresa, as mulheres compõem 60% do quadro geral de colaboradores. Quando olhamos para os cargos de liderança, elas representam mais da metade (56%).
A companhia fomenta o interempreendedorismo com um ambiente de trabalho mais feliz, onde o erro é visto como oportunidade de aprendizagem.
Mas os esforços para promover o empreendedorismo feminino superam as fronteiras da própria empresa.
O projeto Empreendedoras da Beleza, por exemplo, oferece formação profissionalizante online para todo o Brasil na área da beleza. O objetivo é capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Já são mais de 400 mil mulheres inscritas e mais de 75 mil formadas entre 2021 e 2024. Após a conclusão do programa, 57% das participantes relataram um aumento em suas rendas.