27 de fevereiro de 2025
Grupo Boticário conquista selo inédito em diversidade etária no setor de beleza
Certificação “Age Friendly” reflete o compromisso da companhia com a diversidade etária e fortalece o movimento Pacto Prateado, lançado pela empresa em 2024 durante o ano antietarista
Reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão, o Grupo Boticário alcançou um marco inédito no setor de beleza no Brasil ao conquistar a certificação Age Friendly. Concedido pelo Age Friendly Institute, representado no país pela Maturi – empresa dedicada à empregabilidade, empreendedorismo e inclusão de profissionais 50+ no mercado de trabalho –, o selo certifica as organizações que promovem a valorização e inclusão de profissionais 50+.
A conquista chancela o comprometimento do Grupo Boticário em construir um ambiente cada vez mais diverso, inclusivo e livre de estereótipos, ampliando o impacto positivo na sociedade. A certificação reconhecida globalmente, completa 2 anos de atuação no Brasil, e foi criada para apoiar profissionais acima de 50 anos na busca por oportunidades no mercado, destacando empresas que promovem a inclusão etária.
Diversidade e Inclusão é um tema que permeia todas as áreas do Grupo Boticário, impactando positivamente o negócio e os públicos interno e externo. A certificação Age Friendly é um marco significativo, pois valida o avanço da jornada com foco em D&I da empresa. “Sermos reconhecidos como uma das melhores empresas para profissionais 45+ trabalharem nos motiva a seguir promovendo a inclusão de forma contínua. Nossa missão é transformar o mundo por meio da beleza para gerar impactos positivos na sociedade, para isso seguiremos trabalhando ativamente para continuar contribuindo para uma sociedade antietarista, combatendo estereótipos e valorizando diferentes trajetórias. Ser uma empresa verdadeiramente diversa e inclusiva exige que esses princípios estejam enraizados em nossa cultura, guiando iniciativas consistentes e efetivas.”, conclui Rony Santos, Gerente Sr. de ESG D&I do Grupo Boticário.
O processo de certificação, conduzido pelo Age Friendly Institute, envolveu uma análise criteriosa, incluindo entrevista, avaliação de indicadores sobre representatividade etária, estratégias corporativas, políticas afirmativas, grupos de afinidade, metas, programas de desenvolvimento e benefícios. Além disso, a análise comparou o desempenho do Grupo com outras empresas no Brasil, verificando se suas práticas estavam acima da média do mercado. As iniciativas realizadas pela empresa nessa frente, especialmente um ano temático dedicado inteiramente a esse tema com lançamentos como a Trilha Antietarista, os eventos de capacitação focados no público 45+ e o Pacto Prateado, fortaleceram o reconhecimento e a obtenção do selo.
Atualmente no Brasil, apenas 14 empresas possuem a certificação e o Grupo Boticário se torna a primeira empresa do setor de beleza com a certificação. Esse reconhecimento consolida todas as ações históricas e o compromisso do negócio em continuar avançando no tema. O Grupo Boticário é pioneiro nessa temática desde 2019, quando integrou o grupo de empresas responsáveis pela criação do primeiro Fórum brasileiro dedicado à diversidade etária: O Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho. “Ver o Grupo Boticário conquistando o selo da Certificação Age Friendly Employer mostra que estamos avançando para um mercado cada vez mais diverso. Valorizar profissionais 50+ não é só uma questão de oportunidade, mas também de inovação e respeito à experiência de quem já viveu tantas fases de vida e carreira, seja dentro da organização ou no mercado.” ressalta Morris Litvak, CEO e Fundador da Maturi.
Jornada consistente em D&I
O Grupo Boticário tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com metas concretas alinhadas à sua agenda ESG e atuação estratégica em todo o negócio, do desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o envolvimento da cadeia de valor. Ciente dos desafios dessa jornada, a companhia desenvolve iniciativas estratégicas voltadas para cinco dimensões prioritárias: pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas 45+, com a atribuição de um tema-foco a cada ano, desde 2020, em busca de ampliar a visibilidade e a conscientização sobre esses temas.
Em 2024, o foco esteve na diversidade etária, impulsionando iniciativas estratégicas voltadas à inclusão e o combate ao etarismo. Como parte desse movimento, a companhia lançou o Pacto Prateado, reunindo um conjunto de iniciativas antietaristas, com o objetivo de impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges, considerando suas singularidades, vivências e interseccionalidades.
Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre o etarismo, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com a Maturi tem sido fundamental para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+, possibilitando a construção e o patrocínio de eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, que já capacitaram centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Além de ser patrono, o Grupo Boticário também apoia o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, e lançou o programa “Novos Começos”, que capacitou mais de duas mil mulheres 45+ em empreendedorismo. Além disso, em outubro de 2024, O Boticário, uma das marcas da empresa, realizou a ação especial “Seu Auge é Hoje”, transmitida na novela Mania de Você, da TV Globo, abordando temas como climatério e os desafios do envelhecimento.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos. A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br