30 de janeiro de 2025
NotíciasEstão abertas as inscrições para o Programa de aceleração do Grupo Boticário
Oportunidade contempla startups com soluções inovadoras nos mercados de beleza e varejo

Estão abertas, até o dia 10 de fevereiro, as inscrições gratuitas para a 5ª edição do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário Ventures, uma iniciativa voltada para startups com propostas disruptivas nos mercados de beleza e varejo nas seguintes verticais: Fintech, Beautytech, Retailtechs, Marcas de produtos e/ou serviços de beleza e bem-estar
O programa tem como objetivo fomentar a inovação aberta, promovendo parcerias entre o Grupo Boticário e startups que possam contribuir para o desenvolvimento de novos mercados e soluções tecnológicas.
Durante os cinco meses de aceleração, as startups selecionadas terão a chance de se conectar com um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo, além de receber mentorias e suporte técnico para desenvolver suas soluções em sinergia com o Grupo Boticário.
Sobre o programa
Organizado pela área de Corporate Ventures do Grupo Boticário, o programa visa atrair startups com produtos mínimos viáveis (MVPs) já validados ou em fase operacional. Desde a sua criação, em 2021, o programa já impulsionou 29 startups, consolidando-se como uma referência em inovação no setor de beleza.
Em 2024, o programa recebeu 402 inscrições, selecionou 10 startups e mapeou 57 oportunidades de negócio com as empresas aceleradas. Mais de 200 pessoas, entre mentores e executivos, estiveram envolvidas no processo.
Quem pode participar
Startups de qualquer lugar do Brasil podem se candidatar, desde que atendam aos seguintes requisitos:
- Atuar nos segmentos de beleza ou varejo;
- Ter soluções tecnológicas inovadoras e escaláveis;
- Estar em estágio operacional ou de tração;
- Possuir alto potencial de crescimento e sinergia com o Grupo Boticário.
Durante o processo seletivo, serão avaliados aspectos como o perfil dos fundadores, levando em consideração sua experiência, dedicação e diversidade.
Também será avaliado o estágio de maturidade da startup, identificando o progresso alcançado. O grau de inovação da solução proposta e seu potencial de escalabilidade terão destaque, assim como a afinidade entre os objetivos e valores da startup e os compromissos do Grupo Boticário.
Benefícios
As startups selecionadas terão acesso a diversas vantagens, incluindo um programa equity-free, no qual o Grupo Boticário não exige participação societária.
Além disso, poderão explorar o ecossistema da empresa, com mentorias, oportunidades de networking com executivos e acesso às instalações da multinacional.
Cada startup também contará com um aprendizado personalizado, recebendo um plano de mentorias alinhado aos seus desafios e objetivos específicos.
Para Thais Ramos, fundadora e CEO da startup De Benguela – primeira loja do Brasil especializada em diferentes texturas de cabelo crespo natural para alongamentos e apliques- e participante da 3ª edição, “O programa foi um divisor de águas na nossa empresa. Trata-se de um modelo de aceleração real, abrangente e cheio de possibilidades”, afirma Thais.
A De Benguela nasceu a partir da experiência de Thais, que enfrentou anos de problemas capilares devido a alisamentos químicos, resultando em sinais de alopecia.
Paralelamente, ao tentar ajudar uma amiga em transição capilar que enfrentava baixa autoestima após cortar os cabelos, Thaís descobriu que não existiam opções de cabelos crespos naturais para alongamentos no Brasil, apenas em sites internacionais.
Essa descoberta a fez questionar pela primeira vez a beleza de seu próprio cabelo natural e despertou a vontade de oferecer esse produto para outras mulheres em transição capilar, aliviando um processo muitas vezes difícil.
“Na mesma noite, após refletir sobre o tema, recebi uma mensagem da minha mãe, que havia sonhado comigo abrindo uma loja para mulheres negras chamada Tereza De Benguela”, relembra.
Foram meses de planejamento e pesquisa, até fundar a De Benguela em 2016, com apenas seis cabelos em estoque, mas com a missão de transformar o mercado capilar brasileiro. Sete anos depois, em 2023, a Startup de Thais foi contemplada pelo Programa do Grupo Boticário Ventures.
“Sai do programa com um outro olhar, enxergando possibilidades que eu não dava tanta importância antes. Me sinto inclusive mais madura para a tomada de certas decisões e enxergando muitas possibilidades em relação ao futuro”, enfatiza a CEO da De Benguela.

Cronograma
Confira abaixo as etapas e fases do Programa:
- Inscrições: 20/01 a 10/02/2025
- Live de dúvidas: 04/02/2025
- Avaliação das inscrições: Fevereiro.
- Bancas avaliadoras: 31/03 a 04/04/2025.
- Divulgação das selecionadas: Segunda quinzena de abril.
- Aceleração: Maio a setembro de 2025.
O processo inclui um evento presencial de abertura em maio, em São José dos Pinhais (PR), e um encontro de encerramento em São Paulo (SP), garantindo integração entre as startups e o ecossistema do Grupo Boticário.
Impacto do programa

O Grupo Boticário tem se destacado no ranking 100 Open Startups, que reconhece empresas que mais promovem inovação aberta com startups, alcançando o 22º lugar geral em 2024 e consolidando sua liderança na categoria Indústria Cosmética.
Esse reconhecimento reflete o compromisso do grupo com o empreendedorismo, fortalecendo sua posição como parceiro estratégico de startups e fomentando a inovação no mercado.
Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do Programa ou entre em contato pelo e-mail [email protected].