3 de setembro de 2024
Olfato em FocoA importância do olfato: perfumando a evolução humana
Como você já deve saber, a sobrevivência da nossa e de outras espécies depende da interação entre indivíduos e o ambiente. Ela acontece por meio dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Hoje, vamos focar na importância vital do olfato.
Aliás, o olfato é o nosso sentido mais antigo. Ele atua como uma sonda, nos conectando diretamente com o mundo ao nosso redor.
A parte que entra em contato com o ambiente externo é composta por células sensoriais neurais, o que ajuda a explicar a grande importância do olfato.
Importância do olfato: uma breve história da humanidade
Nossos ancestrais dependiam muito do olfato para encontrar fontes de alimentos, tanto para a caça quanto para a identificação de plantas comestíveis.
Além disso, os odores serviam para alertar sobre possíveis ameaças no ambiente, como frutas estragadas, presença de grupos inimigos e potenciais predadores.
Outra função que revelava a vital importância do olfato era na escolha de parceiros sexuais. Homens, por exemplo, sentem-se mais atraídos por mulheres que estão no período fértil.
Naturalmente, indivíduos com olfato mais apurado tinham maior probabilidade de encontrar alimentos, fugir de ameaças e se relacionar com outras pessoas.
Tudo isso conferia a eles vantagem na competição por recursos e maior chance de sobrevivência e reprodução.
E hoje em dia, o olfato ainda tem importância vital?
A resposta é direta e simples: sim!
Mesmo com a evolução da comunicação verbal e o estabelecimento de comunidades fixas (o qual aumentou a disponibilidade de alimentos), o olfato mantém sua relevância.
Esse sentido ainda nos alerta sobre os perigos ambientais, como o cheiro liberado por substâncias tóxicas.
Além disso, sentir os odores do ambiente está relacionado à nossa socialização e ao nosso bem-estar físico e mental. Isso ficou evidente durante a pandemia do Covid-19, em que muitas pessoas apresentaram algum grau de anosmia.
Conheça o Centro de Pesquisa do Olfato do Grupo Boticário
Sabendo da importância vital desse sentido, o Grupo Boticário criou o Centro de Pesquisa do Olfato.
Esse centro fomenta conhecimento no campo da pesquisa sobre o olfato e sua relação com o comportamento e bem-estar a fim de entender as sensações causadas pelos odores. Com isso, contribui para o desenvolvimento de novas fragrâncias, sempre levando em consideração a diversidade sensorial.