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4 de abril de 2023

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Grupo Boticário registra R$ 23,6 bi em vendas em 2022 e acelera crescimento de 31% no período

Resultado recorde reflete construção do ecossistema de beleza e centralidade do cliente com orquestração de novos ativos, negócios e parceiros

As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 23,6 bilhões em 2022, crescimento de 31% em relação a 2021 e de 50% nos últimos dois anos. O crescimento expressivo reflete a estratégia da companhia para a formação de um ecossistema de beleza, que expande a presença para novos mercados e a atuação em formato de plataforma. 

“Os resultados são reflexo de uma estratégia bem executada e orquestrada, que soma nossa potência como indústria e rede à uma grande plataforma conectora, que pensa a beleza e o mercado de forma integrada, com marcas e negócios próprios, como O Boticário, Eudora, Vult e Quem Disse Berenice, produtos licenciados, exemplo de Australian Gold, e também com marcas terceiras no e-commerce e marketplace de Beleza na Web. Essa interação entre diferentes ativos e plataformas nos conecta com criadores de produtos e serviços de beleza do país e do mundo, criando um portfólio robusto de soluções que atende nossos consumidores, clientes e parceiros de forma completa”, afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.

Em 2022, os investimentos se mantiveram em patamar elevado e superaram R$ 1 bilhão. Cerca de 30% do resultado foi proveniente de lançamentos (produtos lançados há menos de um ano) a fim de atender às demandas e desejos dos consumidores que, cada dia mais, valorizam marcas alinhadas aos seus propósitos e que investem em pesquisa e desenvolvimento,  inovação, sustentabilidade e tecnologia. 

O acelerado e histórico resultado se deve à integração e complementaridade de diferentes canais. A companhia encerrou 2022 com um pátio de lojas físicas consolidado, somando mais de 4 mil pontos de vendas próprios e da sua rede franqueada. No ano, mais de 700 lojas foram reformadas e a oferta de serviços omnicanal potencializada, incluindo Clique&Retire, venda por WhatsApp, Prateleira Infinita entre outros, que juntos, potencializam a estratégia de experiência de compra. 

No período, também foi registrado aumento da base de venda direta além do avanço das vendas digitais, com destaque ao e-commerce e marketplace Beleza na Web, que cujo portfólio chegou a 960 marcas licenciadas e terceiras – número 76% maior em comparação a 2021 – e crescimento da divisão B2B do Grupo Boticário.

A operação B2B passou a contar com 66 mil pontos de venda presentes em todo o território nacional em 2022. Mais da metade dos PDVs estão no varejo farmacêutico com portfólio de 400 SKUs e cinco marcas comercializadas no segmento. Além de farmácias, perfumarias, e-commerces, lojas de departamento e redes alimentares ampliam possibilidades de contato com os consumidores, clientes e parceiros de negócio.

Os hábitos de consumo que surgiram na pandemia permaneceram e intensificaram os resultados de cabelos, categoria que mais avançou em 2022 e registrou crescimento de 42,5% na comparação com o ano anterior. Na sequência, destaque para perfumaria com 33% de crescimento e cuidados pessoais, com 25,8%. 

No ano, a base ativa de clientes identificados (compradores distintos no ano) do Grupo Boticário cresceu 18% frente a 2021, o que corresponde a 21,2 milhões de novos brasileiros.  “O ecossistema de beleza envolve um profundo conhecimento do nosso consumidor, que é cross-marcas e cross-canal. Queremos potencializar a customização de ofertas aos nossos clientes dentro dessa estratégia, entrando ainda mais valor, inteligência e conteúdo, o que aumenta a relevância das nossas interações com esse público”, conclui o CEO, Fernando Modé. 

Agenda ESG e reconhecimentos em 2022

A sólida estratégia de negócios do Grupo Boticário centrada no cliente reafirma o propósito da empresa em criar oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao seu redor. O impacto positivo na sociedade e em todo o ecossistema da beleza levou a companhia a ser reconhecida por premiações renomadas no Brasil e no mundo, como Dow Jones Sustainability Index que avaliou a companhia como a 6ª empresa de beleza mais sustentável do mundo em 2022.

Pelo novo ano consecutivo, a companhia também figurou entre as empresas de melhor reputação no Brasil Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco). Outros importantes reconhecimentos foram concedidos pelo Great Place to Work® Brasil: a 1ª posição pelo GPTW Varejo na categoria Grandes Empresas, a 6ª posição no GPTW Nacional e Paraná. 

Pelo segundo ano consecutivo, é destaque na pesquisa State Of Data Brasil 2022, sendo a 2ª melhor empresa latino-americana para atuar com dados e a 4ª melhor entre todas as nacionais e mundiais que atuam no país, segundo pesquisa Data Hackers, maior comunidade de dados do país, e pela Bain & Company, consultoria global que apoia a atuação de empresas no mercado de trabalho de dados brasileiro.

Novos negócios como plataformas habilitadoras

A construção do ecossistema é ainda acompanhada por plataformas habilitadoras que expandem o conceito de beleza, os modelos de negócios e a interação com diversos parceiros – franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers, fornecedores e marcas.

Por meio da fintech Mooz, o Grupo Boticário oferece soluções digitais em meios de pagamento para o varejo, entregando agilidade, autonomia e previsibilidade ao setor. A cearense Casa Magalhães e a gaúcha GAVB, por sua vez, chegaram para alavancar a agenda de transformação digital da companhia a partir da ampliação do seu conhecimento em digitalização, análise de dados, inteligência e produtos digitais ao ecossistema das suas marcas e canais. Enquanto, o blog “Loucas por Beleza” oferece conteúdo e entretenimento em Beleza na Web, revertendo em conhecimento para a marca, compras e retenção aos sellers.

Em 2022, novas empresas também passaram a compor o ecossistema do Grupo Boticário. Com a chegada da logitech Equilibrium, foi criada uma plataforma para gestão logística das entregas em todos os canais da empresa, fortalecendo a estratégia de omnicanalidade para entregar mais rápido e garantir melhor experiência ao consumidor. 

Já a beautytech DR. JONES chegou para reforçar o  portfólio de cuidados masculinos diários (barba, cabelo, pele e banho) e, mais recentemente, concluiu-se a aquisição da  Truss Professional, marca nacional dentre as líderes no segmento de produtos capilares com ampla presença em salões de beleza no Brasil e no mundo. A chegada de Truss marcou a estreia do Grupo Boticário no segmento de salões e ampliou significativamente sua presença na categoria de cabelos, reforçando a atuação com novos públicos e parceiros, como o profissional de beleza.