Ícone acessibilidade

Acessibilidade

1 de novembro de 2021

ArtigosGrupo boticárioInovação

Administração do Grupo Boticário inicia jornada 100% remota

Da indústria ao administrativo, cultura e tecnologia unem profissionais de diferentes atividades em formatos remoto, híbrido e presencial; nova prática prioriza bem-estar, ganho de agilidade e diversidade das equipes

O Grupo Boticário anuncia a implementação de novos modelos de trabalho para seus mais de 12 mil colaboradores por todo o país. De forma inédita em seus 44 anos de história e na vanguarda do setor, a partir de agora as áreas administrativas da companhia passarão a trabalhar de forma 100% remota, enquanto as demais serão divididas entre os modelos híbrido e presencial, de acordo com as atividades desempenhadas. As novas práticas estão pautadas na inovação, priorização da tecnologia e bem-estar, visando ganho de agilidade e eficiência.

“O RH desempenha uma função fundamental hoje em dia nas organizações, em movimentos como esse, mostramos o quanto estamos atentos às tendências e necessidades dos nossos times. Com a novidade, vamos oferecer uma experiência totalmente nova aos nossos colaboradores, muitos deles agora podem morar em qualquer lugar do Brasil. Isso amplia também nossa diversidade e capacidade de atração de talentos.  E isso se reflete para os consumidores, na qualidade dos serviços e produtos que oferecemos”, destaca Sandro Bassili, Vice-Presidente de Pessoas do Grupo Boticário.

Para garantir harmonia e alinhamentos entre todas as equipes do Grupo Boticário – da indústria ao administrativo -, os novos modelos de trabalho priorizam a comunicação assíncrona e digital. A empresa disponibilizará diversos treinamentos e contará com profissionais dedicados a acompanhar o período de transição, com forte participação da liderança. A partir das orientações do RH, os colaboradores poderão adotar boas práticas como uso de canais oficiais para mensagens no lugar de reuniões, flexibilidade de horário e autonomia para delimitar bloqueios na agenda para momentos de foco, almoço, rotina com filhos, e outras atividades.

Aqueles que não necessitem de estrutura física específica, como equipamentos disponíveis exclusivamente nos escritórios e fábricas, ficarão oficialmente designados ao trabalho remoto. O modelo híbrido será adequado especialmente às áreas de pesquisa, que periodicamente precisam estar nos laboratórios da empresa. Já os responsáveis por lojas próprias do Grupo Boticário, pela produção em fábricas e centros de distribuição, permanecerão exercendo suas funções presencialmente.

“A pandemia trouxe discussões e oportunidades inéditas para todos nós, que não podem ser ignoradas. Sabemos do tamanho do desafio de conciliar diferentes modos de trabalho a variados ofícios e necessidades. Mas nos preparamos para essa mudança e estamos confiantes de que nossas essências e cultura digital fortalecerão nossa união”, completa Bassili. A medida entra em vigor a partir de setembro e será reavaliada depois de um ano da implantação. O acompanhamento contínuo levará em consideração pesquisas de satisfação e clima dentro da empresa. Para quase metade dos colaboradores, que estarão nos modelos híbrido e remoto, uma agenda de encontros presenciais bimestrais facilitará a integração do time durante a transição.