Treinamento AWS
Juntos, Grupo Boticário e Amazon Web Services (AWS) se unem com a missão de impactar 300 mil pessoas com conteúdos relacionados à tecnologia de nuvem (Cloud) até 2024.
A iniciativa consiste na oferta de capacitações online gratuitas voltadas para o público geral, instituições de ensino superior, organizações sem fins lucrativos e startups. A colaboração da AWS com o Grupo Boticário começou em 2020 e, desde então, as empresas estão comprometidas em alavancar o conhecimento da tecnologia no Brasil.
Para o público geral
Conteúdos de capacitação para quem está começando em nuvem e também para quem quer se preparar para a prova de certificação em nuvem da AWS. Para pessoas de todas as origens, carreiras e especialidades. Não é necessário conhecimento técnico.
Para startups
Conteúdos de fácil aprendizado para acelerar o crescimento do negócio, indicado para todos os integrantes de startups, de founders à equipe técnica, de forma a oferecer habilidades em nuvem para ajudá-los a escalar o negócio.
Instituições de ensino superior
Incluindo estudantes, professores, ex-alunos, funcionários administrativos e pesquisadores – podem realizar o CursoAWS Cloud Practitioner Essentials, com carga horária de 8h e duração de 2 semanas, remoto com horários síncronos, ministrado por um instrutor certificado AWS. Haverá, então, um teste de conhecimento para uma seleção de 300 participantes que receberão um voucher para a realização do exame da AWS Cloud Practitioner Foundational gratuitamente.
Qual a importância da iniciativa?
Desenvolvimento de novos negócios no país
Acreditamos no poder da tecnologia como ferramenta de transformação da sociedade. O setor de tecnologia é base para o desenvolvimento de novos negócios, aumento de produtividade e geração de renda e reforçamos o compromisso do Grupo Boticário com a sociedade por meio da promoção da educação e da capacitação pessoal e profissional.
Lacuna de profissionais em tecnologia
Nosso objetivo é garantir que estamos trabalhando para a redução do gap de profissionais no longo prazo em tecnologia. Segundo levantamento da Brasscom, até o final de 2020, o Brasil tinha 159 mil postos de trabalho em aberto, mas só formou 53 mil profissionais na área de tecnologia. O mesmo grupo faz uma estimativa que a demanda aberta por profissionais de tecnologia deve chegar a 797 mil postos até 2025, ou seja, haverá um gap de 530 mil vagas não preenchidas na área.
Impacto social
Grupo Boticário e AWS são duas empresas com raízes varejistas e de tecnologia. Ambas líderes nos seus segmentos, as quais decidiram utilizar conjuntamente a sua influência no mercado para gerar impacto social imediato, capacitando gratuitamente milhares de profissionais para trabalhar com as novas tecnologias.
Por que o ensino de Cloud?
Cada vez mais os profissionais que trabalham com computação em nuvem têm posições estratégicas e de destaque na estrutura organizacional das empresas, isso se deve a dois motivos principais:
- a inclusão contínua de sistemas e softwares que funcionam na nuvem na rotina das equipes nas empresas;
- o fato de essas soluções significarem redução de custos para as empresas.
Carreiras em cloud computing possuem média salarial acima de 8 mil reais. A previsão é que, até 2025, a tecnologia de nuvem seja a habilidade com maior demanda no mercado de trabalho mundial.
Cloud no Grupo Boticário
Estamos nas fases finais da migração da nossa operação de produtos digitais para a nuvem da AWS. O nosso case interno é referência inclusive para AWS, dada a complexidade da mudança. Com impacto indireto em toda a nossa cadeia de operações, a migração para a Cloud trouxe um movimento fundamental para a escalabilidade sustentável e digitalização dos nossos canais, além de:
- Escalabilidade com eficiência
- Otimização da infraestrutura física
- Crescimento sustentável
- Segurança nas operações
- Melhor custo-benefício