Ícone acessibilidade

Acessibilidade

Sobre a Vacina

O que esta vacina previne?

Vacina para prevenção do Vírus do Papiloma Humano (HPV), que é a doença sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo. Geralmente não apresenta sintomas, o que resulta em altos índices de transmissão sem o conhecimento e coloca o HPV entre os principais causadores de câncer de colo do útero, anal, peniano e de orofaringe (garganta).

A vacina é recomendada para qual público e idade?

É recomendada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e meninos e homens de 9 a 26 anos de idade. A vacina consta no calendário vacinal público do SUS para crianças e adolescentes.

Quantas doses fazem parte do esquema vacinal completo da vacinação HPV?

O esquema vacinal para adultos prevê três doses da vacina (com intervalos de 2 e 6 meses da 1ª dose).

Para crianças e adolescentes, consultar orientação SUS.

A vacina é segura na mulher adulta?

Sim. Não há registro de eventos adversos graves relacionados à vacinação em nenhuma faixa etária. Diversas agências regulatórias em todo mundo avaliam sua segurança, e as vacinas contra HPV existentes confirmam, na prática, um excelente perfil de segurança, já documentado nos estudos iniciais.

Tenho / já tive o vírus do HPV. Posso me vacinar?

Sim! A vacinação é recomendada para esses casos também.

Mesmo para mulheres que já tiveram lesões precursoras de alto grau e foram tratadas, vários estudos demonstraram que a vacinação após o tratamento pode diminuir as recidivas. Sabe-se que mulheres que desenvolveram lesões por HPV possuem cofatores que facilitam a ação viral e que esses cofatores tendem a continuar presentes e podem resultar em patologias em outros locais. Assim, as mulheres com lesões precursoras são, teoricamente, de maior risco para outras lesões relacionadas e a vacinação teria, assim, uma indicação mais precisa.