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16 de fevereiro de 2022

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O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil, aponta ABF

O ranking das 50 Maiores Redes de Franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que a marca O Boticário, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar se mantém firme em 1º lugar, com um total de 3.652 unidades em 2021, aumento de 0,9% versus 2020.

Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações compiladas pelas próprias marcas. “Evolução de maturidade”, “maior consolidação”, “variedade de segmentos” e “formatos” são os principais insights observados no ranking, o sistema audita eletronicamente essas informações por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados.

Em sua sexta edição, predominou no levantamento marcas de Alimentação entre as Top 10, com quatro redes, seguida de “Serviços e Outros Negócios”, com duas; e uma representante de “Saúde, Beleza e Bem-Estar”, “Moda”, “Casa e Construção”, e “Serviços Automotivos”. Durante o estudo, o número mínimo de unidades das Top 50 aumentou 29% na comparação entre 2020 e 2021, passando de 315 para 406 operações.  Já o total de unidades das Top 50 avançou 23% no mesmo período. A alta é muito relevante, levando-se em consideração que 2021 foi, ainda, um ano muito impactado pela pandemia. Esse aumento havia sido de 5% no período anterior (2019 para 2020).

 Outro indicador que revela um maior grau de maturidade do franchising brasileiro, e também reafirma sua resiliência e capacidade de reação, é o aumento do número de redes que somam mais de 1.000 unidades. Esta edição reúne 21 redes entre as Top 50 que atingiram essa importante marco, com 16 no ano passado e 17 em 2020. Além disso, 46 são brasileiras e 43 têm sede no Sudeste.

“Quando fazemos o retrato das cinquenta maiores, identificamos movimentos importantes. Primeiro, que as redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso. De outro lado, Alimentação, um dos segmentos mais tradicionais do setor, abriu espaço para outros ramos, incluindo B2B. Notamos também que muitas redes alavancaram seu crescimento com modelos alternativos de operação, principalmente home based e virtual”, declara André Friedheim, presidente da ABF.

Fator de grande relevância para as redes, o tempo de atuação no mercado entre as franquias com 10 anos ou mais se manteve em 71% no ano passado, como em 2020. Já as marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, saltando de 2% para 12%. “Em que pese que os anos de estrada continuem sendo muito importantes, acompanhamos o dinamismo do setor com a chegada e o desenvolvimento rápido de entrantes relativamente jovens”, comenta o presidente da ABF.

Para acessar o ranking ABF das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades, clique aqui.