Ícone acessibilidade

Acessibilidade

9 de novembro de 2023

ArtigosProjetos - CPO

Lançamento do projeto Painel Olfativo Inclusivo

Companhia possui  73% dos produtos desenvolvidos em 2022 com  atributos de diversidade e inclusão e a chegada do  projeto pioneiro reforça movimento que concede protagonismo de grupos minorizados e modelo de negócio com centralidade no cliente

O Grupo Boticário, uma das principais empresas globais de beleza, é profundamente comprometido com princípios de diversidade e inclusão, propondo uma verdadeira transformação da percepção social acerca do tema, por meio de ações e iniciativas. Nesta jornada, a companhia destaca o desenvolvimento do Painel Olfativo inclusivo, projeto pioneiro no mercado, que tem como missão capacitar e empregar pessoas com deficiência visual para a criação de produtos, contribuindo com um portfólio mais diverso e inclusivo. Hoje, o projeto conta com um squad de nove participantes e o Grupo planeja expansão e continuidade em 2024. 

Iniciado em 2022, o Painel Olfativo Inclusivo foi idealizado pela área de Ciências do Consumidor, vinculada à Diretoria de Qualidade, Excelência e Cuidado, a ação contou com a parceria da Associação Além da Visão, ONG de Curitiba que atua no apoio e na inserção social das pessoas com deficiência visual, e com a Sensory, uma empresa de serviços de testes sensoriais. Este projeto inovador não representa apenas uma mudança de paradigmas no mercado da beleza, mas também estabelece um novo padrão de inclusão e de responsabilidade social corporativa, que tem como finalidade impactar positivamente a sociedade, levando a uma quebra de arquétipos e de estereótipos, expandindo esta tendência para o ecossistema de beleza do Grupo Boticário, que envolve colaboradores, parceiros, revendedores, clientes e a comunidade em geral. O programa está em linha com o propósito da empresa de criar oportunidade, por meio de seleção e treinamento, para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo. 

Os painelistas foram contratados por meio da parceria com  a empresa Sensory para esta primeira fase do projeto, após passarem por uma capacitação sensorial e tátil. O treinamento fortaleceu habilidades e permitiu a essas pessoas identificar aspectos e características nos produtos com alto detalhamento. Essa perspectiva única é traduzida em produtos cosméticos e fragrâncias de alta qualidade do Grupo Boticário, que atendem uma variedade mais ampla de necessidades e preferências dos consumidores.

Dentro do projeto, as avaliações realizadas podem ser olfativas e de tato. No primeiro caso, os painelistas avaliam a intensidade das fragrâncias durante o desenvolvimento de produtos, garantindo a qualidade e performance para o lançamento. Já no teste tátil, eles  avaliam atributos relacionados a performance do produto como absorção, espalhabilidade, pegajosidade, oleosidade, esfarelamento, maciez, frescor entre outros.

O pioneiro Painel Olfativo Inclusivo já rende resultados positivos. Desde janeiro deste ano, 21 projetos foram avaliados pelos painelistas, totalizando 91 fragrâncias testadas. Dentre os lançamentos já divulgados das marcas de consumo do Grupo Boticário, tiveram a contribuição dos painelistas os produtos Botica 214 e Fiji Paradise Feminino, fragrâncias de O Boticário. 

“No Grupo Boticário acreditamos que a inclusão não é apenas um valor ou uma questão ética, mas uma fonte de força e de inovação. Ao capacitar pessoas com deficiência visual para participarem do desenvolvimento de nossos produtos estamos mudando a narrativa e mostrando como o setor da beleza pode ser mais diverso e inclusivo, tanto sob a perspectiva de quem produz, quanto do lado de quem consome. Sabemos que os consumidores estão muito mais conscientes e comprometidos com os valores de marca. E essa exigência e maior consciência social promove um movimento em cadeia que é positivo neste caso, pois cria uma nova tendência de mercado. Além disso, com o Painel Olfativo Inclusivo criamos oportunidade de atuação para pessoas com deficiência visual, reforçando seu potencial e habilidades profissionais muitas vezes subestimadas. Essa demonstração é inspiradora e mostra como a inovação pode ser uma ferramenta que transcende barreiras e promove um mundo com mais equidade”, conta Juliana Canellas, diretora de Qualidade e Performance de Produto do Grupo Boticário.

Grupo Boticário possui área dedicada ao estudo do olfato

O Centro de Pesquisa do Olfato foi criado em 2021 e faz parte da área de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos. O principal objetivo é fomentar e difundir conhecimento sobre o olfato, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, contribuindo para a ciência e promoção do bem estar das pessoas. Um dos pilares de atuação do CPO é a Diversidade Sensorial, que tem como premissa a investigação de diferentes percepções do olfato influenciadas pela diversidade populacional, como gerações, etnias, deficiências auditiva e visual, promovendo iniciativas de inclusão.

D&I como elemento de negócio no Grupo Boticário

Desde 2019, o Grupo Boticário conta com um setor estruturado de Diversidade, Equidade e Inclusão, pelo qual trabalha iniciativas para ampliação e valorização da pluralidade. Na gestão da Diversidade, o Grupo Boticário considera não apenas os colaboradores, mas também fornecedores, consumidores, franqueados e a sociedade em geral, pois acredita que a mudança precisa ser coletiva. 

A companhia possui um portfólio de produtos cada vez mais inclusivo e diverso, tendo 73% dos produtos desenvolvidos em 2022 com esse propósito.