14 de agosto de 2024
NotíciasOlfato em FocoGrupo Boticário apresenta estudo inédito sobre diversidade olfativa em Congresso
Em reconhecimento ao vanguardismo na ciência aplicada à perfumaria e ao futuro do olfato, o Grupo Boticário foi convidado a palestrar no World Perfumery Congress (WPC), maior congresso dedicado à perfumaria do mundo.
O WPC reuniu as maiores indústrias e fornecedores do setor de cosméticos e fragrâncias. A conferência discutiu os principais fatores que impulsionam a inovação em fragrâncias, incluindo tendências globais em todos os segmentos da perfumaria.
O tema da diversidade olfativa veio à tona a partir de uma pesquisa científica conduzida pelas áreas de Pesquisa e Inovação e pelo Centro de Pesquisa do Olfato do Grupo Boticário sobre as diferenças olfativas da população brasileira em diferentes faixas etárias.
Embora preliminar, a pesquisa sugere que a Pandemia de Covid-19 pode ter afetado a percepção olfativa de grande parcela da população, gerando principalmente a redução da capacidade olfatória.
Os resultados levantam ainda um questionamento importante: e se a redução da capacidade olfativa for o “novo normal” para uma parcela da população? Como evoluir no conhecimento para atuar com tamanha diversidade olfativa?
Importância do olfato
O olfato tem um grande impacto na saúde, no bem-estar e em nossos relacionamentos sociais. Por isso, é tão importante levar em consideração a diversidade olfativa sensorial na pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Com o estudo e o reconhecimento internacional obtido na participação no Congresso, o Grupo Boticário reafirma seu compromisso em atender às necessidades de uma população com olfatos cada vez mais diversos. Assim, a companhia segue contribuindo para um futuro da perfumaria mais inclusivo e democrático.