Ícone acessibilidade Acessibilidade

13 de novembro de 2025

BlogESGNotícias

Durante a COP30, Grupo Boticário fortalece o compromisso com a circularidade lançando nova Estação Preço de Fábrica em Belém, em parceria com a Green Mining

A primeira operação no Pará marca o início de uma parceria estratégica com o Electrolux Group para promover a economia circular. A iniciativa traz inovação ao incluir eletrodomésticos entre os materiais recebidos, fortalecendo a cadeia local de gestão de resíduos sólidos

Em um movimento que solidifica sua atuação em sustentabilidade e a integração da economia circular como pilar estratégico de seu modelo de negócio, o Grupo Boticário inaugura, em parceria com a startup Green Mining, a sua primeira Estação Preço de Fábrica na região Norte do país, localizada em Belém (PA), estrategicamente durante a COP-30. A nova unidade não é apenas um ponto de coleta, mas sim a oportunidade de impulsionar a cadeia de reciclagem na localidade, remunerando um valor acima do atual praticado no mercado tradicional de reciclagem incluindo vidro, plástico e papel. Com esta ação, o Grupo Boticário também gera valor econômico e social, provando que a circularidade é um motor potente para o desenvolvimento sustentável e de geração de renda.

Instalada na Praça Princesa Isabel de Belém (PA), ponto central de grande circulação que abriga o terminal hidroviário da cidade, a nova Estação Preço de Fábrica chega à cidade no dia 12 de Novembro, em parceria com a Prefeitura de Belém. A nova unidade conta também com o apoio estratégico do Electrolux Group, líder global em sustentabilidade, que reforça seu compromisso com a economia circular ao ampliar o escopo de coleta da estação para incluir eletrodomésticos, além dos recicláveis habituais, fortalecendo a cadeia local de resíduos sólidos. 

Seguindo o modelo de sucesso já implementado em outras regiões do país, a unidade chega para contribuir com os desafios da gestão de resíduos na região Norte e ampliar o alcance de práticas sustentáveis.

Para Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, o lançamento simboliza um avanço importante na atuação sustentável da companhia: “Lançar essa estação em Belém durante um evento tão importante como a COP 30 é uma ação estratégica para reforçar os compromissos socioambientais, buscando tanto minimizar os impactos ambientais quanto promover a geração de renda. Essa novidade, responde a um chamado urgente por soluções de reciclagem em uma região com desafios únicos. Convidamos toda a população de Belém a levar seus materiais recicláveis e potencializar esse movimento para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e circular para todos”, destaca. 

“Fortalecer a cadeia da reciclagem levando dignidade para catadores autônomos, que antes eram invisíveis para a população, é nosso grande motivador para criar essa rede do bem inaugurada pelo Grupo Boticário, e que está aberta a qualquer empresa que queira participar. Este processo foi facilitado pela Lei de Incentivo à Reciclagem, que possibilita que 1% do Imposto de Renda das empresas de lucro real possa ajudar a espalhar mais e mais Estações pelo Brasil” explica Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

“Acreditamos que a sustentabilidade se constrói em rede, e isso passa por valorizar quem está na base da cadeia. Essa parceria é mais um passo para conectar propósito e prática, mostrando que é possível transformar a economia circular em oportunidade social”, destaca João Zeni, diretor de Sustentabilidade do Electrolux Group América Latina.

Compromisso ampliado na gestão dos resíduos sólidos pelo Grupo Boticário

A Estação Preço de Fábrica é um pilar essencial da agenda ESG do Grupo Boticário, que soma oito unidades distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará. Desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, o projeto já recebeu e destinou corretamente cerca de  3 mil toneladas de resíduos e impactou mais de 2.100 pessoas, gerando renda por meio do preço do Kg de materiais recicláveis acima do mercado, como vidro, plástico e papel. Além disso, fomenta a atuação em rede junto aos nossos parceiros do ecossistema, alavancando os resultados e a circularidade de materiais de forma mais eficiente e participativa. A iniciativa reforça o compromisso do Grupo Boticário com a agenda global de sustentabilidade e com o impacto social positivo nas regiões onde atua, fortalecendo a conexão entre circularidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na origem das cadeias produtivas, uma estratégia central para avançar na transição para uma economia de baixo carbono.

No mesmo propósito de destinar corretamente os resíduos sólidos no país e além disso, promover conscientização ambiental à população, o Grupo Boticário opera programas de logística reversa próprios nos seus pontos de venda. São mais de 4.500 pontos de coleta presentes nas marcas Quem Disse, Berenice? e O Boticário. 

O Boti Recicla, programa pioneiro do grupo criado em 2006, é considerado o maior programa de logística reversa do setor de cosméticos no Brasil em pontos de coleta, com mais de 4.000 pontos em todo o país e aceita a devolução de embalagens vazias de qualquer marca. Além disso, os consumidores também podem devolver via Revendedores.
Os programas como um todo tem crescido continuamente, com um aumento de 85% em 2024 (vs 2023),beneficiando mais de 500 pessoas em cooperativas parceiras.

Essas são algumas das ações ações que contribuem para o avanço das metas dos Compromissos para o Futuro, firmados pelo Grupo Boticário, que incluem frentes como  mudanças climáticas e gestão de resíduos — entre elas, reduzir em 15% a intensidade de resíduos por unidade vendida e destinar à reciclagem o equivalente a 45% das embalagens geradas no ano até 2030.