24 de outubro de 2025
BlogNotíciasO que são os Disruptores Endócrinos?
Escrito por: Andrezza Canavez – Gerente Segurança, Produtos e Métodos Alternativos
Os disruptores endócrinos são substâncias químicas que podem interferir no nosso sistema hormonal. Pense neste sistema como o “gerente” que controla as funções mais importantes do seu corpo, como o crescimento, a energia (metabolismo), a capacidade de ter filhos e até como você lida com o estresse.
Como os Disruptores Endócrinos agem em nosso organismo:
- Imitam nossos hormônios: A substância pode ser tão parecida com um hormônio natural do seu corpo que ele é “enganado” e responde de forma errada.
- Bloqueiam nossos hormônios: Os disruptores endócrinos podem “ocupar” o lugar onde o hormônio natural deveria agir, impedindo que ele faça o seu trabalho corretamente.
- Bagunçam a produção: Eles podem fazer com que seu corpo produza hormônios em excesso ou em falta.
Atenção: Estimativas sugerem que, dos milhares de produtos químicos criados pelo homem, mais de 1.000 podem ser disruptores endócrinos, de acordo com a Endocrine Society.
Como uma substância é considerada um Disruptores Endócrinos?
Para ser classificada como um disruptor endócrino, é preciso que estudos científicos comprovem:
- Uma ligação clara entre a substância e uma alteração hormonal.
- Que essa alteração cause efeitos negativos na saúde (em pessoas e/ou animais).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que um Disruptores Endócrinos são substâncias que “alteram a função do sistema hormonal e, por causa disso, causam efeitos negativos na saúde”.
Disruptores Endócrinos: Prejuízo vs. Interação sem dano
É crucial entender que nem toda substância que interage com seus hormônios é um problema — ou um disruptor endócrino.
Por exemplo, a soja contém isoflavonas, que são parecidas com o estrogênio (um hormônio humano). Diferente dos disruptores endócrinos, as isoflavonas, quando indicadas por um médico, trazem benefícios para o sistema hormonal feminino, como ajudar na menopausa. O café e o chocolate também possuem substâncias que podem interagir com nossos hormônios, mas que não causam efeitos negativos na saúde.
O ponto principal é:
- Os Disruptores Endócrinos causam efeitos negativos e prejudiciais à saúde hormonal;
- Substâncias como as isoflavonas (em doses moderadas com recomendação médica) podem ter interações neutras ou até positivas.
Lembre-se: Busque sempre cosméticos de marcas transparentes e que se preocupem em evitar ingredientes controversos. Se tiver dúvidas sobre a saúde, consulte sempre um médico!