Ícone acessibilidade

Acessibilidade

3 de julho de 2023

Artigos

Conexão Oceano divulga os cinco projetos sobre a importância dos ambientes marinhos

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco recebeu mais de 40 inscrições de todo o Brasil. O objetivo é incentivar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade e sensibilizar a sociedade sobre a preservação do Oceano.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou nesta quarta-feira, 28, as cinco propostas de reportagem vencedoras da terceira edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. As iniciativas selecionadas abordam a atuação brasileira nos compromissos globais relacionados com o oceano e receberão bolsas de R$ 10 mil cada para a produção dos trabalhos. O Edital é uma parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco e está relacionado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

“Esperamos que com esta iniciativa, os comunicadores estejam mais instrumentalizados sobre a importância da proteção do oceano, e desta forma, produzam e distribuam conteúdos de qualidade, com informações relevantes para engajar a sociedade brasileira na causa da conservação do oceano”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Relações Institucionais e Impacto Social da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues. “Dessa forma, os projetos contemplados se transformarão em reportagens que ampliam o debate sobre temas relevantes para a agenda ambiental brasileira. Temos  propostas que abordam a atuação do país sob perspectiva internacional, e também outras questões que demonstram a relação de nós, enquanto cidadãos, com o oceano”, completa. 

O Edital recebeu 44 propostas de jornalistas de todas as regiões do Brasil, direcionados a diferentes plataformas – revistas, jornais, rádios, portais, TVs e podcasts. O Comitê Avaliador, composto por 12 profissionais das áreas de comunicação e relacionadas com a agenda do oceano, analisou critérios como criatividade e originalidade; relevância para a sociedade; consistência do plano de apuração e portfólio e currículo do candidato. As propostas contempladas pelo Edital deverão ser publicadas no segundo semestre deste ano.

Confira os selecionados:

  • –  Ana Bottallo – Folha de São Paulo
  • – Alice Martins Moraiz – (o)Eco
  • – Andréia Munhoz Lago – Terra
  • – Juliana Faddul – UOL
  • – Jennifer Ann Thomas – Nosso Impacto