6 de novembro de 2025
BlogNotíciasGrupo Boticário acelera desenvolvimento de tecnologias proprietárias com o lançamento do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar
Após quadruplicar a receita na categoria de cabelos nos últimos quatro anos, a companhia, que se
tornou referência em tratamento capilar, ambiciona redefinir o futuro da inovação no setor ao investir
em formulações ultra tecnológicas e sofisticadas, criando soluções proprietárias e capturando o que há
de mais novo no cenário global para o mercado brasileiro
O Grupo Boticário lança o Centro de Pesquisa e Ciência Capilar localizado no laboratório de Pesquisa
& Desenvolvimento na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O anúncio, realizado nesta segunda-feira
(03), acompanha um movimento estratégico da companhia para potencializar sua expertise em
inovação e ciência do cabelo e couro cabeludo a partir do desenvolvimento de tecnologias proprietárias.
Com isso, a marca, já referência em tratamento capilar, ambiciona redefinir o futuro da inovação no setor
impulsionada por formulações ultra tecnológicas e sofisticadas, pela criação de soluções proprietárias
e pela captura do que há de mais novo no cenário global para o mercado brasileiro.
Esta ambição está ancorada por um histórico de sucesso: nos últimos quatro anos, a empresa
quadruplicou a receita da categoria de cabelos e projeta, até 2028, uma tendência de alta acima do
mercado. A iniciativa é sustentada ainda por um investimento robusto na categoria em inovação,
pesquisa e tecnologia e diversos lançamentos das marcas de consumo TRUSS Professional, Eudora
Siàge, Match de O Boticário e Vult Cabelos.

O Centro de Pesquisa e Ciência Capilar reúne especialistas e pesquisadores para investigar
profundamente o cabelo e o couro cabeludo. Sua missão é unir inovação, tecnologia avançada, práticas
sustentáveis e investir em projetos que vão desde o estudo da biologia e do microbioma capilar até o
desenvolvimento de novas moléculas e tecnologias proprietárias acompanhando as tendências do
setor, sobretudo com menor impacto ambiental, para atender às necessidades específicas da
população brasileira. O Einstein Hospital Israelita segue como parceiro de P&D e o Grupo Boticário
se torna membro internacional da TRI Princeton – instituição que, há mais de 90 anos, é referência
mundial em estudos sobre cabelo e couro cabeludo.
Dentre as novidades apresentadas está a aposta do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar no uso de
biotecnologia proprietária — solução de menor impacto ambiental que atende à demanda por
cosméticos naturais e veganos. De forma inédita em sua história, o Grupo Boticário desenvolveu, em
parceria com a Embrapa Agroenergia e a empresa Provital, o seu primeiro ativo proprietário por rota
biotecnológica, nomeado BioRadiance. Este processo permite a produção do ingrediente em
ambientes controlados, padronizado em biorreatores, evitando a extração massiva da natureza e
garantindo uma maior sustentabilidade. O ingrediente é resultado de uma extensa pesquisa nas águas
doces do Cerrado brasileiro, onde foi encontrada uma potente microalga com componentes
comprovadamente eficazes para cuidados com os cabelos, garantindo até 95% de proteção da cor e
33% de resistência dos fios. A partir desta descoberta, o Grupo Boticário prevê lançar produtos
capilares que marcam a nova era de alta performance e sustentabilidade do portfólio.
“A criação do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar é um marco para o Grupo e para o mercado de beleza.
Estamos construindo uma base científica sólida para aprofundar o conhecimento sobre os cuidados
capilares”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
“Acreditamos que continuar investindo em ciência capilar é o que nos permite transformar
conhecimento em diferencial de mercado efetivo, indo além do desenvolvimento de produtos e gerar
ciência proprietária para criar soluções mais eficazes, seguras e direcionadas. Nos possibilitando, ainda,
o planejamento de um pipeline contínuo de inovação, desenvolvendo projetos que atendam às
demandas dos consumidores”, completa a executiva.
O Centro de Pesquisa atua em quatro grandes frentes: (1) diversidade capilar, (2) saúde do couro
cabeludo e fios, (3) personalização com uso de tecnologia avançada e (4) sustentabilidade, além do
fomento à educação, com disseminação de conhecimento para comunidade e capacitação de pessoas
diversas.
Entre os exemplos de projetos que traduzem o compromisso do Grupo em conectar ciência e inovação
estão: a Pele 3D com Folículo, tecnologia bioimpressa em laboratório que permite testar a eficácia de
produtos capilares de forma ética e precisa, aproximando os resultados científicos da experiência real
do consumidor; o mapeamento da microbiota do couro cabeludo brasileiro, com fomento Embrapii e
em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, o que posiciona a empresa
na vanguarda mundial nesse tema e abre caminho para o desenvolvimento de soluções personalizadas;
e o uso de bioinformática e sequenciamento genético para compreender a saúde capilar ao longo do
tempo. Olhando para o futuro, já estão sendo desenvolvidos trabalhos em tecnologias de diagnóstico
capilar avançada, como análises espectroscópicas e de imagem que permitirão recomendações
precisas em salões e no e-commerce.

Multidisciplinar e integrado: Pesquisas Avançadas do Grupo Boticário
O Centro de Pesquisa e Ciência Capilar se soma a outros três núcleos – Centro de Pesquisa do Olfato
(2021), Centro de Pesquisa da Mulher (2025) e o Centro de Pesquisa da Pele (a ser inaugurado) – que
integram o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário. Esta iniciativa representa
uma plataforma de colaboração multidisciplinar, concebida para promover um cuidado mais abrangente
e integrado sobre o ser humano.
Para uma atuação mais focada em temáticas de relevância científica e de impacto no bem-estar, o
Centro Excelência conta com núcleos especializados e com pilares fundamentais que incluem a
condução de pesquisas avançadas sobre o olfato, os ciclos femininos, a pele e os cabelos, sempre
considerando a interseccionalidade como premissa para a inclusão e a equidade.