Ícone acessibilidade Acessibilidade

Empreendedorismo Feminino

Uma faixa horizontal escura celebra o
Na imagem do banner, em um fundo preto, iluminado no centro, temos cinco mulheres lado a lado, sorrindo e posando para a câmera. Da esquerda para a direita, a primeira mulher está em pé. Ela é branca de olhos castanho-escuros e cabelos lisos e castanhos, veste uma camiseta preta e usa um relógio preto no punho esquerdo. Na frente dela, temos a segunda mulher, que está sentada. Ela é uma mulher madura, branca, de olhos castanho-escuros e cabelos encaracolados pretos, na altura dos ombros. Ela veste uma camisa branca e uma calça preta, usa um colar de pérolas brancas, um relógio no punho esquerdo e óculos de grau de armação marrom. Em pé, ao lado da primeira mulher, temos a terceira. Ela é branca de olhos e cabelos castanho-escuros. Ela veste uma regata branca de um ombro só. Na frente dela, sentada, temos a quarta mulher. Ela é negra de olhos castanho-escuros e cabelos lisos e pretos. Ela veste uma blusa preta sobreposta por um cardigan preto e usa um colar dourado. Ao lado dela, temos a última. Ela é uma mulher branca de olhos castanho-escuros e cabelos loiros ondulados. Ela veste uma blusa preta sobreposta por um colete preto. Centralizado, em letras beges e na cor salmão, o texto: “Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário.”. Logo do Grupo Boticário centralizada no topo.

A beleza tem sido nossa fonte de inspiração e, por meio dela, oportunidades têm sido criadas para transformar a vida das pessoas. A beleza combinada com o empreendedorismo, especialmente o empreendedorismo feminino, tem sido elemento chave na construção do futuro que acreditamos. Conheça nossas frentes de atuação:

Uma mulher de pele clara com longos cabelos loiros e ondulados está sentada em uma poltrona escura contra um fundo azul-acinzentado. Ela veste um conjunto preto elegante, composto por uma blusa e um colete sem mangas com um detalhe de nó na cintura. Seus braços descansam nos braços da poltrona, e ela usa pulseiras prateadas em ambos os pulsos. Seu olhar é direto e confiante. A iluminação suave e frontal destaca seu rosto e a textura de suas roupas.

Empreendedoras da Beleza

Na fotografia, há duas mulheres pretas e cabelos cacheados. Uma delas é maquiadora e está de pé, vestindo um blazer rosa-claro, maquiando a mulher à sua frente. A que está sendo maquiada está de olhos fechados com um delineado azul. Elas estão em uma sala com tons azuis.

Em um programa de formação profissionalizante online para todo o Brasil na área da beleza, o Empreendedoras da Beleza tem como objetivo capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Entre 2021 e 2024, já são mais de 400 mil mulheres inscritas e mais de 75 mil formadas em todo o Brasil. Além disso, 57% das participantes formadas declararam que, após a participação no programa, tiveram um aumento em suas rendas.


EB Day e Empreendedoras da Beleza Presencial

Além da atuação online, o programa conta com uma frente presencial em dois modelos: integral, com 63 horas de aulas, e EB Day, com 8 horas de duração e foco no aprofundamento técnico e desenvolvido das comunidades do entorno do Grupo Boticário.

O público-alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade social ₋₋ para que aprendam técnicas básicas de maquiagem, servindo como porta de entrada para outras frentes do programa, possibilitando que elas atuem em diversas frentes do universo da beleza.

Na fotografia, há mulheres pretas de cabelos lisos e cacheados em uma sala de aula. No centro da imagem, duas delas estão maquiando uma outra que está sentada de frente para elas. Ao redor, há mesas e cadeiras vermelhas com diversos produtos de maquiagem.

Oportunidades de Emprego para ex-alunas do Empreendedoras da Beleza

Na fotografia, há uma mulher de cabelo liso que sorri para a câmera. Ela está maquiada, veste uma camiseta preta e rosa enquanto segura um pincel de maquiagem em direção ao rosto. Está sentada em frente a uma bancada rosa com maquiagens e um espelho iluminado.

Nos eventos e ativações do Grupo Boticário, contamos com ex-alunas do programa Empreendedoras da Beleza que aplicam os conhecimentos adquiridos nas trilhas de aprendizagem e passam a ser remuneradas pelos serviços prestados. Assim, promovemos o seu desenvolvimento e oferecemos novas oportunidades.

A frente do programa já gerou mais de 74 oportunidades para empreendedoras em ações e iniciativas internas, além disso, contamos com contratações em lojas próprias, oferecendo renda fixa com foco em diversidade de raça e gênero.


Fundo de Fomento ao Empreendedorismo na Beleza

Permite a captação de recursos externos, por meio de doações, que serão destinados ao fomento do empreendedorismo voltados para o setor de beleza. O Instituto Grupo Boticário atua como um agente de mudança por meio de projetos de excelência, com resultados consolidados, sendo referência no setor por sua confiabilidade e transparência, atuando em conjunto com a sociedade para que mais pessoas possam se unir nessa grande corrente de transformação social.

Para saber mais sobre o Fundo de fomento ao empreendedorismo na beleza:

Na fotografia, há uma mulher branca de cabelos cacheados olhando para a câmera. Ela tem olhos claros, usa delineado azul e veste uma camiseta cinza. A mulher está em uma área externa onde há janelas de um prédio de um lado e, do outro, uma rua com árvores.

Hub de Aceleração de Negócios – Empreendedoras da Beleza

Uma mulher de pele clara com longos cabelos loiros e ondulados está sentada em uma poltrona escura contra um fundo azul-acinzentado. Ela veste um conjunto preto elegante, composto por uma blusa e um colete sem mangas com um detalhe de nó na cintura. Seus braços descansam nos braços da poltrona, e ela usa pulseiras prateadas em ambos os pulsos. Seu olhar é direto e confiante. A iluminação suave e frontal destaca seu rosto e a textura de suas roupas.

A iniciativa favorece o crescimento de negócios que estão em uma fase mais madura, com pelo menos dois anos de criação, e que possam se desenvolver com trilhas de conhecimento, mentorias, práticas de gestão e aproximação ao mercado.

O programa foca em acelerar empreendedoras ligadas à área da beleza e que queiram gerar impacto social, buscando apresentar as ações e os conteúdos necessários para que os seus negócios cresçam de maneira sustentável, transformando a vida das empreendedoras aceleradas e da sociedade.


Desenvolve

O programa promove a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de um curso de formação técnica na área de Tecnologia. Focado em trazer representatividade para o mercado de tecnologia, o programa centraliza sua seleção nas pessoas pretas e pardas, mulheres, pessoas com deficiências, pessoas com 45 anos completos ou mais.

Até hoje, já são mais de 1.500 alunos formados pelo programa e mais de 50% de todos os participantes são mulheres.

Uma mulher sorridente de pele morena clara e cabelos cacheados castanhos está sentada em uma poltrona verde-escura em um ambiente moderno e iluminado. Ela veste um vestido preto sem mangas e um bracelete escuro no pulso direito. Seus braços descansam nas laterais da cadeira, e ela olha diretamente para a câmera com uma expressão calorosa. Ao fundo, grandes janelas com grades horizontais deixam entrar luz natural, revelando uma vista urbana e parte de uma área de estar com cadeiras de madeira e uma mesa baixa. A atmosfera é profissional e acolhedora.

Supera

Na fotografia, há duas mulheres em um ambiente com armários cor-de-rosa com 3 prateleiras com produtos de O Boticário. Uma das mulheres está sentada em uma cadeira e a outra está segurando um pincel em uma mão e um produto de O Boticário na outra mão.

Programa com o objetivo de recuperação e desenvolvimento de empreendedoras MEIs. A iniciativa conta com a aceleração de 100 negócios de mulheres na área da beleza, com recurso financeiro e mentoria, em parceria com o SEBRAE.


Duas mulheres posam para um retrato em frente a um fundo azul-acinzentado escuro. A mulher em primeiro plano, sentada, tem cabelos castanhos cacheados, usa óculos de armação preta, uma camisa branca de botões e um colar de pérolas. A mulher atrás dela, em pé e ligeiramente inclinada, tem cabelos castanhos lisos e veste uma blusa preta. Ambas sorriem suavemente para a câmera e usam brincos discretos. A iluminação suave e uniforme destaca seus rostos e a proximidade entre elas.

Franquias

A fotografia mostra uma das franquias do o Boticário. Na entrada, há um letreiro verde com o nome “o Boticário” em letras brancas. Nas vitrines, há telas digitais com imagens dos produtos. No interior do estabelecimento há prateleiras com produtos da marca. O piso do local é de madeira e a iluminação é suave.

Somos a maior rede de franquias de beleza do Brasil: 63% da nossa rede franqueada pertencem, efetivamente, a mulheres, considerando as franqueadas fundadoras (1ª geração) e sucessoras (2ª geração).

Essas empreendedoras ajudam a levar nossas marcas para mais de 99% do território nacional.


Venda Direta

Em uma frente de atuação com capacidade de mobilização de milhões de pessoas, 86% da base de revendedores das marcas do Grupo Boticário são de mulheres, e 3 de cada 10 têm como fonte de renda exclusiva a venda de cosméticos. 

Para apoiar em sua preparação, oferecemos a Universidade da Beleza, com treinamentos online exclusivos, e dicas para o desenvolvimento profissional das revendedoras. Também é oferecido atendimento médico gratuito via telemedicina para todos os revendedores e revendedoras.

Em um balcão de atendimento com o logotipo "Revendedores Grupo Boticário" ao fundo, duas mulheres interagem. Uma mulher de pele escura com cabelos cacheados está de perfil, sorrindo e pegando uma sacola preta com a marca "Eudora" de uma atendente de pele clara com cabelos loiros ondulados e uma camiseta preta estampada. A atendente também sorri enquanto entrega a sacola. Um número "04" em um suporte preto é visível à direita. O ambiente sugere uma transação de compra ou entrega de produtos em uma loja ou centro de revendedores do Grupo Boticário.

GB Ventures

Uma mulher de pele morena clara com cabelos cacheados grisalhos está sorrindo enquanto fala em um microfone. Ela veste uma blusa preta sem mangas e um colar amarelo e dourado de contas grandes. Ela está sentada em uma cadeira laranja em frente a um sofá com várias almofadas em tons de azul escuro, cinza e amarelo. Uma faixa de papel branca está presa à sua blusa. Ao fundo, uma parede branca texturizada exibe um cartaz colorido com texto em português, incluindo as palavras "acelerados, inovadores & conectados ao futuro". A iluminação ambiente é suave e natural, criando uma atmosfera de evento ou palestra informal. A mulher parece engajada e animada com a conversa.

Nosso Programa de Aceleração de Startups tem alavancado diversas empresas de tecnologia. Já são 20 negócios acelerados que pertencem a mulheres nestes quatro anos de existência.

Em 2024, 60% das startups aceleradas têm mulheres na liderança. Em 2023, eram 50%, já em 2022, foram 62% e, em 2021, 38%. O objetivo é acelerar bons negócios e que tenham sinergia com a atuação do Grupo, no entanto, acreditamos na diversidade como um ponto fundamental para a construção de um ecossistema mais inovador e equânime.


Compromissos 2030

Na fotografia, há duas mulheres sorrindo enquanto olham diretamente para a câmera. Uma delas é negra de cabelos cacheados, veste um blazer azul e usa uma maquiagem suave. A outra de traços asiáticos tem cabelo liso e grisalho e veste um blazer bege. Ao fundo, há plantas verdes desfocadas.

O Grupo Boticário tem compromissos públicos para serem alcançados até 2030. Até a data marco, temos como meta criar um milhão de oportunidades para transformar a vida das pessoas, promovendo programas de desenvolvimento social focados em empreendedorismo e capacitação social.

Temos ainda como compromisso promover a representatividade de pessoas diversas no quadro geral de colaboradores: hoje, 60% dos colaboradores são mulheres e 56% dos cargos de liderança também são ocupados por elas.


Portal de Compras Afirmativas

Na fotografia, há duas mulheres, uma negra e uma branca. Uma delas está sentada, vestindo uma blusa branca e um brinco prateado enquanto olha para a outra mulher. A que está de pé usa óculos e uma camiseta preta e segura um creme de beleza nas mãos. Elas estão em um camarim.

Com o objetivo de estimular a realização de negócios com empresas pertencentes a empreendedores diversos, foi criada a iniciativa do Portal de Compras Afirmativas.

Nele, os colaboradores do Grupo podem enviar solicitações buscando o desenvolvimento de compras e/ou negociações com empresas de propriedade de mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e/ou pessoas com deficiência dentro da cadeia de suprimentos, e o time de Diversidade & Inclusão responde à solicitação de acordo com uma base de dados interna.


Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Parceiros (PADP)

Este programa está há 27 anos garantindo boas práticas na cadeia de fornecedores, reconhecendo o desempenho e desenvolvendo os fornecedores com análise de performance ESG.

De acordo com o PADP 2023, e divulgado no Relatório ESG de 2023, 15% do número total de fornecedores estratégicos são fornecedores diversos. Dessa porção, 82% das empresas pertencem a mulheres.

Uma mulher sorridente com cabelos castanhos ondulados está sentada em uma poltrona roxa em um ambiente moderno com piso de madeira clara. Ela veste uma jaqueta bege solta sobre uma camiseta branca e uma saia jeans azul clara. Ao fundo, há grandes janelas com persianas brancas horizontais e uma planta verde alta à direita. Duas portas brancas são visíveis à esquerda, uma com a inscrição vertical "SALA DE REUNIÕES Eudora_" e a outra com "Grupo Boticário_". A luz natural ilumina o espaço, criando uma atmosfera acolhedora e profissional.

Vem com a gente

construir o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo!

Empreenda conosco

Uma mulher sorridente de pele clara, com cabelos castanhos ondulados e um colar preto justo ao pescoço, está sentada em uma poltrona verde-escura em um escritório moderno e bem iluminado. Ela veste uma blusa bege com detalhes de babados nos ombros e calças brancas, com as pernas cruzadas. Seu olhar está direcionado para cima e para a direita. Ao fundo, grandes janelas com grades horizontais oferecem uma vista da cidade, e uma mesa de centro com um objeto de vidro azul e verde está visível. A atmosfera é profissional e elegante, sugerindo um ambiente de trabalho contemporâneo.

Empreendedores da Beleza

Duas mulheres posam para um retrato em frente a um fundo azul-acinzentado texturizado. A mulher em primeiro plano, sentada, tem cabelos castanhos cacheados, usa óculos de armação preta, uma camisa branca de botões e um colar de pérolas. A mulher atrás dela, em pé e ligeiramente inclinada, tem cabelos castanhos lisos e veste uma blusa preta. Ambas sorriem suavemente para a câmera e usam brincos discretos. A iluminação suave e uniforme destaca seus rostos e a proximidade entre elas.

Quer receber as novidades do
Grupo Boticário no seu e‑mail?