Segurança dos produtos
Além da qualidade e segurança reconhecida, os produtos do Grupo Boticário estão comprometidos em oferecer segurança total para seus consumidores através de seus produtos.
Em nossos laboratórios, times multidisciplinares seguem padrões nacionais e internacionais para garantir qualidade e segurança dos cosméticos. Ampliamos os níveis de proteção recomendada pela legislação, garantindo ainda mais segurança no uso do seu cosmético.
etapas de segurança
Confira as etapas para a garantia da segurança do seu cosmético:
1. Pré-clínica
Começamos a nossa avaliação de segurança dentro da etapa conhecida como pré-clínica.
Aqui é onde os cientistas analisam os dados toxicológicos e a estrutura química dos ingredientes com auxílio de banco de dados e ferramentas computacionais (in silico) para prever possíveis risco à saúde. Depois dessa etapa, se necessário, estudos in vitro são realizados para confirmar a segurança e/ou determinar a concentração segura dos ingredientes por tipo de produto e público-alvo.
Começamos com:
A escolha de cada matéria prima que fará parte da formulação
Uma minuciosa análise toxicológica
Limites de impurezas
Definição de concentrações de uso
2. Estudos Clínicos
A confirmação da segurança dos produtos é realizada nesta etapa. Contamos com os mais avançados protocolos internacionais realizados em parceria com institutos de Pesquisa Clínica e sempre acompanhados por médicos, tais como dermatologistas, pediatras e/ou oftalmologistas, a fim de garantir a segurança. O Grupo Boticário exporta seus produtos para diversos países e, por isso, estamos sempre alinhados aos órgãos governamentais e científicos internacionais que emitem os pareceres sobre a segurança dos ingredientes e se eles se adequam a essas regulamentações. Por isso, pode ter certeza: todos os nossos produtos de todas as marcas próprias passaram por uma avaliação de segurança rigorosa e completa e podem ser usados com a máxima confiança.
3. Cosmetovigilância
O nosso acompanhamento do produto no pós-venda é feito por meio de um sistema de monitoramento que chamamos de Cosmetovigilância. Com a Cosmetovigilância, é possível determinar o perfil aceitável de reclamações de produtos após a sua introdução no mercado. Essa coleta de informações e análise dos dados dos produtos no mercado é relacionada às queixas sobre: Segurança, Eficácia e Embalagens. Essa captação dos dados pós-venda nos auxilia a retroalimentar a cadeia de desenvolvimento que avalia se a quantidade (número de queixas) e qualidade (perfil e gravidade das queixas) estão dentro do esperado para aquele determinado produto. Esse número e perfil variam muito de produto para produto, podem ser influenciados por vários fatores, como público-alvo, volume de vendas, forma de uso, categoria do produto etc. Com base nessas informações, podemos melhorar ainda mais a performance dos nossos produtos e aperfeiçoar os próximos lançamentos.
produtos para bebês e crianças
O desenvolvimento de fórmulas que serão aplicadas em peles mais sensíveis, como de bebês e crianças, envolvem preocupações especiais. Seguindo nossos protocolos, garantimos produtos seguros e de qualidade.
Por isso, fique sempre de olho nas indicações do rótulo do seu produto.
Fórmula
Os ingredientes selecionados passam por uma avaliação prévia dos nossos toxicologistas visando um produto seguro. Analisamos a formulação prevendo frequência e modo de uso. Calculamos a margem de segurança (MoS) que, nesse caso, é diferenciada para o público infantil.
O que é o cálculo da margem de segurança?
É um cálculo matemático estabelecido por órgãos internacionais que visa garantir a segurança de substancias nas concentrações aplicadas, levando em conta o modo de uso previsto para o produto e a faixa etária indicada.
Fragrância
A escolha da fragrância segue padrões rigorosos de segurança da Associação Internacional de Fragrância (IFRA), além disso, segue um Guia de Desenvolvimento de Fragrâncias com premissas específicas para esse público de acordo com a faixa etária, sendo mais restrito para públicos até três anos e produtos hipoalergênicos, em que há restrição no uso de substâncias com reconhecido potencial alergênico. Após essa análise pré-clínica, vamos para a fase final do processo de desenvolvimento, que são os nossos testes clínicos.
Testes
Esses testes são realizados de acordo com o tipo de produto, seguindo avançados protocolos internacionais e em parceria com institutos de Pesquisa Clínica, sempre acompanhados por médicos, tais como dermatologistas, pediatras e/ou oftalmologistas.
Os testes clínicos são realizados primeiramente no público adulto para depois ser testado no público infantil.
Confirmando, assim, a segurança da fórmula. Depois, ainda continuamos acompanhando de perto esse produto no mercado para que, com base nessas informações, possamos melhorar ainda mais a performance dos nossos produtos e aperfeiçoar os próximos lançamentos.
Tudo isso para garantir a segurança do consumidor.
pele sensível
As pessoas que possuem esse tipo de pele apresentam maior suscetibilidade a reações adversas e, quando isso ocorre, pode ter uma gravidade aumentada. Por isso, é importante utilizar produtos que sejam adequados para esse tipo de pele. Sabemos que a pele sensível tem necessidades específicas, pois apresenta uma maior “reatividade” a fatores ambientais ou produtos como cosméticos, por exemplo, nos quais são manifestados sintomas como coceira, pinicamento, ardência, entre outros.
hipoalergênicos
Já os considerados hipoalergênicos são aqueles produtos cujo baixo potencial alergênico é reconhecido e comprovadamente reduzido, em relação a produtos do mesmo tipo. Estes produtos são utilizados por consumidores com predisposição a apresentar reações alérgicas, apresentando melhor aceitação a produtos cuja fórmula não inclua substancias com histórico de causar esses problemas.
A escolha da fragrância que será utilizada para esses públicos também seguem padrões rigorosos de segurança globais da Associação Internacional de Fragrância (IFRA), além do Guia de Desenvolvimento de Fragrâncias com premissas específicas para pele sensível e produtos hipoalergênicos, sendo mais restrito para esses públicos.
Nossos produtos para pele sensível e hipoalergênicos estão indicados na própria rotulagem do produto
alergia, irritação e intolerâncias
O que é alergia?
Quando pensamos em pele, alergias são reações decorrentes de sua exposição a algum agente
externo (como aos ingredientes contidos em produtos), e recebem o nome de dermatite de contato.
Produtos cosméticos às vezes podem causar reações alérgicas, principalmente o que é conhecido como dermatite de contato irritativa. Essas reações são raras, geralmente completamente reversíveis quando o uso do produto é interrompido. Essas reações podem ser classificadas como:
Dermatite de contato irritativa
Mais comum, se caracteriza por provocar danos à pele imediatamente após o contato com o agente agressor, provocando uma reação inflamatória com sinais de vermelhidão, coceira e sensação de queimação. A pele dos indivíduos atópicos (que possuem uma inflamação na pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira) é mais propensa a apresentar esse tipo de dermatite. Não há mecanismo imunológico envolvido.
Dermatite de contato alérgica
É menos comum e não depende da ação irritante do produto sobre a pele, mas de uma predisposição individual. O processo é desencadeado ao longo da exposição ao produto, ou seja, não se apresenta logo no primeiro uso.
Alergia, irritação e intolerâncias:
Escute o podcast com a dermatologista Dra. Monique Souza
alérgenos
Apesar dos cosméticos serem regidos por regulamentações e terem seus níveis de segurança muito estudados e estabelecidos, as autoridades sanitárias decidiram identificar em rotulagem quando essas substâncias possuem maior potencial alergênico. Os alérgenos estão majoritariamente nas fragrâncias, podendo também estar presentes em outras matérias-primas.
Os órgãos regulatórios reconhecem 26 substâncias alergênicas. Caso estejam presentes nos produtos cosméticos em uma concentração que ultrapasse 0,01% para produtos enxaguáveis e 0,001% para produtos não-enxaguáveis, devem ser sinalizadas em rotulagem, facilitando assim o reconhecimento dessas substâncias.
Nos produtos do Grupo Boticário, você pode identificar os alérgenos na rotulagem procurando pelos nomes abaixo:
- BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL
- ALPHA-ISOMETHYL IONONE
- AMYL CINNAMAL
- AMYLCINNAMYL ALCOHOL
- ANISE ALCOHOL
- BENZYL ALCOHOL
- BENZYL BENZOATE
- BENZYL CINNAMATE
- BENZYL SALICYLATE
- CINNAMAL
- CINNAMYL ALCOHOL
- CITRAL
- CITRONELLOL
- COUMARIN
- D-LIMONENE
- EUGENOL
- FARNESOL
- GERANIOL
- HEXYL CINNAMAL
- HYDROXYCITRONELLAL
- HYDROXYISOHEXYL 3- CYCLOHEXENECARBOXALDEHYDE
- ISOEUGENOL
- LINALOOL
- METHYL 2-OCTYNOATE
- EVERNIA PRUNASTRI EXTRACT
- EVERNIA FURFURACEA EXTRACT