Ícone acessibilidade Acessibilidade

Ciência e Inovação

boti baby skin

O Grupo Boticário é pioneiro nacional no desenvolvimento interno de modelos de tecidos reconstituídos para testes de segurança e eficácia de produtos cosméticos. Compreendendo as particularidades entre a pele de um adulto e a pele infantil, dedicamos esforços para o desenvolvimento de um modelo reconstituído in vitro que mimetiza a delicadeza da pele infantil, resultando na Boti Baby Skin®.

O desenvolvimento da Boti Baby Skin® foi possível através da utilização de células infantis, que em laboratório, passam por um processo controlado de diferenciação celular, parecido com o que acontece no organismo humano, transformando essas células em tecidos, que mimetizam a sensibilidade da pele de criança. Esse modelo permite testes mais realistas e precisos dos produtos cosméticos destinados a esse público.

análises computacionais de eficácia e segurança

matéria-prima (molécula em azul) interagindo com uma proteína que degrada colágeno (estrutura em verde)
matéria-prima (molécula em azul) interagindo com uma proteína que degrada colágeno (estrutura em verde)

Atualmente, essa vertente de análise dentro do Grupo Boticário está associada a linha de pesquisa de Métodos Alternativos, sendo utilizada em projetos de desenvolvimento de produtos e, principalmente, para a prospecção de atributos para as matérias-primas proprietárias em desenvolvimento. A bioinformática é a ciência que usa a tecnologia da informação para compreender e organizar dados biológicos!

Essas análises auxiliam em um mapeamento prévio do potencial de ação de determinada molécula, possibilitando uma economia substancial de tempo e recurso na busca de uma validação experimental mais assertiva.

Atualmente, as análises bioinformáticas realizadas no laboratório constituem três frentes:

1 – coleta de dados

Uso de bancos de dados públicos ou literatura científica para identificar genes que possuem algum tipo de interação com a molécula de interesse. Esse procedimento facilita a compreensão e seleção de ativos com base em evidências científicas sobre a sua influência nos processos biológicos relevantes.


2 – biologia de redes

Permite compreender as interações entre os genes/proteínas identificados nos bancos de dados. Através dessas interações é possível realizar análises de enriquecimento funcional para mapear quais processos e vias biológicas são alteradas, fornecendo uma perspectiva de como os ingredientes ativos de determinado produto podem promover o efeito desejado.


3 – screening virtual:

É uma técnica computacional que permite a triagem rápida de compostos com potencial atividade cosmética para objetivos associados ao atributo desejado para determinado produto, economizando tempo e recursos. Para essa análise, são realizadas simulações 3D da interação química entre o composto (ligante) e o alvo biológico (proteína).

Considerando as análises computacionais de eficácia, as técnicas bioinformáticas aceleram o processo de triagem e identificação de compostos, reduzindo custos e tempo no desenvolvimento. Além disso, essa abordagem permite uma produção mais eficaz de cosméticos com atributos inovadores. Nesse sentido, o conhecimento dos mecanismos moleculares pelos quais um ativo cosmético pode atuar, auxilia no desenvolvimento de produtos personalizados para necessidades específicas através de uma abordagem mais precisa e eficiente.

pele 3D

O Grupo Boticário é comprometido em oferecer e implementar tecnologias que nos garantam respaldos de segurança e eficácia antes do lançamento de produtos.

Somos a primeira empresa a desenvolver a Pele 3D no País, pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário. É um modelo in vitro que mimetiza a pele humana.

Em laboratório, a pele vai sendo formada, célula a célula, camada por camada, tal como a pele humana. Primeiro é feita a derme, composta por fibroblastos, que são responsáveis pela produção de proteínas, como colágeno, que dão firmeza e elasticidade à pele.
A próxima camada a ser formada é a epiderme, compostas por células denominadas queratinócitos, responsáveis pelas funções de barreira e proteção do corpo, e por melanócitos, que dão coloração à pele.

O material pode ser utilizado em testes de matérias-primas e produtos acabados (cremes, loções e maquiagens), tanto para a escolha de ingredientes que serão usados nas formulações, quanto na segurança dos produtos.

A tecnologia é um método alternativo aos testes em animais para a indústria cosmética, reconhecido pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

para elaborar a Pele 3D

São utilizadas células isoladas a partir de tecido descartado de cirurgias plásticas

É preciso ter o consentimento do doador para esse fim

Aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição

Mais vantagens

Evita testes em animais na indústria cosmética;

Reduz o número
e testes com humanos;

Maior fidelidade e confiabilidade aos testes dos produtos;

Possibilidade de se testar várias formulações e escolher a melhor em relação à eficácia.

organs on a chip

É outro projeto que está em fase de desenvolvimento. No Brasil, o Grupo é pioneiro dessa tecnologia. O Organs On a Chip simula o comportamento de órgãos humanos, identificando possíveis reações alérgicas causadas por produtos cosméticos a partir da pele, eliminando, assim, os testes em humanos.

como funciona

Os chips permitem que os organoides (estruturas in vitro que mimetizam órgãos humanos) sejam permeados por um fluido similar à circulação sanguínea. Trata-se de um grande avanço tecnológico, que vai beneficiar os testes exigidos para o desenvolvimento de novos produtos. Essa microcirculação simula o que acontece nos organismos vivos, aumentando significativamente o poder preditivo dos testes.

referência e confiança

A tecnologia utilizada para o desenvolvimento do chip é da empresa alemã TissUse. O desenvolvimento no Brasil será feito em parceria com o LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), laboratório ligado ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e com apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao Uso de Animais (RENAMA).

impacto ambiental das fórmulas

I.A.R.A -Índice de Avaliação de Risco Ambiental

O Grupo Boticário é muito comprometido e preocupado com o impacto ambiental de seus ingredientes de formulações. Iniciamos em 2015 o desenvolvimento da nossa ferramenta própria para avaliação de fórmulas, denominada I.A.R.A.® – Índice de Avaliação de Risco Ambiental.

É uma ferramenta que permite calcular o impacto no ambiente aquático e a biodegradabilidade dos produtos enxaguáveis como shampoos, condicionadores e sabonetes.

A metodologia consiste no cálculo de impacto das fórmulas através da parametrização dos dados de bioacumulação, biodegradação e toxicidade aquática das matérias-primas por meio de uma matriz de risco.

Para cada matéria-prima é estabelecida uma nota, considerando esses parâmetros que são equiparados e somados gerando uma nota final.

Com base nessas informações, a equipe de Segurança de Produtos é capaz de avaliar o impacto ambiental de fórmulas e o time de formuladores propor melhorias durante o desenvolvimento de novos produtos enxaguáveis, tornando-os ainda mais sustentáveis.

O pioneirismo do Grupo Boticário com o uso da ferramenta  I.A.R.A.® e na comunicação de produtos com “fórmula amiga das águas” e com “fórmula biodegradável” podem provocar mudanças no setor e gerar formas de consumo mais conscientes.

Comprometidos em lançar produtos enxáguaveis com menor impacto no meio aquático, uma das metas específicas no tema água em nossos Compromissos Para o Futuro é: Garantir menor impacto na água de 100% das linhas de produtos enxaguáveis até 2030.

Quer saber mais sobre a ferramenta?

Veja nossos artigos falando mais sobre a ferramenta IARA:

ciências do consumidor

Nosso objetivo é trazer o Consumidor para centro das decisões durante todo o processo de desenvolvimento de produtos, trazendo atributos e comunicações que sejam relevantes para ele. Além disso, somos responsáveis por comprovar a eficácia do produto através de diferentes ferramentas como testes com consumidor, sensoriais e instrumentais. E ainda contamos com um laboratório de Neurociência, o NeuroGBLab que olha tanto para produto quanto para necessidades do negócio.

TESTES COM CONSUMIDOR

Entender e traduzir o comportamento do consumidor e sua relação com os produtos (aspectos de uso, agradabilidade, funcionalidade, benefícios e embalagens) através de metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa.

Saiba mais sobre nossos teste com consumidor

TESTES INSTRUMENTAIS

São metodologias que se utilizam de técnicas e equipamentos específicos para avaliação da resposta da entre o binário produto e a pele, cabelo ou anexos a determinado produto, além de mensurar aspectos fisiológicos. Aqui também são feitas as imagens para comunicação.

TESTES SENSORIAIS

Utiliza os sentidos humanos como instrumento de medida através de um grupo de painelistas treinados.. Os testes sensoriais, fornecem parâmetros para desenvolvimento, melhoria ou lançamento de novos produtos.

nariz digital

Toda a conexão do mundo da perfumaria é feita sensorialmente e acreditamos que um bom nariz humano sempre será
fundamental na escolha e avaliação de um novo perfume, mas porque não aliar tecnologia a todo esse processo?

O Grupo Boticário é referência em perfumaria e está sempre conectado em trazer os melhores produtos para os consumidores.

Pensando nisso, fomos até a Europa em busca de tecnologias
inovadoras que pudessem trazer uma avaliação cada vez mais
assertiva da performance olfativa dos produtos e trouxemos
nosso cromatógrafo gasoso acoplado com espectrometria de massas
e olfatometria, carinhosamente chamado por nós de Nariz Digital.

Isso porque ele consegue traduzir em números e dados químicos as
percepções olfativas, o que nos permite ter uma avaliação muito mais
completa e robusta dos nossos produtos e auxiliar a entregar produtos
cada vez melhores para nossos consumidores
.

Clique no vídeo abaixo e entenda um pouco
melhor sobre como esta tecnologia funciona