Ícone acessibilidade

Acessibilidade

Sem testes em animais, veganos, seguro para corais e mais

sem testes em animais

Pouca gente sabe, mas… desde 2000
NÃO testamos em animais!

O Grupo Boticário não realiza testes em animais nos produtos fabricados em suas operações para marcas próprias e/ou licenciadas, e exige esse mesmo compromisso de seus fornecedores de matérias-primas e produtos acabados. Como alternativa aos testes, somos pioneiros no Brasil na utilização de diversas técnicas em laboratório, como o desenvolvimento da Pele 3D e Organs On a Chip. Por meio dessas tecnologias, é detectada com rapidez a probabilidade de um cosmético causar alergia ou irritação na pele humana, avaliando a segurança do produto.

por que isso é importante?

Hoje, temos metodologias seguras para determinar a segurança e eficácia dos produtos cosméticos, sem precisar de animais para isso. A gente, além de ser pioneiro em metodologias alternativas, também incentivamos outras empresas a também fazerem o mesmo. É dessa forma que inspiramos a transformação do mundo ao nosso redor.

nossos selos

Uma atitude que reforça nosso o respeito aos animais e compromisso com as práticas mais responsáveis e sustentáveis no desenvolvimento de nossos produtos. Essa iniciativa recebe o reconhecimento de duas das mais respeitadas organizações internacionais: a PETA e a Cruelty Free International.

Portanto, em nossos produtos e veículos de comunicação, você pode encontrar indicações de selos dessas duas entidades. Entenda a diferença:

SELO BEAUTY WITHOUT BUNNIES

Quem atesta o selo?
• PETA – People for the Ethical Treatment for Animals;
• ONG dos Estados Unidos ativista pelo direito dos animais, fundada há quase 40 anos. O selo atua para que os animais não sejam utilizados como comida, vestimenta, diversão ou testes. É mais conhecido dos consumidores americanos e latino-americanos. O Grupo Boticário conquistou o selo em 2018, após submeter uma autodeclaração. Estamos na lista de empresas que não fazem testes em animais.

SELO LEAPING BUNNIES

Quem atesta o selo?
• Cruelty Free International;
• ONG sediada em Londres, possui forte atuação na Europa, fundada no século XIX. Concentram seus esforços para combater em todo o mundo os testes em animais. É um selo mais conhecido na União Europeia, onde atua como um forte órgão consultivo para o tema. O Grupo Boticário conquistou o selo em 2019, após um processo de auditoria sua e de seus fornecedores diretos que, por sua vez, auditaram seus parceiros de forma independente. A cada três anos, há uma nova auditoria.

Orgânico, vegano e natural:

Escute o podcast com Claudia Kremer, especialista de assuntos regulatórios do Grupo Boticário

GANHOS EM SUSTENTABILIDADE

A proteção dos animais:
• Nada de uso de subprodutos de outros processos;
• Nada de uso de ingredientes provenientes do metabolismo;
• Nada de sacrifício ou sofrimento animal (direitos dos animais, ética).

produtos com ingredientes naturais

Estamos sempre buscando atender às demandas do mercado, em que há uma forte necessidade de que os regimes de beleza se alinhem com estilos de vida saudáveis e, também, com o uso de produtos éticos e derivados naturais.

Obviamente, o Grupo Boticário não podia ficar de fora. Nós resolvemos comunicar em algumas linhas de produtos o nosso índice de naturalidade.

O que significa isso?

O percentual ou índice de naturalidade de um produto é calculado com o auxílio de uma calculadora. Essa calculadora foi codesenvolvida com um parceiro do Grupo. Entram no cálculo as matérias-primas ou parte delas de origem animal, vegetal, biotecnológica e mineral. Nesse cálculo, você pode ver que constam matérias-primas de origem animal. Porém, como estamos buscando trabalhar com o portfólio vegano, o GB está buscando a substituição das matérias primas que ainda são de origem animal por fontes alternativas até 2024.

Nós já temos como prática a não utilização desses materiais para novos desenvolvimentos e futuros lançamentos.
E entre os nossos compromissos para o futuro mostramos nossa preocupação em fazer sempre mais, por isso um dos compromissos é: Utilizar 100% de matérias-primas de fontes renováveis ou fontes alternativas de menor impacto.

Exemplo: Em uma loção com índice de naturalidade de 89%, significa que esse valor de porcentagem das matérias-primas que compõem essa loção são de origem animal, vegetal, biotecnológica ou mineral. Porém, como não trabalhamos mais com matérias – primas de origem animal, esse valor representa somente vegetal, biotecnológica e mineral.

Brilho livre de plástico

Com o compromisso e cuidado com a natureza, o Grupo Boticário não utiliza o glitter plástico (PET polietileno tereftalato) emsuas formulações, pois é um material que leva centenas de anos para se decompor. Considerando o aspecto ambiental, o GB optou por utilizar em suas formulações a matéria-prima MICA, sendo de origem sintética ou mineral, e que não agride o meio ambiente.

seguros para corais

O olhar para o impacto ambiental das fórmulas e seus ingredientes é uma abordagem necessária para garantir a sustentabilidade dos produtos na indústria cosmética.

Pensando em um desenvolvimento sustentável de protetores solares, o Grupo Boticário em parceria com um laboratório de ecotoxicologia conduz um teste, garantindo que a formulação completa do protetor solar não cause o branqueamento dos corais, protegendo assim o ecossistema marinho.

Os corais estão para o oceano como as florestas estão para a fauna e flora,
ou seja, são fundamentais. Animal ou vegetal?

Por suas cores vivas e por não se deslocarem, eles passam a impressão de serem plantas, mas não são. Os corais são animais que desempenham papéis fundamentais, como o de “florestas marítimas”. Grande parte das espécies de peixes depende deles para sobreviver. Entretanto, estima-se que até 14.000 toneladas de filtro solar sejam levadas para os mares em todo o mundo, a cada ano. O número é impactante, a consequência ambiental também é, e nós estamos inconformados diante de tudo que pode melhorar.

Segundo Andrezza Canavez, especialista em toxicologia Humana e Ambiental no Grupo Boticário, os filtros solares vêm sendo questionados no meio científico por contribuírem com o branqueamento dos corais. É um fenômeno que merece a atenção e a preocupação de todos, pois é uma condição que
deixa os corais vulneráveis e impede que obtenham os nutrientes necessários para sobreviver, podendo levar à morte desses organismos. Assim como a poluição dos mares, as mudanças climáticas provocam o branqueamento. Vale dizer ainda que construções desordenadas, turismo irregular e pesca predatória também afetam a saúde dos recifes e do oceano.

Imagem da Alessandra Mattos

“Adoro praia. Já fui surfista e hoje pratico stand up paddle. Oferecer ao mercado e aos consumidores brasileiros o primeiro protetor solar que não agride a visa marinha me enche de orgulho e satisfação. É nosso papel garantir a sustentabilidade do ecossistema marinho e alertar sobre o risco de branqueamento e morte dos corais.”
– Alessandra Mattos Sekeff, vice-presidente B2B.

Quando falamos em sustentabilidade, nosso objetivo maior é de, até 2030, garantir que 100% dos nossos novos produtos enxaguáveis tenham alguma redução de impacto ambiental. Alinhada com essa premissa, Desirée Schuck, nossa gerente de Performance de Produtos, sintetiza muito bem o nosso posicionamento em relação não só aos produtos que consumimos, mas também a qualquer decisão que tomamos diariamente e que possa impactar no equilíbrio de todos os ecossistemas.

“Não basta que o produto seja bom para mim;
ele também precisa ser bom para o ambiente que me cerca.”
– Desirée Schuck, gerente de Performance de Produtos.

Quer saber mais sobre nosso compromisso?

Garantir menor impacto na água de 100% das linhas de produtos críticos

fórmulas minimalistas

Pensando no meio ambiente, os pesquisadores do Grupo Boticário estudam diversas alternativas para tornar suas formulações mais sustentáveis.

Para isso, foram desenvolvidas algumas fórmulas otimizadas que apresentam redução de 20% no número de ingredientes em comparação com a versão anterior do produto ou fórmulas., com o uso de até 10 ingredientes.

Ganhos em sustentabilidade

Reduzimos o consumo
de recursos

Temos uma menor demanda
na cadeia de suprimentos

Otimizamos espaço
de armazenamento lógistico

Reduzimos os resíduos de fabricação

Tornamos o processo de fabricação
como um todo mais ecoeficiente