Ícone acessibilidade

Acessibilidade

Certificações

o que são as certificações?

ISO: International Organization for Standardization

É uma organização internacional independente e não governamental com membros de 167 países. Através desses membros, a organização tem como objetivo compartilhar conhecimento e desenvolvimento, consenso e padrões internacionais relevantes para o mercado dando suporte para inovação e fornecendo soluções para desafios globais.

No Grupo Boticário

ISO 9001:2015

Sistema de Gestão
da Qualidade

ISO 14001:2015

Sistema de Gestão
Ambiental

ISO 22716:2007

Boas Práticas de
Fabricação em
Cosméticos

ISO 45001:2018

Sistema de Gestão de Saúde
e Segurança no trabalho

Ainda no Grupo Boticário temos a Certificação do Instituto LIFE

A Certificação LIFE é um processo voluntário que oferece reconhecimento a negócios comprometidos com a conservação
da biodiversidade e manutenção dos serviços ecossistêmicos.

escopo das ISO’s

ISO 9001

Fonte: ISO 9001:2015
Esta Norma é baseada nos princípios de gestão da Qualidade. Os princípios de gestão de Qualidade são: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento. A Certificação nessa norma visa promover maior satisfação do cliente, eficácia e eficiência da organização em atingir resultados e elevar o desempenho global da organização.


ISO 14001

Fonte: ISO 14001:2015
O objetivo desta Norma é prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Esta Norma especifica os requisitos que permitem que uma organização alcance os resultados pretendidos e definidos para seu sistema de gestão ambiental. Uma abordagem sistemática para a gestão ambiental pode prover a Alta Direção de uma empresa com as informações necessárias para obter sucesso a longo prazo e para criar alternativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável, por meio de:

  • Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
  • Mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
  • Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controle ou influência no modo em que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir
    o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas
    ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

ISO 22716

Fonte: SGS
É a norma que descreve as Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos, fornecendo diretrizes para que negócios de qualquer posição da cadeia de fornecimento possam regular a produção, controle, armazenamento e distribuição de produtos cosméticos. O objetivo da norma é auxiliar a padronização de produtos cosméticos em critérios de qualidade e prover as marcas diretrizes sobre como identificar e controlar perigos associados a produção de cosméticos, para assegurar a qualidade do produto, reduzir recalls e garantir o bem estar do consumidor.

Para as organizações, a implementar um sistema avançado de padronização, trará vantagens reais no processo de produção atual permitindo reduzir custos, satisfazer os consumidores, abrir acesso a novos mercados, melhorar as relações comerciais de exportação de produtos e muito mais.


ISO 45001

Fonte: ISO 45001:2018
O objetivo de um sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) é fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades de SSO. Os objetivos e os resultados pretendidos do sistema de gestão de SSO são prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho para os trabalhadores e proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis; consequentemente, é extremamente importante para a organização eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO, tomando medidas preventivas e de proteção efetivas. Quando essas medidas são aplicadas pela organização por seu sistema de gestão de SSO, elas melhoram o desempenho de SSO.


CERTIFICAÇÃO LIFE

Fonte: SVPS
Certificação LIFE é uma ferramenta de mercado que reconhece empresas comprometidas com a conservação da biodiversidade. LIFE são as iniciais de “Lasting Initiative For Earth” (Iniciativa Duradoura pela Terra). O processo para a obtenção da Certificação LIFE compreende uma abordagem qualitativa, aplicada à gestão organizacional; e uma abordagem quantitativa, que estabelece o desempenho mínimo e avalia a efetividade das ações realizadas. As empresas que detêm a Certificação LIFE obtêm:

  • Benefícios gerenciais, porque se adiantam a procedimentos que serão usuais em um breve futuro;
  • Benefícios reputacionais junto a seus stakeholders nos âmbitos comercial, governamental e social;
  • Benefícios financeiros, visto que possibilita UMA garantia de resultado dos investimentos realizados
    em conservação;
  • Ganho de mercado pela antecipação ao atendimento de barreirias não-tarifárias;
  • Levando em conta que empresas certificadas podem incrementar o número de ações e resultados
    em favor do patrimônio natural.