Acessibilidade

22 de junho de 2022

Influenciadores se unem ao Grupo Boticário e suas marcas em prol da causa Anti-LGBTFobia

Diversidade e Inclusão

No Mês do Orgulho, a empresa aposta no poder da conscientização e da educação e lança programa de letramento sobre o tema para colaboradores, fornecedores, força de venda e revendedoras. Pela primeira vez, iniciativa é estendida para consumidores e sociedade em geral

Somando forças na luta contra a LGBTfobia, o Grupo Boticário se une às suas marcas de consumo O Boticário, Quem Disse Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i., Beleza na Web e Beauty Box e lança movimento anti-LGBTFobia estrelado por Bielo Pereira e Gil do Vigor – dupla que já acompanha a empresa na sua jornada em prol da diversidade, equidade e Inclusão – e squad de influenciadores da comunidade LGBTQIA+.

Nesta quinta-feira (23), o Grupo lança a Trilha Anti-LGBTFobia do seu Programa de Letramento em Diversidade com participação exclusiva de Bielo Pereira e Gil do Vigor. Por meio da iniciativa, serão disponibilizadas formações educativas sobre a causa  anti-LGBTfobia nas redes sociais e site do Grupo em conjunto com suas marcas de consumo. Ao todo, serão 17 módulos em formato de vídeos sobre temas diversos que vão desde a história por trás da sigla LGBTQIA+, sexualidade e suas possibilidades, boas práticas de inclusão e saúde mental para esta população, dentre outros assuntos.

O Programa de Letramento em Diversidade – Trilha anti-LGBTfobia é uma formação obrigatória para os mais de 23 mil colaboradores que integram o time de força de venda que atuam nas mais de 4 mil lojas do Grupo em todo o país.  E, pela primeira vez, será aberto aos fornecedores e revendedores do grupo, consumidores e sociedade em geral tendo Bielo Pereira como a grande sponsor e voz dos conteúdos reverberados para o público externo. Gil do Vigor, por sua vez, irá estrelar nas pílulas que são conteúdos mais curtos de apoio à formação. 

A parceria do Grupo Boticário com a dupla de influenciadores não é de hoje. Em 2021, Bielo Pereira participou da Trilha Anti-racista do Programa de Letramento em Diversidade da companhia, estrelando as pílulas. Já Gil do Vigor tem atuado nas campanhas de comunicação da marca O Boticário. 

Para Bielo, é preciso dar visibilidade aos temas ligados à diversidade cada vez mais. “Acredito que cada pessoa tem uma ‘função’ na vida. A minha é propagar e falar sobre diversidade, contribuindo na construção de uma sociedade melhor para todos. Quero um Brasil, um mundo, onde não exista e não seja preciso falar de LGBTfobia, por exemplo. Enquanto esse momento não chega, é necessário falar, discutir, dar visibilidade ao tema, para que a informação chegue ao máximo de pessoas. Mas, ainda assim, é preciso reforçar que a falta de informação não pode ser desculpa para a falta de respeito”, comenta Bielo.

Gil do Vigor também acredita na capacitação e no letramento como ferramentas de transformação da sociedade. “O Grupo Boticário me faz acreditar que podemos falar de educação das mais diferentes formas, porque o saber é algo que cabe a todos nós. Sempre estamos aprendendo e ensinando. Com mais essa parceria, e principalmente por celebrar a comunidade LGBTQIA+, estou feliz e representado. É importante sermos agentes do conhecimento, porque isso amplia o diálogo e quebra preconceitos”, diz Gil. 

O Programa de Letramento em Diversidade do Grupo Boticário faz parte da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa que acredita no poder da educação e da conscientização como ferramentas para uma sociedade mais diversa, inclusiva e igualitária. Iniciado no ano passado, o programa segue até 2024, sempre abordando um grupo minorizado a cada ano. Em 2021, o foco foi a pauta antirracista e, neste ano, anti-LGBTFobia, pois segundo relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é o país em que mais LGBTs são assinados. Portanto, é preciso criar mecanismos de apoio à comunidade em várias frentes, sendo o letramento uma delas.

“Uma das premissas do Grupo Boticário é contribuir ativamente para transformar o mundo em que vivemos. Aqui, somamos forças com os grupos minorizados e desenvolvemos ações em busca da construção de uma sociedade melhor para todos. Importante para conscientização e sensibilização, o letramento é uma das nossas ferramentas para também engajar todos os envolvidos no nosso ecossistema de beleza, do colaborador à sociedade em geral, com conteúdos que incentivam uma nova postura”, explica Rony Santos, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Boticário.

Como você soma na luta contra a LGBTfobia?

No dia 13 de junho, a companhia lançou em suas redes e site o guia digital “Como você soma na luta contra a LGBTfobia?” em prol da conscientização sobre o tema produzido pelos times de Diversidade & Inclusão, Comunicação e o Grupo de Afinidade Orgulho GB. Para potencializar o alcance do Guia, a empresa convidou um squad de 8 influenciadores com um representante para cada letra da sigla LGBTQIA+ que divulgaram o conteúdo trazendo seu olhar e vivências em relação a expressões lgbtfóbicas. O squad é formado por Bielo Pereira (@hellobielo), Stefan Costa (@transboylife_), Jorge Diogo (@glamouranza), Nick Nagari (@nicknagari), Cup (@apenascup), Ana Claudino (@sapataoamiga), Rafa Brunelli (@rafabrunelli) e Larissa Vaiano (@larissavaiano).

Para conferir o guia Como você soma na luta contra a LGBTFobia? e os módulos da Trilha Anti-LGBTfobia do Programa de Letramento em Diversidade acesse: https://www.grupoboticario.com.br/guia-lgbtqia/.

Quer receber as novidades do Grupo Boticário no seu e-mail?