Acessibilidade

9 de junho de 2022

Fundação convida: Corra pelos Oceanos! Veja como participar!

Biodiversidade e Conservação

No mês do Meio Ambiente e do Oceano, população é convidada a correr pela sustentabilidade e saúde dos mares. Participantes são desafiados a completar circuito de 25 quilômetros em 25 dias e incentivados a recolher o lixo encontrado pelo caminho. Atividade pode ser feita em qualquer local, de uma só vez ou em várias sessões, entre 5 e 30 de junho.

Como contrapartida, Fundação Grupo Boticário irá retirar lixo de praias e manguezais em área equivalente a mais de 100 campos de futebol na região costeira da Grande Reserva Mata Atlântica
Campanha O Oceano Está Aqui visa conscientizar a sociedade sobre a importância do oceano também como parte da Década do Oceano, estabelecida pela ONU para o período até 2030 e celebra duas datas importantes para a causa planetária: o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial do Oceano (08/06).

Além disso, a iniciativa dá visibilidade à Década do Oceano, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2021 a 2030, para que diferentes atores de todos os países reúnam esforços em ações que reforcem a importância do oceano para a sociedade e contribuam com a saúde do ambiente costeiro-marinho.

“A construção de uma cultura oceânica global só é possível com o engajamento de toda a sociedade. Medidas simples como aliar a atividade física à conservação, além de prazerosas, trabalham em favor desse objetivo. A conscientização pode ocorrer de diversas formas e acreditamos no potencial do esporte nesta empreitada”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. “Por isso, convidamos todos a participarem desta ação conosco e para que aproveitem bons momentos ao ar livre e junto à natureza.”

Mesmo que não seja obrigatório, os inscritos também são incentivados a praticar o plogging, atividade sustentável lançada na Suécia que combina a prática esportiva e o cuidado com o meio ambiente. A proposta é que, durante a atividade física, as pessoas recolham e destinem corretamente o lixo encontrado no percurso.

“Com a campanha O Oceano Está Aqui, queremos que a população compreenda que o oceano não se restringe às praias, está em todo lugar. As algas marinhas, por exemplo, são responsáveis por mais da metade do oxigênio que respiramos; o oceano regula o clima do planeta. Sem perceber, somos impactados pelo oceano a todo momento e nossas ações também refletem na saúde dos mares. O lixo descartado de forma errada pode chegar até o mar, independentemente da distância, levado pela chuva e rios”, diz Malu.

Como participar
Os 25 quilômetros propostos pelo desafio O Oceano Está Aqui podem ser executados ao longo de 25 dias – de 5 a 30 de junho –, em qualquer local e horário. Os participantes podem fracionar essa distância como quiserem, sem a necessidade de cumprir o desafio em um só dia.

Os interessados devem estar inscritos no site ou app da Running Heroes, plataforma virtual que estimula pessoas a correrem por causas ao redor do mundo. Aqueles que cumprirem o desafio no prazo estipulado concorrerão ainda a dez camisetas exclusivas da campanha O Oceano Está Aqui.

Contudo, a principal recompensa virá no segundo semestre deste ano, quando a Fundação Grupo Boticário promoverá uma ação de limpeza de praias e manguezais para celebrar todos os quilômetros corridos. A limpeza será realizada junto a parceiros locais em uma área equivalente a mais de 100 campos de futebol localizada na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma existente no Brasil.

“Em diferentes frentes, a campanha O Oceano Está Aqui busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do oceano e mostrar que o cuidado com o meio ambiente depende de todos. A soma de esforços certamente refletirá em um oceano e um planeta muito melhores”, afirma Malu, lembrando que a campanha também tem frente de comunicação nas redes sociais e pode ser acompanhada no Instagram e no Facebook pelo perfil @fundacaogrupoboticario.

Quer receber as novidades do Grupo Boticário no seu e-mail?