Sustentabilidade
  • 20 DE NOVEMBRO DE 2020

Foto: Jose Paiva

Hoje é impensável visualizar o futuro sem considerar a preservação ambiental no presente. A nossa Fundação nasceu nos anos 90, quando esse olhar de cuidado com o ecossistema, antes restrito a especialistas do setor, começava a ganhar o mundo. Pré-Fundação, em 1988, foi o artigo 225 da Constituição Federal, que colocou o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida. Depois, o ECO-92, evento que recebeu autoridades internacionais no Rio de Janeiro, nos ajudou a destacar o Brasil na construção de um mundo mais sustentável.

Vale dizer que a aniversariante do mês foi pioneira no engajamento empresarial e investimento social privado nessa causa. Desde então, o trabalho também é de conscientização, para que a conservação da natureza seja compreendida como essencial em todos os tempos.

Nosso presente
é o futuro

Somos inquietos e inconformados diante de tudo que pode melhorar. Mas temos responsabilidade sobre o impacto das nossas atitudes para os nossos resultados e para a sociedade. Muito mais do que celebrar as conquistas ambientais que já alcançamos, essa data querida serve para renovar nossos compromissos com a natureza para o futuro.

8 compromissos
da Fundação
Grupo Boticário

1

COM A ÁGUA

Somando forças com instituições do setor público e privado, já contribuímos com a proteção de muitas nascentes de rios. Muitas mesmo: o equivalente a 40 mil piscinas olímpicas! Cuidar da água é proteger a vida e também nosso compromisso com a natureza.

2

COM A CONSCIENTIZAÇÃO

É preciso conhecer para preservar. Aproximar as pessoas da natureza é um dos nossos pilares. Viabilizamos conversas entre alunos, professores, investidores, pesquisadores, admiradores e todos que buscam saber mais sobre o meio ambiente.

3

COM AS ESPÉCIES BRASILEIRAS

Atuamos com projetos para a proteção de todas as formas de vida, principalmente das espécies ameaçadas de extinção. São mais de 1.600 iniciativas para cuidar da biodiversidade brasileira que, além de ajudar a descobrir 176 espécies, protegem outras 270.

4

COM O OCEANO

A importância do oceano vai além do lazer, é sobre controle do clima, fornecimento de alimento e, por tudo isso, também é sobre fazer a economia a girar. Comprometidos com a vida marinha, já apoiamos mais de 250 iniciativas da costa brasileira e a criação de áreas marinhas protegidas (115 mil km²) que equivalem a 121 “São Paulos”.

5

COM AS FLORESTAS

Já protegemos mais de 1,51 milhão de hectares de florestas brasileiras por meio dos nossos programas. Seria como dizer que salvamos florestas do tamanho da capital paulista por 10 vezes. Mas ainda temos muita vontade e trabalho pela frente.

6

COM A SUA CONEXÃO COM A NATUREZA

Mais natureza é mais saúde para a sua vida. Pesquisas comprovam que estar em contato com áreas naturais reduz as chances de desenvolver ansiedade, depressão e estresse, o que ajuda na sua imunidade, concentração e sociabilidade.

7

COM A PESQUISA, A CIÊNCIA E A INOVAÇÃO

Já apoiamos mais de 1.600 projetos que cuidam de habitats por todo o país. O conhecimento científico é nosso aliado na conservação da natureza, principalmente, quando gera oportunidades subsidiando políticas públicas e práticas de proteção a ecossistemas em perigo.

8

COM A PROTEÇÃO DE RESERVAS NATURAIS

Mantemos duas reservas naturais nos biomas mais ameaçados do país: a Reserva Natural Salto Morato, que ajuda a conservar 2.253 hectares de Mata Atlântica, e também a Reserva Natural Serra do Tombador, que contribui para a conservação de 8.730 hectares de Cerrado.




Malu Nunes, diretora-executiva da
Fundação Grupo Boticário de
Proteção à Natureza

Em março, quando o mundo parou para respeitar o isolamento social, a natureza reagiu. Enquanto as montanhas do Himalaia ficaram visíveis pela primeira vez em 30 anos, os canais de Veneza estavam com as águas limpas e cristalinas, um estado que não era atingido há 60 anos. Não é novidade que o equilíbrio da natureza é imprescindível para garantir a vida dos seres vivos, mas essas notícias ganharam o mundo pelo impacto positivo que tão pouco tempo de pausa resultou.

Apesar do momento delicado que o país enfrenta no contexto ambiental, Malu Nunes, diretora-executiva, comemora os 30 anos da Fundação com esperança:

“Nunca, empresas e agentes financeiros, estiveram tão interessados na construção de um planeta mais verde, se rendendo às evidências de que a natureza bem conservada pode, sim, ser força geradora de desenvolvimento socioeconômico."




Nesse sentido, líderes brasileiros aderiram à campanha #NãoVolte, da Rede Brasil do Pacto Global, entidade ligada à ONU pelo Desenvolvimento Sustentável no meio empresarial. O que eles pedem é que o mundo, nunca mais, volte ao normal. Entre os signatários está o nosso presidente, Artur Grynbaum, que se une a 47 CEOs comprometidos em eliminar o uso de combustíveis fósseis, combater as desigualdades sociais, reduzir ao máximo o uso de plásticos, entre outras iniciativas pela sustentabilidade, equilíbrio e preservação da natureza.

Cada vez mais, optar por alternativas sustentáveis deixam de ser apenas uma questão de escolha pessoal, é sobre o impacto que você quer deixar no mundo. Escrever a história da Fundação e perceber que essa trajetória ajuda cada vez mais pessoas a se juntarem à causa é o presente mais especial que podemos oferecer a ela e ao nosso futuro.

TAGS: #fundacaogb #trintou #30anosdecuidado #preservacaodoambiente #sustentabilidade #festadanatureza