Segundo o relatório de tendências 2020 do Future Today Institute, podemos nos preparar para usufruir da robótica em nuvem que vai ajudar na automatização das fábricas, além de realidade virtual e aumentada com inteligência artificial para as mídias sociais, esportes, turismo, varejo e, também, eventos que misturam o presencial e o digital para imersões e experiências para o consumidor.

Nesse sentido, a relação entre marcas e consumidores, equipes e empresas, ganhará novos desafios. No Grupo Boticário, somos inconformados diante de tudo que pode melhorar. Queremos estar na vanguarda da beleza e, por isso, já começamos a nossa mudança.

isolados,
mas próximos

Por aqui, nenhuma decisão é tomada sem considerar toda nossa cadeia de valor – revendedor, franqueado, distribuidor e consumidor final. Neste momento, com a ajuda da nossa área de Tecnologia, priorizamos entregas em ciclos curtos com melhoria contínua, construção de novas plataformas e soluções para potencializar a omnicanalidade e assegurar o bem-estar do consumidor. Assim, uma das principais iniciativas é a melhoria da experiência online para todas as pontas.

Com o mundo tendo que se adaptar repentinamente ao novo momento, nossas equipes de tecnologia e inovação não mediram esforços para garantir que os colaboradores do GB pudessem trabalhar de forma remota e produtiva. Os times do setor vêm executando ações para viabilizar que os dispositivos estejam operantes, além de disponibilizar ferramentas que possibilitam a colaboração e a comunicação fluida neste período.

Há cinco meses no GB, Nádia Leão aceitou o desafio de atuar como Gerente de Transformação Digital e Botilabs. Agora, é uma das responsáveis pela construção de um novo ecossistema de tecnologia que vai desde a evolução dos processos de trabalho, passando pela digitalização de jornadas até o desenvolvimento de novos profit pools (modelos estratégicos de gerenciamento a partir do lucro). No Botilabs – laboratório de experimentação e protótipos – ela coordena iniciativas para solucionar dores reais na jornada dos nossos públicos de relacionamento, além de antecipar mudanças de consumo e a evolução do nosso modelo de negócio.

Se o grande desafio é manter os canais de comunicação eficientes entre todos da equipe para a cocriação à distância, ela revela que o foco da área também está “no melhoramento de elementos que influenciam a maneira como interagimos, construímos e tomamos decisões no ambiente de trabalho”.

portas abertas para transformar

A pandemia está levando muita gente a repensar os próprios valores, rotina e até a carreira. O home office ajuda com a flexibilidade e autonomia das pessoas que acabam tendo mais tempo para se dedicar a outras áreas da vida e explorar opções. Enquanto alguns retomam hobbies antigos, outros procuram desenvolver novas habilidades. E se você não está satisfeito com o seu trabalho atual ou sempre quis mudar de área, a hora pode ser agora!

Para quem busca inspiração, já falamos sobre as possibilidades da educação digital e alguns caminhos para você desenvolver e adquirir mais conhecimento. Além disso, o Grupo Boticário está com vagas abertas em Tecnologia, a maior parte delas direcionada a desenvolvedores. Como gestora do setor, Nádia comenta sobre o perfil de profissional que estamos buscando:

"É preciso ter um interesse genuíno na resolução de problemas colocando nossos clientes no centro da tomada de decisões e desenvolvimento de soluções. Sempre ávido a aprender e evoluir para reagir às novas condições de contorno do universo de tecnologia.”

Nádia Leão, Gerente de Transformação Digital e Botilabs do Grupo Boticário

Além da Nádia, nosso time de mulheres na TI também conta com o talento da Juliana Gonçalves, nossa Consultora em Infra e da Yvana Lopes que é desenvolvedora. Um setor que, ainda, é majoritariamente formado por homens, não está entre as principais escolhas das jovens que começam no mercado de trabalho, mas tem crescido cada vez mais. Para falar sobre carreira e tendências, Juliana e Yvana foram convidadas para participar de uma live do Programaria – canal no YouTube que reúne mulheres que trabalham com tecnologia.

Vale pontuar que todo o processo seletivo e de integração do novo colaborador é online. Desde a candidatura, agendamento de entrevistas, testes, carta de oferta, até o processo admissional. Pensando nos formatos de contratação, nosso programa de integração para os times de tecnologia foi revisto e adaptado para esse período de trabalho remoto.

"Uma das surpresas boas que encontrei no Grupo Boticário é que a galera já tem no sangue duas coisas muito importantes, quando falamos em desenvolvimento, que é trabalho em equipe – isso a gente não consegue ensinar fácil – e essa coisa de você querer fazer o melhor."

Juliana Gonçalves, Consultora
de Arquitetura, há 8 meses no
Grupo Boticário

Quando o novo colaborador chega, faz uma apresentação online que é notificada a todos da equipe. Também tem happy hour virtual e o “buddy online”, como se fosse um colega de equipe escolhido para ser o seu “padrinho” e acompanhar as primeiras semanas do novato. Outra novidade é a visita 360°, também online, para que os recém-chegados conheçam as instalações do Grupo Boticário. As iniciativas foram pensadas para manter o time próximo e alinhado durante essa fase.