muito além da

tampa

sustentabilidade é quando

todo mundo ganha!

Tudo começa com uma vontade genuína de fazer o melhor. Neste caso, o melhor também era inédito. Para encontrar esse resultado, foi preciso sair da nossa zona de conforto e somar forças com outras empresas que também acreditaram no poder de fazer junto. A partir da lógica da economia circular traçamos um objetivo comum para chegar à nova tampa da linha Floratta, de O Boticário.

Nossa missão era reciclar uma matéria-prima complexa: o Surlyn, resina usada na fabricação de algumas de nossas embalagens. Mas, muito além de cumprir esse objetivo, contemplamos todos no processo: empresas parceiras, cooperativas de reciclagem e o meio ambiente. Entenda como a gente fez essa roda girar!

duas cabeças pensam melhor e mais rápido...

…e quatro empresas encontram mais soluções do que uma só. Nessa missão, precisávamos encontrar respostas que partiam de um grande desafio: como trabalhar com uma matéria-prima declarada como não reciclável por 73% das nossas cooperativas de reciclagem?

Isso porque o Surlyn® é uma resina transparente e altamente resistente a produtos químicos e óleos, mas apesar da versatilidade, até então, não havia registros de reciclagem do material no mercado mundial de cosmética.

No comando da Wise, Bruno Igeo praticamente criou uma miniempresa dentro da já existente, com processos novos em parâmetros de produção e controle de qualidade.
A complexidade dessa operação reforça o envolvimento dos parceiros, já que o Surlyn® é uma resina que não fazia parte do mix de produtos da empresa.
Recolhemos o Surlyn® dos descartes de consumidores dos pontos de coleta do nosso Programa de Recolhimento de Embalagens e dos resíduos das fábricas de São José dos Pinhais (PR) e Camaçari (BA). E desde a arrecadação, movimentar uma quantidade tão grande de resina foi desafiador:

“Uma de nossas máquinas foi separada para realizar esta produção que envolveu 5 toneladas da matéria-prima e representou enormes desafios com relação a origem e abastecimento desse material.”
Bruno Igel, CEO da Wise

Soluções sustentáveis dependem de compromisso com a entrega, é sobre colaboração e parceria. Melina Guedes, da Dow, destaca o que fez a diferença para este projeto acontecer:

“Humildade de todo o time do GB com quem interagimos. Parece simples, e menos “corporativo”, mas fez muita diferença! O time estava sempre disposto a ouvir todas as ideias e nos mantinha informados sobre cada etapa. Isso fez com que todos se sentissem “donos” do projeto de uma forma muito positiva, ninguém negava esforços para ultrapassar uma barreira e fazer dar certo!”
Melina Guedes, gerente de Desenvolvimento de Mercados da Dow

No vídeo, você confere o processo completo de reciclagem!


do surlyn ao surlyn

Após dois anos de ensaios, o Floratta Love Flower com as novas tampas produzidas em Surlyn® reciclado foi lançado em janeiro.
A qualidade premium que conseguimos manter nas tampas é outra grande conquista do projeto. Na maioria dos processos de reciclagem, é comum que os materiais percam qualidade — característica conhecida como downcycling. Mas juntos, transformamos a resina reaproveitada em um produto com alto valor agregado e que, a olho nu, pouco se diferencia do Surlyn® virgem. Você duvida? Faça o teste!

Qual destas tampas foi desenvolvida com Surlyn reciclado?

ERROU! Viu só como as tampas
são praticamente idênticas?

ACERTOU! As tampas são
praticamente idênticas – é uma
pequena diferença para o consumidor,
mas uma grande vantagem para o meio ambiente.

Somos ECO®

Sim! Com inovação, sustentabilidade e uma parceria sem precedentes, somos a primeira empresa de cosméticos do mundo a reciclar o Surlyn pós-consumo e, por isso, vencemos o Prêmio ECO® 2020 na categoria Produtos e Serviços. Promovido pela Amcham e Estadão, a premiação destaca atitudes empreendedoras e responsáveis alinhadas com o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Também vencemos na categoria Pioneirismo em Sustentabilidade do Sustainable Beauty Awards de Paris, premiação da indústria da beleza mundial.

passe o mouse e conheça os demais destaques dessa empreitada!

O bom de crescer juntos é incentivar um ao outro. Ao completar o ciclo de economia circular do Surlyn foi justamente isso que conquistamos: as empresas parceiras se tornam mais competitivas; as cooperativas, agora, podem destinar corretamente e gerar renda com o material; e o meio ambiente sofre menos impacto dos resíduos.


TAGS: #surlyn #ciclofechado #economiacircular #sustentabilidade #integracao #premium