Registro
Dez anos

O que a Selma e o Douglas têm a ver com mais de 1 bilhão de peças expedidas? Tudo. Aqui, eles representam a nossa equipe de Registro (SP) como contadores da história do primeiro Centro de Distribuição do Grupo Boticário fora do Paraná.

A data era fevereiro de 2009 e o investimento foi de
R$ 85 milhões
para potencializar entregas mais flexíveis no abastecimento de – à época 2.180 lojas – número que hoje já passa de 4 mil.

Registro é um município na região conhecida como Vale do Ribeira que tem a agricultura, especialmente o cultivo da banana, como principal fonte de renda.

No final da década de 2000, a cidade ganhava novas oportunidades de crescimento pela localização – rota para a capital paulista e outros pontos do país. A criação dessa inteligência logística levou o Grupo Boticário a expandir seus limites e, 10 anos depois, nossos resultados comprovam que essa foi mais uma iniciativa que deu certo. MUITO CERTO!

Números da década do CD:

41 Peças expedidas

73 Caixas expedidas

66 Carretas transportadas

Dados referentes ao período de
2010 a 2019

Atualmente, o dia a dia do CD está sob responsabilidade de
362 colaboradores diretos e 150 indiretos
de nove cidades da região. Nesses 10 anos, o Grupo Boticário se desenvolveu junto com cada uma dessas pessoas.

Com potencial de crescimento e de entrega comprovados, em 2016, as equipes abraçaram um novo desafio: atender aos pedidos do e-commerce do Brasil inteiro.

Com adaptações estruturais, mais empregos, oportunidades e muito engajamento, o resultado não poderia ter sido diferente: sucesso! Atualmente, somando nossa presença online e pontos de venda, os produtos do Grupo Boticário estão em 99% dos lares brasileiros (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo/2019).

Em 2018, mais novidades. Dessa vez, a estrutura foi ampliada e colocou o CD como primeiro do Brasil a atender normas internacionais de armazenamento.

Além disso, ao longo dos anos, outras iniciativas para a sustentabilidade foram adotadas e ampliadas como a horta comunitária, o uso da madeira de reflorestamento e as premissas para a melhor gestão de recursos e também resíduos. Veja alguns números:

Desde 2012, reduzimos

o consumo total de água em

o consumo de energia em

E hoje

da quantidade total de água é reutilizada


da energia que utilizamos é de fonte renovável

É feita com valorização de pessoas, pertencimento e gratidão. Pelo menos é nessa tríade que os nossos caminhos se encontram e seguem com o mesmo brilho no olho. E junto com o nosso Centro de Distribuição, muitas carreiras se desenharam. Foi o caso do Douglas Kanashiro – filho de agricultores da região, que chegou como técnico de logística, e da Selma Santos de Oliveira – que tinha 19 anos quando foi contratada como auxiliar de operação.

"Todo o time faz as entregas com muito engajamento, trabalham com prazer, gostam do que fazem. É fácil perceber o brilho nos olhos de toda a equipe."
Douglas Kanashiro 
Coordenador de Centro de Distribuição. Em julho, ele completará 10 anos de casa

Douglas também explica que “orgulho de ser é um sentimento comum dentro da nossa unidade”. Ele acredita que isso vem desde a escolha do Grupo pela região que gerou tantas oportunidades para a população e resultou num time representativo da diversidade local.

Essa união fez a diferença na carreira dos nossos entrevistados. De Técnico a Coordenador de Logística, Douglas sempre contou com o apoio de seus gestores e colegas de equipe, criando uma relação de confiança que, hoje, facilita a sua liderança diária.

A Selma notou que acompanhar o crescimento dos seus colegas funcionou como grande incentivo para o próprio desenvolvimento. Se enxergar representada foi essencial para as escolhas de sua carreira. Em 2019, ela conquistou o cargo de Técnica de Logística, mas deseja crescer ainda mais.



Desde 2009, o desenvolvimento das equipes também foi incentivado com quase 4 mil horas de treinamento.
E o resultado disso pode ser notado com outro destaque: foram realizadas quase 200 movimentações, entre seleções internas e promoções de colaboradores.

Ver outras mulheres na liderança sempre foi inspirador. A diversidade está integrada no Grupo, acontece de verdade. Meus gestores sempre acreditaram no meu trabalho e me deram oportunidades de crescimento.

Selma Santos de Oliveira

Técnica de logística com
10 anos de Grupo Boticário

Se depender do entusiasmo dos colaboradores, as conquistas de Registro estão só começando. O espírito de equipe faz parte da cultura da empresa
– é o nosso jeito de ser e de transformar o mundo por meio da beleza que fazemos, buscando sempre o sucesso responsável e a satisfação do nosso consumidor em cada produto que chega às mãos dele.

Que venham os próximos muitos anos!


TAGS: #10anosregistro #empreendedorismo #equipe #paixao #brilhonoolho