Imagem:
Como testamos os nossos produtos?

Em 2020, vamos celebrar 20 anos sem testes em animais. Mas como garantimos que os nossos produtos são totalmente seguros para as pessoas? Descubra neste vídeo os principais métodos alternativos que aplicamos em nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento.




 





Matérias não utilizadas pelo Grupo Boticário

Matérias-primas
Todos os nossos produtos* atendem às normas de segurança brasileiras e também as dos outros 15 países em que estamos presentes, como Estados Unidos e Portugal. Mesmo assim, todos os anos nós buscamos e incorporamos matérias-primas que sejam ainda mais seguras para quem as produz, quem as consome e para o meio ambiente. Isso também inclui a substituição de matérias-primas que, apesar de seguras, acabam virando alvo de rumores e preocupando consumidores desnecessariamente.

4-Methylbenzylidene Camphor

Benzophenone-1

Benzophenone-3

BHA

Boric Acid

Bronopol

Camphor

Carmine / CI 75470

Cyclohexasiloxane (produtos enxaguáveis)

Cyclopentasiloxane (produtos enxaguáveis)

Diazolidinyl Urea

Dimethyl Oxazolidine

DMDM hydantoin

Formaldehyde

Glutaral

Glyoxal

Imidazolidinyl urea

Methyldibromo Glutaronitrile

Nonoxynol

Parabenos

Phenylmercury

Polyaminopropyl Biguanide

Polyethylene (microesferas)

Polyethylene Terephthalate (PET)

Polyethylene Terephthalate (produtos enxaguáveis)

Polylactic Acid (produtos enxaguáveis)

Quaternium-15 

Resorcinol

Thimerosal

Toluene

Triclocarban

Triclosan



Materiais de Embalagem
PVC



Matérias-primas em substituição:
Benzophenone-2 e 4 

1. Pra que serve?

Funcionam como filtros que protegem a pele ou as próprias características dos produtos (como a coloração, por exemplo) contra os efeitos prejudiciais dos raios UV.


2. Porque está em substituição?
Alguns estudos recentes, mas que não foram endossados pela comunidade científica, apontaram as Benzofenonas como prejudiciais ao ambiente marinho e ao público infantil. Por isso, apesar das Benzofenonas serem comprovadamente seguras, elas passaram a ser alvos de rumores e hoje preocupam os consumidores.
O Grupo Boticário nunca utilizou Benzofenonas como fator de proteção da pele, e agora está substituindo o uso como fator de proteção do produto, mesmo que a concentração neste caso seja baixa e não apresente risco.

3. Quando será substituído?
Trabalhamos para que nenhum produto produzido pelo Grupo Boticário tenha Benzofenonas a partir de 2023.


Bisfenol tipo A (Bisphenol - BPA) 

1. Pra que serve?

O Bisfenol A (BPA) é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos. O BPA também está presente na resina epóxi, utilizada na fabricação de revestimento interno de latas para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa.


2. Porque está em substituição?
O BPA tem sido considerado por algumas autoridades internacionais como suspeito por apresentar risco à saúde humana. No Grupo Boticário utilizamos BPA somente em aplicações onde não há risco à saúde humana, pois não há migração da substância para o produto. Mesmo diante desse cenário, decidimos eliminar esse componente de nossas embalagens.

3. Quando será substituído?
Estamos trabalhando para que, a partir de dezembro de 2022, nenhuma embalagem produzida por nós tenha BPA.


Ciclopentasiloxano (Cyclopentasiloxane D5) e Ciclohexasiloxane (Cyclohexasiloxane D6) 
1. Pra que serve?Os silicones do tipo siloxano são utilizados para conferir propriedades sensoriais e lubrificantes em produtos para pele e cabelo.


2. Porque está em substituição?O silicone D5 foi considerado pelas autoridades europeias suspeito por se acumular no meio aquático.
Com base nisso, algumas autoridades internacionais estão restringindo o uso desse silicone em produtos cosméticos enxaguáveis e com proposta para produtos não enxaguáveis.

3. Quando será substituído?
O Grupo Boticário já substituiu esses silicones de seus produtos enxaguáveis. Estamos trabalhando para que, partir de dezembro de 2023, nenhum produto não enxaguável tenha Silicone D5 e D6.
Ftalatos - Dietilftalato  

1. Pra que serve?

Os ftalatos são uma família de compostos utilizados para diversas finalidades e por vários setores da indústria.

O dietilftalato é utilizado em baixas concentrações na indústria de cosméticos como solubilizante de fragrâncias, agente amargante e denaturante de álcool.


2. Porque está em substituição?
Alguns tipos de ftalatos são acusados de causar danos à saúde humana. O dietilftalato, no entanto, não apresenta qualquer ação tóxica quando usado em baixas concentrações na indústria de cosméticos. 
Mas como ele pode ser confundido pelos consumidores com os outros tipos de ftalatos e causar preocupação, decidimos eliminar dietilftalato de novos lançamentos.

3. Quando será substituído?
Estamos trabalhando para que, a partir de 2023, nenhum produto produzido por nós tenha Dietiltalato.

PFAs
1. Pra que serve?
Composto utilizado em uma grande variedade de aplicações. Na indústria cosmética é geralmente utilizado como surfactante e também formulações conferindo poder de resistência a água e oleosidade.

2. Porque está em substituição?
Existem diferentes tipos de compostos pertencente a classe dos PFAs. Alguns tipos de PFAs estão relacionados a impacto ambiental e potencial risco a saúde humana. O Perfluorooctyl triethoxysilane não apresenta qualquer evidência cientifica quanto a danos ambientais ou a saúde humana. Porém, devido a controvérsia da classe, decidimos eliminar esse composto de novos lançamentos.

3. Quando será substituído?
Estamos trabalhando para que, a partir de dezembro de 2023, nenhum produto produzido por nós tenha Perfluorooctyl triethoxysilane.


Zinc Pyrithione

1. Pra que serve? 
É amplamente utilizado na indústria de cosmético por sua ação no tratamento de caspa e dermatite seborréica. Possui propriedades bactericidas e é eficaz contra microorganismos.

2. Porque está em substituição? 
O Piritionato de Zinco foi recentemente considerado pelas autoridades europeias como suspeito por apresentar riscos à saúde humana. Apesar dessa substância não conferir risco nas baixas concentrações em que são utilizadas pelo Grupo Boticário, decidimos eliminar esse ingrediente.

3. Quando será substituído?
Estamos trabalhando para que, a partir de 2022, nenhum produto por nós tenha Piritionato de Zinco. 




*
O prazo de substituição de matérias-primas controversas é válido para todos os produtos produzidos pelo Grupo Boticário, exceto recentes incorporações (Vult) que estão sendo trabalhadas com prazos exclusivos.