A gente considera produto sustentável aquele em que o ciclo de vida — da matéria-prima ao descarte — tem impacto reduzido no meio ambiente.

Também é sustentável o produto que gera impacto positivo para as pessoas, tanto por sua função ou benefício quanto pela cadeia de geração de valor e renda que ele tem potencial de proporcionar à comunidade ao redor.

Ecoálcool

No processo tradicional de extração, as folhas e o bagaço da cana-de-açúcar costumam ser queimados ou descartados, gerando gases poluentes na atmosfera. Por aqui, esse resíduo não é descartado e nós usamos para produzir o Ecoálcool, o etanol da cana-de-açúcar. Ele permite o aproveitamento integral da matéria-prima através de um processo inovador já utilizado como alternativa para combustíveis de automóveis. Com isso, O Boticário se tornou a marca pioneira na utilização do Ecoálcool em cosméticos no Brasil, seguida por quem disse, berenice?.

Benefícios ambientais

  • Reaproveitamento de resíduos
  • Redução na emissão de gases de efeito estufa
  • Redução na pegada de carbono em 35% em relação ao álcool tradicional

Plástico Verde

Produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, o polietileno verde — PE Verde — é um plástico vegetal com as mesmas características do polietileno tradicional. A diferença é que, com ele, nossas embalagens agora apresentam 10% menos plástico, o que contribui para uma considerável diminuição na emissão de carbono. Só de janeiro a maio de 2019, O Boticário e quem disse, berenice?, juntas, reduziram a emissão de CO2 em 59 mil toneladas.

Benefícios ambientais

  • Redução de 90 toneladas de resíduos plásticos por ano
  • Redução de emissão de gases de efeito estufa em 3.000 toneladas por ano
  • Sustentabilidade em mais de 70% do portfólio de produtos

A inovação como parceira estratégica

Uma das iniciativas para desenvolver uma cultura de inovação e incentivar as nossas pessoas a buscarem cada vez mais ideias sustentáveis é o Innovation Day, que promovemos duas vezes por ano. Além de convidados especiais, o encontro reúne centenas de líderes e colaboradores de áreas multidisciplinares de todas as marcas do Grupo Boticário para pensar em como trazer essas soluções para dentro do negócio.

Com o tema “Inovação para Sustentabilidade”, a primeira edição de 2019 aconteceu no mês de maio no Concept Opera Hall, em Curitiba/PR. Durante um dia inteiro, 375 participantes acompanharam palestras e ativações que demonstraram a legitimidade do Grupo para tratar do assunto. O conteúdo apresentado no evento alcançou mais de 23 mil interações do público no LinkedIn e no Instagram. Veja no vídeo alguns destaques!


Em paralelo a essa perspectiva, também promovemos uma série de ações que mostram a nossa preocupação com o hoje.
Veja como a gente vem transformando o mundo!

Nossos produtos enxaguáveis, como shampoos e sabonetes, passaram por testes de ecotoxicidade que reduziram em 56% o impacto na água em 2018.

Além do PE Verde, estamos procurando adotar, cada vez mais, o PET e o papel reciclado tanto em nossos processos quanto em nossas embalagens.

Estamos adotando fórmulas veganas, ou seja, sem ingredientes de origem animal, em linhas de produtos de todas as marcas. Além disso, não fazemos testes em animais há quase 20 anos e somos pioneiros em métodos alternativos.

Toda a linha Make B de O Boticário passou por um processo inovador de revisão das embalagens que já levou a sustentabilidade a 97% dos novos produtos.

Num processo de Ecodesign, com o reaproveitamento de moldes inativos da colônia Floratta, também de O Boticário, poupamos o uso de 1,5 tonelada de aço. A otimização logística contribuiu, ainda, para a redução de 50 toneladas de papelão e 35 toneladas de emissão de CO2 ao ano.

Pensando no ciclo de vida completo de nossos produtos, temos o maior Programa de Recolhimento de Embalagens do Brasil.
O consumidor leva a embalagem até uma das mais de 4 mil lojas. Depois, nós oferecemos o destino adequado ao resíduo, reduzindo o impacto no meio ambiente e transformado-o em matéria-prima para cooperativas. O frasco de Malbec Club Intenso, por exemplo, tem na composição 35% de material reciclado.

Sempre podemos fazer mais: Desafio 2024

Mesmo com tantos números expressivos, nós sabemos que podemos melhorar ainda mais. De todos os produtos lançados em 2018, 77% apresentam atributos sustentáveis. Porém, temos um objetivo ainda mais agressivo:

garantir que 100% dos nossos novos produtos tenham alguma redução de impacto ambiental ou social até 2024.

O Desafio 2024 foi lançado por Paulo Roseiro, nosso diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, durante o Innovation Day. Para alcançar esse resultado em, no máximo, 5 anos, o Grupo Boticário está envolvendo as áreas de pesquisa, desenvolvimento, marketing e produção.

A meta é ousada, mas será alcançada por termos um time de ponta, que veste a camisa e já conquistou grandes vitórias até aqui.

Adotar boas práticas também inclui observar o negócio sob a ótica da geração de valor para as pessoas. Isso porque, além do meio ambiente, muita gente é impactada pelas nossas decisões. Por isso, estamos sempre buscando formas de fazer bonito para que a inovação sustentável transforme a vida das pessoas para melhor.

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