Sustentabilidade
  • 27 junho de 2019

Em parceria com a ONU Mulheres e diversas empresas, assinamos um compromisso por um futuro mais justo que começa pela equidade de gênero.

Representatividade é uma discussão que já faz parte do nosso dia a dia aqui no Grupo Boticário. E a melhor ferramenta que usamos para instigar esse importante diálogo é a comunicação. Preocupados em representar a diversidade do nosso país, nós criamos campanhas que procuram retratar todos os públicos, sem distinção. Foi com esse mesmo propósito que nos tornamos um dos líderes na Aliança Sem Estereótipo, um movimento que tem tudo a ver com a beleza de ser humano.

Aliança
Sem Estereótipo
e com muita
beleza

Aqueles clássicos comerciais de televisão em que a mulher atesta a qualidade do sabão em pó ou que o homem leva o filho para jogar futebol reforçam um senso comum ultrapassado sobre os papéis de cada gênero. Afinal de contas, homens também lavam roupa e mulheres também batem um bolão, não é mesmo?

Para combater esses clichês nada saudáveis é que surgiu a Aliança Sem Estereótipo, movimento que reúne uma poderosa coalizão global com o objetivo de eliminar preconceitos, atitudes discriminatórias e estereótipos de gênero na publicidade.

Originalmente conhecida como Unstereotype Alliance e encabeçada pela ONU Mulheres, o compromisso da aliança é adotar práticas que representem as mulheres em toda a sua diversidade — de raça, idade, etnia, religião, classe social, orientação sexual etc.

#unstereotype Alliance

OS EFEITOS do estereótipo pelo mundo

Um simples comercial veiculado em televisão aberta para milhares de pessoas faz muito mais do que vender um produto. Para além disso, ele transmite uma mensagem capaz de fortalecer estereótipos e conceitos ultrapassados. Dá só uma olhada!

  • Na sociedade
  • 79% das mulheres brasileiras não se sentem representadas de forma justa na sociedade.
  • No ambiente de trabalho
  • Apenas 5% dos CEOs da Fortune 500, lista americana das maiores empresas do mundo, são mulheres.
  • Na publicidade
  • A maioria dos anúncios (25%) tem homens como protagonistas, enquanto apenas 5% têm mulheres.

“A equidade acontece quando abandonamos os estereótipos de gênero e não distinguimos, em nenhuma hipótese, mulheres e homens ao olhar para todas as nossas posições — de técnicas a executivas —, seja nas operações, no corporativo ou no varejo.”

Lia Azevedo

VP de Desenvolvimento Humano e Organizacional no Grupo Boticário

FONTES: Beyond Gender: The Invisible Stereotypes, 2018; Geena Davis Institute on Gender in Media, 2017.

O QUE É estereótipo segundo a ONU

"Estereótipos refletem ideias profundamente arraigadas de feminilidade e de masculinidade. Concepções negativas e simplórias de mulheres são uma das maiores barreiras para a equidade de gênero e precisamos enfrentar e mudar essas imagens onde quer que elas apareçam.”

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da ONU Mulheres

Se é para somar forças, estamos lá

A colaboração é um dos princípios fundamentais da Aliança Sem Estereótipo.

Para isso, a concorrência fica em segundo plano para priorizarmos o que realmente importa: engajar mais pessoas, profissionais, anunciantes e agências de publicidade.

Vibrando nessa intenção, o Grupo Boticário esteve presente no segundo encontro anual do movimento, que aconteceu nos dias 28 e 29 de março de 2019 em Nova York e reuniu líderes, membros e aliados do mundo inteiro na sede da ONU.

Líderes

Grupo Boticário Bradesco GPA MasterCard Unilever WPP

Membros

Heads Propaganda Magazine Luiza IPG Avon

Aliados

ABA ADVB Rede Mulher Empreendedora

Para colocar em prática a proposta da Aliança Sem Estereótipo, o Pacto Brasil – etapa nacional do movimento – definiu quatro grandes objetivos:

FOMENTAR
a equidade no ambiente de trabalho;
ALCANÇAR
a publicidade livre de estereótipos;
DAR
visibilidade à iniciativa e aos avanços;
GERAR
interação entre o time global da aliança.

Nossas campanhas:
nosso maior orgulho

“Entendemos que o movimento pela diversidade e equidade de gênero deve ser de todos. Por isso, nossas campanhas convidam empresas e pessoas a refletirem conosco sobre a importância desse debate. Contar com esse envolvimento entre marcas e sociedade nos faz acreditar que podemos ser aliados para contribuir para uma mobilização ainda maior e, quem sabe, promover, juntas, uma grande transformação da sociedade”, afirma Eduardo Fonseca, nosso diretor de Assuntos Institucionais. Em apoio à representatividade, nossos filmes de quem disse, berenice? e de O Boticário vêm trazendo famílias e escolhas fora do ‘padrão’ desde 2015.

Nós acreditamos na diversidade de uma maneira legítima e respeitamos as pessoas e suas opiniões, mas também reconhecemos que as reações negativas que recebemos mostram que ainda temos muito trabalho por fazer. Vamos juntxs?

  •   27 Junho de 2019
#unstereotypealliance #diversidade #sustentabilidade