Sustentabilidade
  • 04 outubro de 2019

Comemorado mundialmente desde a década de 1930, o Dia dos Animais é uma homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da natureza. Apesar da data comemorativa, os direitos dos bichinhos só foram registrados pela Unesco em 1978, por meio da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O Grupo Boticário está envolvido com essa causa há quase três décadas, quando criamos a Fundação Grupo Boticário, em 1990. Saiba mais sobre as nossas iniciativas que demonstram amor por todas as formas de vida.

Sem testes em animais há quase 20 anos

Pesquisas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 45% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um cachorro e 18%, um gato. Só em 2016, a população de pets era de 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos no Brasil, mostrando que o carinho pelos animais não está só nos vídeos e memes das redes sociais.




Aqui no Grupo Boticário, não realizamos quaisquer tipos de testes em animais desde o ano 2000, mesmo não havendo legislação que proíba a prática no Brasil. Para tornar isso possível, foi preciso investir recursos que substituíssem esses procedimentos em todas as nossas marcas. O desafio de inovar sempre em busca de resultados responsáveis nos levou a criar métodos de análise alternativos, mas igualmente precisos e seguros.

Como a maior rede de franquias do Brasil e a maior rede de cosméticos do mundo, assumimos nossa responsabilidade com essa causa, desenvolvendo processos, fornecedores e toda a sociedade em prol do respeito aos animais.

Portfólio vegano em desenvolvimento

Uma pesquisa do IBOPE Inteligência encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) mostrou que, de 2012 a 2018, a população vegetariana cresceu 75%. São 30 milhões de pessoas — ou 15% dos brasileiros — que optaram por uma dieta que não inclui carne e derivados. Mas a consciência vai além da alimentação. O mesmo estudo também apontou que o novo consumidor está mais interessado em consumir produtos veganos, ou seja, livres de qualquer ingrediente de origem animal.

O Grupo Boticário considera vegano todo cosmético não testado em animais — ou seja, cruelty-free — e sem ingredientes de origem animal. Desde a sua concepção, as formulações destes produtos são idealizadas com este conceito, e entregam a mesma performance dos produtos tradicionais.

Para fazer a nossa parte e atender à demanda de consumidores que buscam por essas soluções, em 2018, passamos a identificar os produtos veganos em O Boticário. E este portfólio vem crescendo: até o fim de 2019, 80% dos produtos de Nativa SPA e 38% das linhas de maquiagem da marca serão veganos.

A substituição de cada matéria-prima exige um processo complexo de pesquisa, tecnologia e muitos testes. Uma das substituições em andamento é a do carmim, um pigmento vermelho que dá cor e textura ao batom. Hoje ele é extraído da fêmea do inseto cochonilha (Dactylopius coccus) e, desde 2017, demos início à sua substituição gradual, com conclusão prevista para 2020. Portanto, vários esforços já vêm sendo realizados pelos times técnicos para alcançar a mesma tonalidade conferida por ele por meio de outros pigmentos e misturas.

A pesquisa e a inovação não param: a busca por soluções que viabilizem ampliar ainda mais as práticas ambientalmente responsáveis é contínua.

Iniciativas certificadas
internacionalmente

Nosso compromisso com o respeito aos animais é reconhecido por duas organizações internacionais independentes. Veja a seguir:

Selo Beauty Without Bunnies

O selo da PETA é uma conquista para o Grupo Boticário justamente porque é voltado a marcas que oferecem cosméticos e outros produtos de cuidado pessoal. Se você encontrar este selo, isso significa que não fazemos testes em animais.

Selo Leaping Bunny

Todos os produtos das nossas marcas são aprovados pela organização de proteção animal Cruelty Free International por meio do selo Leaping Bunny, um programa de referência internacional que certifica produtos cruelty free (livres de crueldade).

Para garantirmos o selo, nós definimos uma data de corte de testes em animais junto à organização e proativamente realizamos o monitoramento dos nossos fornecedores para assegurar que nossos produtos estão de acordo com os critérios Leaping Bunny. E nossos fornecedores, por sua vez, auditam seus respectivos parceiros de forma independente.

Fazendo beleza sem prejudicar os animais

Para proteger e garantir os direitos dos animais, usamos tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Desde 2000, utilizamos mais de 50 métodos alternativos desenvolvidos por nossos pesquisadores, garantindo a segurança e a eficácia dos produtos. Hoje, os nossos testes são feitos em quatro etapas principais. Acompanhe no vídeo!

É extremamente gratificante trabalhar em uma empresa que se preocupa com a causa dos animais. Mais gratificante ainda é ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiri ao longo de minha formação e experiência para contribuir com a causa.

Márcio Lorencini
Gerente de avaliação
de produtos


A tecnologia nos faz ir em frente, mas as pessoas nos levam mais longe. E o Márcio é um grande exemplo disso. No Grupo Boticário desde 2010, ele é o nosso embaixador das discussões sobre o respeito aos animais. Sua família é grande. Ele, a esposa e os filhos têm dois pets: o Darwin, um golden retriever de 5 anos, e o Louis, um buldogue francês de 4 anos.

Essa relação especial com os bichinhos começou em 2005, quando ele ingressou no mercado de cosmética. Para ele, “eliminar os testes com animais e buscar alternativas para isso é mais do que aderir a uma causa complexa: é um posicionamento corporativo consciente e coerente com as discussões que permeiam nossa sociedade”.

Sobre as expectativas para o futuro, Márcio acredita que a indústria cosmética eliminará os testes em animais muito em breve, afirmando que a própria regulamentação brasileira já vem se adaptando a esse tema. Já na questão dos produtos 100% veganos, segundo ele, estamos avançando cada vez mais para o desenvolvimento de ingredientes sintéticos e sustentáveis.
















Pet Lovers GB

Para reunir colaboradores que têm pets, o Grupo Boticário criou o grupo Pet Lovers GB no Workplace, nossa rede social interna. E para comemorar o Dia dos Animais, o colaborador que publicar, nesse grupo, uma foto com seu pet e a #nãotestoemanimais, poderá ser escolhido para um ensaio fotográfico com o seu pet, que será publicado no nosso Instagram.

Proteção que vai além dos nossos escritórios

O respeito aos animais é um compromisso dentro e fora do Grupo Boticário. Prova disso é que mantemos, desde 1990, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que transforma iniciativas pela conservação em grandes realizações.

São duas reservas que protegem mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado. O destaque vai para as 176 novas espécies de fauna e flora descobertas em mais de 1500 projetos voltados ao meio ambiente apoiados em todo o Brasil.

Se é para demonstrar amor pelos animais e por todas as formas de vida, nós estamos lá para fazer bonito.

TAGS: #diadosanimais #petlovers #vegan