Empreendedorismo
  • 15 de maio de 2019

A alegria de quem cresceu
com o Grupo Boticário em

Nascemos no sul, mas fomos acolhidos com muito amor e calor humano no nordeste, em 2014, quando o solo baiano recebeu nossas duas novas plantas operacionais. Enquanto São Gonçalo dos Campos recebia um centro de distribuição, Camaçari ganhava uma fábrica. Surgia ali um dos maiores parques industriais de cosméticos do Brasil.

Usando tecnologia, inovação e automação como ferramentas, as novas equipes levaram o nosso orgulho lá no alto, contribuindo para tornar o Grupo Boticário internacionalmente reconhecido no setor. De lá para cá, procuramos valorizar os grandes responsáveis por essa conquista: as pessoas que, em 5 anos, tiveram as suas vidas transformadas, e, ao mesmo tempo, transformaram a trajetória do Grupo Boticário.

São mais de 800 colaboradores e colaboradoras desde o começo — cerca de 70% deles moradores das regiões — que enxergaram na beleza de ser humano a oportunidade de realizar os seus mais diversos sonhos. Conheça algumas dessas trajetórias!

Orgulho das
suas origens

“O Grupo Boticário mudou praticamente tudo na minha vida. A mesma emoção que eu tive quando entrei aqui, quando estava no barro, eu tenho hoje.”

Uelliton Rosário, operador de pesagem, há 5 anos no Grupo Boticário

Uelliton sempre trabalhou com os pais na plantação de aipim. Mesmo sem nenhuma experiência, em 2014 passou a atuar como auxiliar de higienização na fábrica de Camaçari. Sua entrada no Grupo Boticário foi marcada pela presença nas divulgações de inauguração da unidade, lembrança que carrega até hoje. “Ganhei uma plaquinha que, para mim, é muito significativa. Ela fica na minha estante”, relata ele. Dedicado e apaixonado pelo seu importante papel no grupo, Uelliton fez tão bonito que foi promovido a operador de pesagem. Junto a essa conquista, vieram muitas outras: voltou a estudar, teve uma filha e adquiriu a sua casa própria.

Pioneira entre
as mulheres

“Do jeito que o Grupo Boticário é, não existe... Eles investem. Me sinto supervalorizada!”

Cátia de Jesus, técnica de fabricação, há 5 anos no Grupo Boticário

Cátia foi uma das primeiras mulheres a integrar o time de operadores quando a planta de Camaçari ainda estava em construção. Em 5 anos de Grupo Boticário, ela relata duas experiências que marcaram a sua trajetória: formar-se na faculdade de farmácia e participar de todos os processos de montagem da linha de produção. “Ver o primeiro exemplar do Floratta Rose foi emocionante”, conta ela, com brilho nos olhos. Após finalizar a sua graduação, em 2018, Cátia está planejando o casamento e já garantiu o terreno onde construirá o seu novo lar em 2020.

Do aprendizado à excelência

“Sinto que estou realizando todos esses sonhos justamente porque estou trabalhando aqui no Grupo Boticário.”

Natalia Araujo, auxiliar de produção, há 5 anos no Grupo Boticário

O Grupo Boticário é o primeiro emprego de Natalia, que começou como jovem aprendiz no centro de distribuição de São Gonçalo dos Campos, em 2014. Dois anos após ser efetivada, seu desempenho rendeu o Prêmio Excelência, o nosso reconhecimento anual aos melhores colaboradores do Grupo em todo o mundo. “Foi um sonho, momento mágico, um momento meu”, diz ela, emocionada. Natalia conta que a experiência de todos esses anos de Grupo Boticário faz parte de suas maiores conquistas, assim como as oportunidades de tirar a carteira de habilitação e de se graduar na faculdade de logística.

Para engajar as novas equipes, levamos sustentabilidade à Bahia. Começamos realizando duas ações fundamentais de capacitação e incentivo ao empreendedorismo nas cidades de Camaçari e São Gonçalo dos Campos. Confira!

Programa de Capacitação Profissional

Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e com o apoio das prefeituras de ambas as cidades, capacitamos quase 500 pessoas para atuarem como auxiliares de operação e de logística. Após a finalização do curso, mais de 100 delas foram contratadas.

Módulo Vocacional Tecnológico (MVT)

Também junto ao BNDES e ao Instituto Federal da Bahia, oferecemos cursos gratuitos para a comunidade. Desde 2016, o IFBA já capacitou mais de 700 mulheres, criando oportunidades de empreendedorismo em estética e beleza.

5 ANOS DE CRESCIMENTO

Nossas plantas receberam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das mais importantes na área de sustentabilidade no mundo. As unidades foram construídas com sistemas modernos de eficiência energética como por exemplo sensores de presença e setorização da iluminação. Tivemos também redução de consumo de água em relação a um empreendimento não certificado, com estação de tratamento para reutilização de água e também aproveitamento de água de chuva, entre vários outros pontos. Tudo para otimizar o uso dos recursos naturais e priorizar a qualidade de vida dos colaboradores e das comunidades locais. Também em parceria com o BNDES e com o Instituto Federal da Bahia, construímos um prédio com laboratórios para cursos gratuitos para a comunidade. Desde 2016, o IFBA já capacitou mais de 700 mulheres, criando oportunidades de empreendedorismo em estética e beleza.

732 milhões de investimento inicial
Mais de 800 colaboradores já contratados
Cerca de 70% moradores das regiões

Capacidade de 50% da demanda do Grupo Boticário

215 milhões de frascos de fragrância

24 milhões de potes de cremes

25 milhões de estojos

3,5 milhões de litros do Malbec, a fragrância mais vendida de O Boticário no Brasil


Expedição de mais de 15,4 milhões de caixas

Distribuição para 17 estados brasileiros e para outros países

Mais de 9,2 mil carretas carregadas com produtos

TAGS: #bahia #crescimento